É com a graça de Deus que gostaríamos de compartilhar com os membros leitores do Jornal “ O Planalto” uma experiência que trouxe grande partilha na participação da comunidade. Nós elaboramos um cartaz resgatando os valores dos confirmandos desde o ano de 2001 até 2008 com a foto de cada um e a presença nos cultos durante um ano. Depois deste tempo, nós calculamos a participação em porcentagem. Onde tivemos uma variedade de percentual na participação desde 73% até 0%. Isto marcou muito porque demonstrou tudo o que captaram durante os dois anos de preparação para a confirmação e com isto concluiu-se um trabalho bíblico, segundo Amós 8.11ss, onde lemos: “ sobre a terra fome e sede mandarei não de pão e nem de água, mas de ouvir a Palavra de Deus”. O objetivo deste trabalho foi a motivação para a participação na vida ativa da comunidade. Os atuantes foram homenageados na noite de natal.
No dia 21 de fevereiro de 2010 aconteceu o culto de instalação da Nova Diretoria da Comunidade de São josé do Centro. Foi um culto animado, pois a Igreja estava cheia. Tivemos a oportunidade de participar do batismo de Pedro Henrique Sprandel. Os pais e padrinhos estavam felizes de trazer o pequeno Pedro para fazer parte do grande Plando de Deus, Plano de Salvação para todos nós. O batismo é a entrada neste grande plano. A nova diretoria está nas mãos do Claudio. O Presidente anterior Ingomar Behm agradeceu a colaboração de todos neste período de dois anos e agradeceu a sua família por ajudá-lo nesta tarefa. A comunidade de São José do Centro é muito ativa e as pessoas são simples e muito acolhedoras. Felicidades a nova Diretoria.
Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do rio Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto. Ali ele foi tentado pelo Diabo durante quarenta dias. Nesse tempo todo ele não comeu nada e depois sentiu fome. Então o Diabo lhe disse:
- Se você é o Filho de Deus, mande que esta pedra vire pão.
Jesus respondeu:
- As Escrituras Sagradas afirmam que o ser humano não vive só de pão.
Aí o Diabo levou Jesus para o alto, mostrou-lhe num instante todos os reinos do mundo e disse:
- Eu lhe darei todo este poder e toda esta riqueza, pois tudo isto me foi dado, e posso dar a quem eu quiser. Isto tudo será seu se você se ajoelhar diante de mim e me adorar.
Jesus respondeu:
- As Escrituras Sagradas afirmam:
"Adore o Senhor, seu Deus,
e sirva somente a ele."
Depois o Diabo o levou a Jerusalém e o colocou na parte mais alta do Templo e disse:
- Se você é o Filho de Deus, jogue-se daqui, pois as Escrituras Sagradas afirmam:
"Deus mandará que os seus anjos
cuidem de você.
Eles vão segurá-lo com as suas mãos,
para que nem mesmo os seus pés
sejam feridos nas pedras."
Então Jesus respondeu:
- As Escrituras Sagradas afirmam: "Não ponha à prova o Senhor, seu Deus."
Quando o Diabo acabou de tentar Jesus de todas as maneiras, foi embora por algum tempo.
Comentário do Evangelho
Jesus foi conduzido ao deserto, e ali foi posto à prova.
Esta narrativa das provações (tentações) é uma antecipação simbólica dos embates que ocorrerão durante o ministério de Jesus. há aqui uma alusão ao Êxodo (cf. primeira leitura): a provação no deserto durante quarenta "anos" com a falta do pão. O Diabo (o que divide, caluniador, adversário) representa tudo que se opõe ao Reino
de Deus. A primeira provação do Diabo exprime o confronto de Jesus com uma religião mistificadora, de resultados imediatos.
Assim eram a purificação das impurezas e o perdão dos pecados que seriam obtidos no Templo, mediante as ofertas preceituadas. A resposta de Jesus é a negação da magia e a afirmação da força transformadora da Palavra de Deus (cf. segunda leitura).
A segunda provação é o confronto com um sistema religioso que, na realidade, respaldava uma elite de poder e riqueza. A resposta é: só a Deus se adorará. O Deus de Jesus é o Deus da misericórdia e da vida.
A terceira provação é a oferta do messianismo a Jesus. O messias, quando viesse, iria se dirigir ao povo do alto do Templo. A resposta é decisiva: "Não porás à prova o Senhor, teu Deus". Jesus tinha consciência de que sua missão não era a de um messias davídico glorioso, mas sim a de um "humano" (Filho do homem) participante de vida divina, a ser oferecida a todos. A Quaresma é o tempo da renúncia a uma religião de magia, de poder ou da elite.
É o tempo do amadurecimento da fé em Jesus que transforma os corações por sua palavra, humilde e universal.
Oração
Espírito de fortaleza, permanece sempre comigo, nas horas da tentação, para que, como Jesus, eu seja firme em superá-las.
A Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010 está sendo lançada, hoje, na Quarta-feira de Cinzas, 17 de fevereiro, pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic). Este ano, o tema da CF é "Economia e vida" e o lema "Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro" (Mt 6,24).
Eu gostaria de perguntar a vocês o que significa os 40 dias? Existe um significado além do significado do número 40. Que simbologia há por trás do 40? O que significa quarentena. A mulher está em quarentena. Após uma epidemia em algum lugar as pessoas ficam em quarentena. O que significa isto?
Nós estamos vivendo no tempo da quaresma ou paixão de Cristo. Esse tempo teve o seu início na quarta-feira de cinzas e encerra-se no Domingo de Ramos, início da Semana Santa. Portanto este período quaresmal dura 40 dias. Nele somos desafiados a darmos o verdadeiro valor a cruz. De um lado a marca mais profunda e visível do nosso pecado e, de outro a expressão maior do amor de Deus pela humanidade. Na palavra quaresma está presente o número 40. Na bíblia ele aparece muitas vezes. E, na maioria delas não quer significar o número matemático exato, mas expressar um determinado tempo. Tempo de preparação, aprendizagem, provação e arrependimento!
A Igreja Cristã nos primeiros séculos põe em prática o IDE de Jesus conforme Mt 28.18-20, isto é: um envio ao discipulado com a tarefa de anunciar o evangelho e converter as pessoas ao cristianismo. Os apóstolos e mais tarde outros líderes chegavam em lugares onde nunca se havia falado na Boa Nova! Então pessoas se convertiam ao cristianismo pela pregação dos missionários. Os novos convertidos eram admitidos pelo batismo, no Domingo da Páscoa, para significar novas pessoas. Mas para chegarem ao batismo, passavam por um período de instrução. Este tempo de preparação, aprendizagem, provação e arrependimento durava 40 dias. Por causa do significado simbólico do número 40.
Enfim, estamos no tempo da quaresma e precisamos nos preparar através da Palavra de Deus para servirmos concretamente e com mais amor ao nosso próximo. É tempo de enfrentarmos as provações na vida, na caminhada de fé com coragem e esperança. E finalmente, é tempo de vivermos mais intensa e concretamente o arrependimento diário, para que a comunhão, a solidariedade e a paz – frutos do amor – sejam presentes em todos os relacionamentos.
No dia 16 de fevereiro de 2010, eu fui levar Santa Ceia para o Otto Glück que tem 92 anos de idade. Otto reside na Comunidade de Linha São Paulo, mas é membro da Paróquia de Ernestina. O seu Erno Kesterke havia solicitado a ceia tendo em vista que o sogro é uma pessoa bastante idosa e doente. O que me impressionou por lá foi a violência do Rio Arroio Bonito, se bem que é divisa de colorado e há ali perto o Rio Colorado. O Arroio Bonito havia tomado os potreiros e estava bem além do seu leito normal.
O 26º Acampamento Repartir Juntos de Cascavel, teve na abertura muita emoção, alegria e louvor. Aproximadamente 250 jovens estão reunidos nesses dias de Carnaval para compartilhar o tema: "Juventude pelo que bate teu coração' a partir da Palavra de Deus, do convivio e da comunhão.
Em 2010 realiza-se pela terceira vez a Campanha da Fraternidade Ecumênica. O Conic, que congrega a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, a Igreja Católica, a Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, a Igreja Presbiteriana Unida do Brasil e a Igreja Sírian Ortodoxa de Antioquia – está na coordenação da campanha. O lançamento oficial acontece no dia 17 de fevereiro, quarta-feira próxima.
O presidente do Conic e 2º vice presidente da IECLB, pastor Carlos Möller, disse que “o tema – Economia e vida – e o lema – Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro, de Mateus 6.24 – foram escolhidos para responder a pergunta de como vivemos nossa fé em um contexto de miséria e fome, de falta de acesso à saúde, falta de moradias, de precariedade no trabalho e muita insegurança”.
Já o pastor presidente da IECLB e moderador do Conselho Mundial de Igrejas, Walter Altmann , confirmou: “É um momento muito bonito, quando estamos reunidos como família ecumênica nesta iniciativa que mobiliza recursos vindos de todos os cantos do país e os canaliza para projetos de ajuda humanitária e desenvolvimento. Quanto maior for nossa mobilização, maior será o número de pessoas que estaremos ajudando direta e indiretamente com nossos esforços.”
Atenção: No dia 17 de fevereiro, dia do lançamento nacional da Campanha da Fraternidade Ecumênica, o Portal Luteranos estará disponibilizando um vídeo com a fala do pastor presidente Walter Altmann – a ser utilizado para esclarecer e motivar a participação na CFE.
O DIA MUNDIAL DA ORAÇÃO é um movimento que reúne mulheres cristãs, de muitas tradições, em todo o mundo, para observar um dia comum de oração por ano. Em muitos países esse contato tem continuidade em reuniões de oração e trabalho.
É um movimento iniciado por mulheres e realizado em mais de 170 países e regiões.
É um movimento simbolizado por uma celebração anual – primeira sexta-feira de março – à qual todas e todos são bem-vindos e bem-vindas.
É um movimento que aproxima mulheres de várias raças, culturas e tradições, estreitando, relacionamento, compreensão e trabalho.
Através do DIA MUNDIAL DE ORAÇÃO, mulheres de todo o mundo:
afirmam sua fé em Jesus Cristo;
compartilham suas esperanças e temores, alegrias e tristezas, oportunidades e necessidades.
Através do DIA MUNDIAL DE ORAÇÃO, mulheres são encorajadas:
a se conscientizarem do que acontece no mundo e a não viverem isoladamente;
a se enriquecerem com experiências de fé vividas por cristãos de outros países;
a levarem as cargas de outras pessoas, orando com e por elas;
a reconhecerem seus dons e talentos e usá-los em benefício da comunidade.
Através do DIA MUNDIAL DE ORAÇÃO, as mulheres reconhecem que a Oração e a Ação são inseparáveis e que ambas tem incontestável influência no mundo, unindo todos em torno da Oração com Informação
Participe, a OASE convida para o Dia Mundial de Oração, 1ª Sexta-Feira de Março (05 de março de 2010).
Aos Sínodos, paróquias/comunidades, obreiros/as e instituições da IECLB
Irmãs e Irmãos em Cristo:
Sensibilizados e agradecidos pela resposta dos luteranos e luteranas à chamada solidária para a participação na Campanha de arrecadação em favor das vítimas do terremoto no Haiti, informamos que uma segunda remessa foi encaminhada hoje, dia 10 de fevereiro, no valor de 17 mil dólares. Lembro que uma primeira remessa já foi feita no dia 26 de janeiro, no valor de RS$ 12 mil dólares.
Os valores arrecadados foram novamente enviados para a Federação Luterana Mundial (FLM), responsável pela canalização dos recursos vindos da IECLB. Os funcionários e colaboradores do Departamento de Serviço Mundial da FLM (DSM) estão no Haiti trabalhando de forma incansável no auxílio às vítimas, muitos deles também tendo sofrido perdas. Ações ecumênicas de emergência estão sendo coordenadas globalmente pela agência Aliança ACT, da qual a Fundação Luterana de Diaconia (FLD), de Porto Alegre, é membro.
O resultado obtido até agora demonstra o compromisso que os membros da IECLB têm com os seus irmãos e irmãs que sofrem, mesmo distantes geograficamente. As respostas positivas têm acontecido de forma extraordinária também em relação a calamidades aqui no Brasil, como as inundações e deslizes de terra em Santa Catarina.
A campanha prossegue, sendo que o DSM prestará contas à IECLB dos valores encaminhados em tempo oportuno. A conta para doações é:
Igreja terremoto no Haiti
Banco do Brasil
Agência: 0010-8
Conta corrente: 40.000-9
Porto Alegre, 10 de fevereiro de 2010
Homero Severo Pinto Pastor 1º Presidente no Exercício da Presidência
Deu no “Fantástico”, há tempos atrás. A freqüência dos hábitos na criança ajuda a evitar a atenção pelas drogas no futuro. A reportagem mostrou uma fazenda administrada por um padre, direcionada para a recuperação de usuários de drogas e diversos tipos de dependência química, onde a tônica era o direcionamento para as atividades práticas, aliadas a uma rígida disciplina de horários.
A psicóloga entrevistada pelo programa enfatizou a necessidade de horários fixos para a criança. Ou seja, a nossa tradicional rotina doméstica. Hora habitual para almoço, jantar, tomar banho, dormir, fazer os temas da escola, brincar...Perfeito. Então vá lá em casa me ajudar com os anjinhos, dizer que lugar de comer é na mesa e não na frente da TV, de garfo e faca, etc. Mas dizer não uma vez só. Tem que ser duas, três, repetir tantas vezes quantas for necessário.
É gente, não é fácil. Hoje em dia tudo parece mais livre, ditadura caiu de moda, mas também não podemos soltar a corda toda. A disciplina é tabu e tudo em volta conspira contra nós. Parece mentira, mas todos nós queremos disciplina, conscientemente ou não. Queremos constância de atitudes e procedimentos, que se cumpra o combinado. Experimenta o patrão não nos pagar no dia esperado para ver o que acontece? Não confiamos em quem não cumpre o prometido.
Defendemos com unhas e dentes a regularidade, a pontualidade, mas para os outros. Incorporá-las como obrigação nossa já complica um pouco mais, não é? Afinal sempre tem alguma coisa que não dá certo, uma força maior e desculpa arranjamos para tudo.
Qualquer entidade, partido político, religião, rege-se por estatutos, por regras. Não se defende aqui que elas sejam imutáveis, que não possam ser re-elaboradas pelos seus integrantes. O que acreditamos é que nas nossas casas, também precisamos criar conceitos de certo e errado, limites. Sendo nós os primeiros a não violá-los, ensinamos através do exemplo. E nossas atitudes transmitem também mensagens subliminares. Na prática nossos filhos percebem dentro de que escala de valores transitar e que naquilo que foi combinado eles podem contar conosco.
Constância de atitudes vai impedir o acesso às drogas? E a curiosidade, como é que fica? A regularidade de hábitos presume convivência. Prestar atenção, olhar no olho, abraçar. Se os nossos filhos sabem que existe um núcleo familiar sólido, entendem que podem contar conosco. Se o contato é interior, profundo, queira Deus que percebamos o pedido de ajuda.
Vivemos em um mundo onde muitas velas estão apagadas, onde pessoas vivem na escuridão do desespero e onde também nós muitas vezes nos encontramos. Deus vem a nós neste culto e nos convida, em Jesus Cristo, a colocarmos em suas mãos todo o nosso cansaço. Ele mesmo nos permite que encostemos nosso corpo cansado em suas mãos e ali mesmo ele nos aliviará. Neste momento, somos convidados pelo próprio Deus a colocarmos nossos corações em suas mãos. O silêncio é a porta para podermos colocar aquilo que pesa dentro de nós para fora, para Deus.
1. estação das orações individuais: cada pessoa é convidada a dirigir-se a esse altar e depositar uma pedra lembrando as suas dificuldades, doenças e crises. Em seguida acende uma vela lembrando que Jesus Cristo, a luz do mundo, quer ser a luz em nosso caminho e caminhar conosco em meio às nossas dificuldades. Junto à ação simbólica, a pessoa faz uma oração, levando a Deus suas súplicas e gratidão.
2. Estação das orações pelo mundo: neste altar as pessoas intercedem pelo mundo com seus sofrimentos. Ao fazê-lo, acendem uma vela. Podem-se lembrar temas como a paz no mundo, a natureza, a educação. Lembramos das pessoas doentes em nossa comunidade, família, círculo de amigos, vizinhos, no mundo inteiro.
3. Estação das intercessões:
Mesa 1: Neste local, a pessoa formula, de forma escrita suas orações pessoais ou gerais. Cada pessoa dirige-se à mesa e, servindo-se de folhas de papel, escreve sua oração. Dobrando o papel, coloca-o no cesto sob a mesa. Este cesto será trazido ao altar principal. As orações não serão lidas; na oração final, serão apresentadas a Deus, que tudo sabe. E no final do culto, as orações serão incineradas defronte à igreja.
Mesa 2: neste local, a pessoa poderá anotar numa folha uma situação de dor, pela qual, acreditando no poder da oração, pede que alguém entre nós, inclua esta situação em suas orações diárias. Estes papéis serão dobrados e colocados dentro de um pedaço de pano, em forma de “trouxinha”. Este cesto com trouxinhas será trazido ao altar e para aquelas pessoas que, após receberem a bênção na ceia, tiverem vontade e disposição em ser uma bênção para a outra pessoa, orando diariamente por ela/ele no período de 1 mês, podem buscar, então, uma trouxinha e levá-la junto, no espírito de Paulo que nos diz “levai as cargas uns dos outros e assim cumprireis a lei de Cristo”.
No dia 5 de fevereiro de 2010, no templo de Victor Graeff foi ralizado o culto de Tomé. Havia um calor muito intenso. O culto de Tomé é um culto diferente com bastante participação das pessoas. Mas como disse um amigo, por mais que o culto dure 1 hora e 50 minutos, é um culto agradável que faz com que o tempo passe rápido. No culto a Igreja é semi iluminada, há muitas velas, há música ambiente e o toque existente é para oportunizar o silêncio. E no silêncio o ser humano se encontra com Deus e recarrega o seu coração de bondade e forças para vencer as dificuldades do dia a dia.