domingo, 7 de fevereiro de 2010

As Estantes de Orações


Vivemos em um mundo onde muitas velas estão apagadas, onde pessoas vivem na escuridão do desespero e onde também nós muitas vezes nos encontramos. Deus vem a nós neste culto e nos convida, em Jesus Cristo, a colocarmos em suas mãos todo o nosso cansaço. Ele mesmo nos permite que encostemos nosso corpo cansado em suas mãos e ali mesmo ele nos aliviará. Neste momento, somos convidados pelo próprio Deus a colocarmos nossos corações em suas mãos. O silêncio é a porta para podermos colocar aquilo que pesa dentro de nós para fora, para Deus.

1. estação das orações individuais: cada pessoa é convidada a dirigir-se a esse altar e depositar uma pedra lembrando as suas dificuldades, doenças e crises. Em seguida acende uma vela lembrando que Jesus Cristo, a luz do mundo, quer ser a luz em nosso caminho e caminhar conosco em meio às nossas dificuldades. Junto à ação simbólica, a pessoa faz uma oração, levando a Deus suas súplicas e gratidão.



2. Estação das orações pelo mundo: neste altar as pessoas intercedem pelo mundo com seus sofrimentos. Ao fazê-lo, acendem uma vela. Podem-se lembrar temas como a paz no mundo, a natureza, a educação. Lembramos das pessoas doentes em nossa comunidade, família, círculo de amigos, vizinhos, no mundo inteiro.



3. Estação das intercessões:



Mesa 1: Neste local, a pessoa formula, de forma escrita suas orações pessoais ou gerais. Cada pessoa dirige-se à mesa e, servindo-se de folhas de papel, escreve sua oração. Dobrando o papel, coloca-o no cesto sob a mesa. Este cesto será trazido ao altar principal. As orações não serão lidas; na oração final, serão apresentadas a Deus, que tudo sabe. E no final do culto, as orações serão incineradas defronte à igreja.


Mesa 2: neste local, a pessoa poderá anotar numa folha uma situação de dor, pela qual, acreditando no poder da oração, pede que alguém entre nós, inclua esta situação em suas orações diárias. Estes papéis serão dobrados e colocados dentro de um pedaço de pano, em forma de “trouxinha”. Este cesto com trouxinhas será trazido ao altar e para aquelas pessoas que, após receberem a bênção na ceia, tiverem vontade e disposição em ser uma bênção para a outra pessoa, orando diariamente por ela/ele no período de 1 mês, podem buscar, então, uma trouxinha e levá-la junto, no espírito de Paulo que nos diz “levai as cargas uns dos outros e assim cumprireis a lei de Cristo”.


Nenhum comentário: