quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Qual é a origem da Quaresma?


Mateus 4.1-11  A tentação de Jesus

Eu gostaria de perguntar a vocês o que significa os 40 dias? Existe um significado além do significado do número 40. Que simbologia há por trás do 40? O que significa quarentena. A mulher está em quarentena. Após uma epidemia em algum lugar as pessoas ficam em quarentena. O que significa isto?

Nós estamos vivendo no tempo da quaresma ou paixão de Cristo. Esse tempo teve o seu início na quarta-feira de cinzas e encerra-se no Domingo de Ramos, início da Semana  Santa. Portanto este período quaresmal dura 40 dias. Nele somos desafiados a darmos o verdadeiro valor a cruz. De um lado a marca mais profunda e visível do nosso pecado e, de outro a expressão maior do amor de Deus pela humanidade. Na palavra quaresma está presente o número 40. Na bíblia ele aparece muitas vezes. E, na maioria delas não quer significar o número matemático exato, mas expressar um determinado tempo. Tempo de preparação, aprendizagem, provação e arrependimento!

A Igreja Cristã nos primeiros séculos põe em prática o IDE de Jesus conforme Mt 28.18-20, isto é: um envio ao discipulado com a tarefa de anunciar o evangelho e converter as pessoas ao cristianismo. Os apóstolos e mais tarde outros líderes chegavam em lugares onde nunca se havia falado na Boa Nova! Então pessoas se convertiam ao cristianismo pela pregação dos missionários. Os novos convertidos eram admitidos pelo batismo, no Domingo da Páscoa, para significar novas pessoas. Mas para chegarem ao batismo, passavam por um período de instrução. Este tempo de preparação, aprendizagem, provação e arrependimento durava 40 dias. Por causa do significado simbólico do número 40.

Enfim, estamos no tempo da quaresma e precisamos nos preparar através da Palavra de Deus para servirmos concretamente e com mais amor ao nosso próximo. É tempo de enfrentarmos as provações na vida, na caminhada de fé com coragem e esperança. E finalmente, é tempo de vivermos mais intensa e concretamente o arrependimento diário, para que a comunhão, a solidariedade e a paz – frutos do amor – sejam presentes em todos os relacionamentos.

P. Cláudio de Marchi

Nenhum comentário: