sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Impressões do XXVI Concílio da Igreja



Os delegados ao Concílio, Massilo Engster e Lourdi Bender, o Pastor Sinodal Renato Kuntzer e o representante do Sínodo ao Conselho da Igreja, Édio E. Trentini participaram do XXVI Concílio da IECLB sob o tema “Missão de Deus – Nossa Paixão”. O Concílio ocorreu no dias 15 a 19 de outubro de 2008 em Estrela/RS. Os conciliares avaliaram e aprovaram os relatórios do Pastor-Presidente Walter Altmann, do Secretário-Geral Nestor Friedrich e do Presidente do Conselho, Milton Laske. Gerson Wendt, secretário de Finanças da IECLB, apresentou à plenária os resultados da campanha “Vai e Vem” que até aquele momento havia arrecadado o valor total de R$ 210.213,18. Apesar de estar abaixo do estimado, a campanha foi avaliada como positiva pela perspectiva solidária que fomenta nas comunidades e por isso ela terá continuidade pelos próximos dois anos e será avaliada no Concílio de 2010.

O ponto alto do Concílio foi a discussão e aprovação da matriz de planejamento do Plano de Ação Missionária da Igreja (Pami) para os próximos quatro anos. A fundamentação teológica no texto-base do plano enfatiza a Paixão de Deus pelo Mundo. Para que a comunidade corresponda a esse amor de Deus colocando-se em serviço missionário apaixonado pela causa de Deus o objetivo geral do Pami é ampliar e consolidar a ação missionária da IECLB. Para cumprir a tarefa missionária estimularam-se quatro objetivos específicos a serem assumidos por toda a IECLB, que são a evangelização, a comunhão, a diaconia e a liturgia a serem executadas a partir de ações estratégicas na área da formação, da sustentabilidade e da comunicação. Essa matriz não pretende definir antecipadamente o que as comunidades devam fazer, mas oferece um caminho comum em toda a Igreja. Assim cada instância poderá elaborar seu plano de ação a partir de objetivos comuns e a partir de seu contexto local. Como eixo transversal do Pami foi debatido e aprovado o Plano de Educação Cristã Contínua, um considerável avanço para a educação cristã no âmbito da IECLB.

Destacaram-se, o culto de abertura com um ofertório de símbolos representativos dos esforços missionários de cada Sínodo, as celebrações matinais com a Eucaristia, a celebração ecumênica na noite de 16 de outubro e a celebração final do Concílio com a troca dos símbolos que cada Sínodo havia trazido. O símbolo levado pelo Sínodo Noroeste Riograndense foi para o Sínodo Mato Grosso. Para o Sínodo trouxemos o símbolo do Sínodo Nordeste Gaúcho.

P. Sinodal Renato Kuntzer

Nenhum comentário: