A IECLB tem ponto de pregação em Carovi que é mantido pela Paróquia de Santo Ângelo. A cada 3 meses é realizado um culto nas casas. A distância de Santo Ângelo a Carovi é de 120 kl. Hoje, (13/09/2008) eu estive lá oficiando um culto. As 12 famílias estavam presente na casa de Arnaldo Seifert. O culto é um momento especial na vida daquelas pessoas, também é uma oportunidade para elas se encontrarem como irmão na fé. Geralmente, acontece almoço após o culto e as pessoas que vão ao culto são convidadas para participarem do almoço.
O objetivo do blog é divulgar o trabalho pastoral realizado na Paróquia Evangélica de Confissão Luterana Alto Jacuí.
sábado, 13 de setembro de 2008
quinta-feira, 11 de setembro de 2008
Chuva e Visitas em a Membros da Comunidade de São Miguel
O dia foi bom para visitar os nossos membros na Comunidade de São Miguel. O fato de estar chovendo fez com que encontrássemos a maioria em casa. O tesoureiro Artur Lübeck me acompanhou nas visitas. Ele é bastante corajoso para enfrentar o barro e as estradas patroladas com o pastor. Eu brinco com ele dizendo que: Eu não dirijo bem, mas Deus me dirige e assim enfrentamos barros, rodopiamos na estrada e tudo fica bem. Pois se Deus está conosco quem será contra nós. Bom, isto é uma grande verdade. Trabalhamos a serviço da missão de Deus. Nós fizemos a nossa parte e Deus faz a parte dele. Um super abraço a família Lübeck que tem sido com as demais famílias excelentes colaboradoras na missão de Deus e na construção da sua Igreja em São Miguel.
OASE de São Miguel prepara Culto da Semana Nacional da OASE
As Senhoras Evangélicas da Comunidade de São Miguel das Missões preparam hoje à tarde (11/09/2008) o Culto da Semana Nacionl da OASE. Este culto é realizado na semana da OASE que vai do dia 21 a 27 de setembro. Elas estavam animadas e dividiram entre si a proposta de culto que o pastor levou. Elas irão dirigir o mesmo, sendo que a data foi antecipada para dia 14, domingo que vem, às 10:30. OASE convida a todos para participarem deste momento de fé, de união e de amor a Nosso Senhor.
quarta-feira, 10 de setembro de 2008
OASE Na Konrad
As senhoras da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana No Brasil de Esquina Konrad se reuniram hoje (10/9/2008), às 14h para refletirem sobre as suas vidas a luz da Palavra de Deus. Foi um encontro agradável e envolvente, regado com muitas participações nos diálogos e um bom chimarrão. A grande preocupação das senhoras são as reações alérgicas que muitas pessoas da comunidade estão enfrentando. Isto no passado não era uma grande preocupação, mas, hoje por incrível que pareça muitas pessoas estão sofrendo. Este sofrimento traz trocas de experiências. E estas experiências são muito ricas. Aqui, está sendo usado o coqueiro vermelho. A casca do coqueiro vermelho dizem que é bom para alergia. Algumas pessoas afirmam que foram curadas pelo chá da casca do coqueiro vermelho.
terça-feira, 9 de setembro de 2008
Catarina auxiliava Lutero em algumas decisões
O relacionamento do casal não se esgota no âmbito privado.
Catarina participa de maneira intensa da Reforma. Ela insiste
para que Lutero responda ao desafio de Erasmo de Roterdã, o
que Lutero faz de forma categórica com a obra De Livre
arbítrio. Ela lê a Escritura Sagrada e o catecismo. Participa de
discussões teológicas no grupo de comensais de Lutero. Lutero
a informa, em 1529, sobre negociações ocorridas no diálogo
religioso de Marburgo. Disso podemos concluir que os
cônjuges costumavam conversar sobre questões teológicas.
Uma carta sobre a ocupação de uma paróquia faz presumir
que Lutero também consultasse Catarina quanto a algumas
questões pessoais. Pelo visto, ele considerava sua esposa
uma interlocutora compreensiva também em questões relativas
à Reforma.
Catarina participa de maneira intensa da Reforma. Ela insiste
para que Lutero responda ao desafio de Erasmo de Roterdã, o
que Lutero faz de forma categórica com a obra De Livre
arbítrio. Ela lê a Escritura Sagrada e o catecismo. Participa de
discussões teológicas no grupo de comensais de Lutero. Lutero
a informa, em 1529, sobre negociações ocorridas no diálogo
religioso de Marburgo. Disso podemos concluir que os
cônjuges costumavam conversar sobre questões teológicas.
Uma carta sobre a ocupação de uma paróquia faz presumir
que Lutero também consultasse Catarina quanto a algumas
questões pessoais. Pelo visto, ele considerava sua esposa
uma interlocutora compreensiva também em questões relativas
à Reforma.
Fonte: Helmar Junghans
segunda-feira, 8 de setembro de 2008
Pregação de domingo Mt 18.21-35
Ao compreender de forma abrangente "o que é perdoar", e ao aprender a realizar corretamente o "tratamento do coração ferido" usando "a pomada do perdão", a pessoa encontra a melhor, a mais profunda e a mais rápida terapia para a cura de toda e qualquer ferida emocional, ou seja, para a cura de todo sofrimento causado pelas ofensas sofridas.
Foi o divino psicólogo, Jesus Cristo, quem ensinou essa terapia. Foi Ele quem indicou essa "pomada". Foi Ele quem prescreveu como fazer os curativos. Aliás, Ele foi e é muito exigente com Seus discípulos de todos os tempos, inclusive conosco, quanto ao uso da "pomada" do perdão, quanto à obrigatoriedade de perdoar a todos, de tudo, e sempre. Mas, Ele faz essa exigência por amor, pois conhece todos os benefícios do perdão, principalmente para quem perdoa.
Certo dia, São Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: "Senhor, quantas vezes devo perdoar a meu irmão, quando ele pecar contra mim? Até sete vezes? Respondeu Jesus: Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete" (Mt 18, 21-22). Nesta afirmação de Jesus: "perdoar 70 X 7" está todo o segredo do sucesso dessa forma de tratamento do "coração emocional" ferido.
As feridas do coração
Não me refiro ao coração físico que se encontra em nosso peito, mas ao coração psíquico, situado em nosso cérebro. É ali que ficam gravados todos os sofrimentos causados por ofensas, injúrias, traições, maus tratos, calúnias, injustiças, ingratidões, e todo outro tipo de desamor sofrido. É ali, também, que ficam gravadas as boas lembranças de todas as provas de amor recebidas.
O desamor sofrido fere... abre feridas... faz sofrer. Diz uma esposa: "Meu marido feriu-me profundamente ao me trair!" Esse marido feriu... abriu uma dolorosa ferida no coração da esposa. Nem é preciso afirmar o quanto as feridas do coração são dolorosas. Todos o sabemos. Até porque dificilmente alguém já não tenha passado pela experiência de ser ferido em seu coração e ter experimentado esse tipo de dor.
Há maridos feridos pelas esposas, e essas por eles. Há filhos feridos pelo pai ou pela mãe, e há muitos pais muito feridos pelo mau comportamento dos filhos. Há irmãos que se odeiam, porque feriram-se profundamente. Há muitos parentes que se rejeitam por causa dos desamores praticados. Enfim, a realidade dolorosa dos corações feridos e sofridos é generalizada.
Além de serem muito dolorosas, as feridas do coração abertas pelo desamor sofrido causam muitos outros problemas, sofrimentos e doenças. São muito prejudiciais à saúde física, ao equilíbrio, ao bem-estar e à felicidade psicológica e emocional, bem como ao crescimento espiritual e à boa convivência familiar e comunitária. É por tudo isso que a sabedoria de viver pede que se cure, o mais rápida e profundamente possível, todas as feridas do coração. Não curá-las é um grande "atraso de vida", é querer continuar a sofrer, é querer buscar mais outros sofrimentos, causados pela presença das emoções feridas.
Como fazer os curativos
Conhecida a realidade da existência das feridas do coração, bem como dos sofrimentos e prejuízos causados por elas, o que importa é aprender a fazer os curativos, a fim de curar todas as feridas, desde as menores até as maiores, desde as mais antigas até as mais recentes. Vou oferecer-lhe a "bula"...
1. Procure um lugar silencioso e privativo, onde você possa estar a sós e não ser facilmente interrompido. Assente-se confortavelmente. Entre em clima de "presença de Deus". Ore por um momento.
2. Traga pela imaginação uma pessoa que ofendeu você, e a quem precisa perdoar para curar-se. Imagine-a sentada à sua frente. Se quiser, coloque uma foto dela diante de você. Ou escreva o nome ou o apelido dela em letras grandes e coloque-o à sua frente.
3. Fale com essa pessoa, chamando-a pelo nome, e perdoe-a fato por fato, ofensa por ofensa. Se puder, fale em voz audível, isto é, que você possa ouvir a própria voz, perdoando-a. Não deixe de "passar pomada" em cada ferida. Estou querendo convencer você de que é preciso tomar cada ofensa recebida e perdoá-la. Uma por uma. Assim como se você tivesse sofrido um pequeno acidente que lhe tivesse aberto uma dezena de feridas espalhadas por pernas e braços. Você faria curativo em cada uma. Assim você deve proceder com as feridas do coração. Perdoar uma por uma.
4. Dado o perdão, fale com a pessoa presente em sua imaginação e diga-lhe que você quer fazer as pazes, que você lhe deseja todo bem. Lembre as qualidades, as virtudes, as boas obras, o lado bom dessa pessoa, e elogie-a por isso. Ore por ela, como Jesus ensinou.
Um cuidado importante. Preste atenção às suas emoções quando iniciar o processo do perdão. Pode ocorrer que seu coração, em vez de estar perdoando, "fique jogando as verdades na cara da pessoa"... Em vez de perdoar, acusa, denuncia, e até se vinga. Neste caso, as feridas ficam ainda mais abertas, dolorosas e prejudiciais. Recentemente acompanhei um caso em que a pessoa perdoava, perdoava, mas em vez de ficar curada, piorava. O seu orgulho oculto, em vez de perdoar, acusava, denunciava, se vingava. Se o seu coração regatear e não quiser perdoar, use a força de sua vontade e realize o perdão. Neste caso, a decisão da vontade deve ser soberana. Dê o perdão, mesmo não "sentindo" um efeito imediato. Lembre-se que quando você faz um primeiro curativo numa ferida no braço, não sente de imediato o efeito do mesmo. O mesmo vale para as feridas do coração.
70 x 7, quanto é?
Declarei, no início, que na afirmação de Jesus que é preciso "perdoar 70x7" está todo o segredo do sucesso dessa forma de tratamento do "coração emocional ferido". Porém, é preciso compreender o que significa perdoar 70 X 7. Muito mais do que "perdoar sempre", ou "perdoar todas as vezes" que formos ofendidos, o 70 X 7 indica a necessidade de repetir... repetir o perdão, isto é, repetir mais vezes o curativo. A resposta que você der à pergunta que lhe faço é a explicação correta do 70 x 7. Se você tiver sofrido um acidente e tiver aberto diversas feridas, quantos curativos irá fazer?... Isso mesmo! Até que cada uma das feridas fique curada! As pequenas ficam curadas com seis ou dez curativos. As maiores precisarão de quinze, vinte curativos. Você tem sabedoria, pois só pára de fazer curativos quando todas as feridas estiverem curadas. Eis o que significa 70 X 7. Perdoar uma, duas, cinco, dez, vinte vezes, até que o seu coração fique curado, até que as emoções dolorosas tenham desaparecido, até que as mágoas, as raivas, os ressentimentos tenham deixado lugar para a paz, a tranqüilidade e o bem-estar interior. O beneficiado é você!
Foi o divino psicólogo, Jesus Cristo, quem ensinou essa terapia. Foi Ele quem indicou essa "pomada". Foi Ele quem prescreveu como fazer os curativos. Aliás, Ele foi e é muito exigente com Seus discípulos de todos os tempos, inclusive conosco, quanto ao uso da "pomada" do perdão, quanto à obrigatoriedade de perdoar a todos, de tudo, e sempre. Mas, Ele faz essa exigência por amor, pois conhece todos os benefícios do perdão, principalmente para quem perdoa.
Certo dia, São Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: "Senhor, quantas vezes devo perdoar a meu irmão, quando ele pecar contra mim? Até sete vezes? Respondeu Jesus: Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete" (Mt 18, 21-22). Nesta afirmação de Jesus: "perdoar 70 X 7" está todo o segredo do sucesso dessa forma de tratamento do "coração emocional" ferido.
As feridas do coração
Não me refiro ao coração físico que se encontra em nosso peito, mas ao coração psíquico, situado em nosso cérebro. É ali que ficam gravados todos os sofrimentos causados por ofensas, injúrias, traições, maus tratos, calúnias, injustiças, ingratidões, e todo outro tipo de desamor sofrido. É ali, também, que ficam gravadas as boas lembranças de todas as provas de amor recebidas.
O desamor sofrido fere... abre feridas... faz sofrer. Diz uma esposa: "Meu marido feriu-me profundamente ao me trair!" Esse marido feriu... abriu uma dolorosa ferida no coração da esposa. Nem é preciso afirmar o quanto as feridas do coração são dolorosas. Todos o sabemos. Até porque dificilmente alguém já não tenha passado pela experiência de ser ferido em seu coração e ter experimentado esse tipo de dor.
Há maridos feridos pelas esposas, e essas por eles. Há filhos feridos pelo pai ou pela mãe, e há muitos pais muito feridos pelo mau comportamento dos filhos. Há irmãos que se odeiam, porque feriram-se profundamente. Há muitos parentes que se rejeitam por causa dos desamores praticados. Enfim, a realidade dolorosa dos corações feridos e sofridos é generalizada.
Além de serem muito dolorosas, as feridas do coração abertas pelo desamor sofrido causam muitos outros problemas, sofrimentos e doenças. São muito prejudiciais à saúde física, ao equilíbrio, ao bem-estar e à felicidade psicológica e emocional, bem como ao crescimento espiritual e à boa convivência familiar e comunitária. É por tudo isso que a sabedoria de viver pede que se cure, o mais rápida e profundamente possível, todas as feridas do coração. Não curá-las é um grande "atraso de vida", é querer continuar a sofrer, é querer buscar mais outros sofrimentos, causados pela presença das emoções feridas.
Como fazer os curativos
Conhecida a realidade da existência das feridas do coração, bem como dos sofrimentos e prejuízos causados por elas, o que importa é aprender a fazer os curativos, a fim de curar todas as feridas, desde as menores até as maiores, desde as mais antigas até as mais recentes. Vou oferecer-lhe a "bula"...
1. Procure um lugar silencioso e privativo, onde você possa estar a sós e não ser facilmente interrompido. Assente-se confortavelmente. Entre em clima de "presença de Deus". Ore por um momento.
2. Traga pela imaginação uma pessoa que ofendeu você, e a quem precisa perdoar para curar-se. Imagine-a sentada à sua frente. Se quiser, coloque uma foto dela diante de você. Ou escreva o nome ou o apelido dela em letras grandes e coloque-o à sua frente.
3. Fale com essa pessoa, chamando-a pelo nome, e perdoe-a fato por fato, ofensa por ofensa. Se puder, fale em voz audível, isto é, que você possa ouvir a própria voz, perdoando-a. Não deixe de "passar pomada" em cada ferida. Estou querendo convencer você de que é preciso tomar cada ofensa recebida e perdoá-la. Uma por uma. Assim como se você tivesse sofrido um pequeno acidente que lhe tivesse aberto uma dezena de feridas espalhadas por pernas e braços. Você faria curativo em cada uma. Assim você deve proceder com as feridas do coração. Perdoar uma por uma.
4. Dado o perdão, fale com a pessoa presente em sua imaginação e diga-lhe que você quer fazer as pazes, que você lhe deseja todo bem. Lembre as qualidades, as virtudes, as boas obras, o lado bom dessa pessoa, e elogie-a por isso. Ore por ela, como Jesus ensinou.
Um cuidado importante. Preste atenção às suas emoções quando iniciar o processo do perdão. Pode ocorrer que seu coração, em vez de estar perdoando, "fique jogando as verdades na cara da pessoa"... Em vez de perdoar, acusa, denuncia, e até se vinga. Neste caso, as feridas ficam ainda mais abertas, dolorosas e prejudiciais. Recentemente acompanhei um caso em que a pessoa perdoava, perdoava, mas em vez de ficar curada, piorava. O seu orgulho oculto, em vez de perdoar, acusava, denunciava, se vingava. Se o seu coração regatear e não quiser perdoar, use a força de sua vontade e realize o perdão. Neste caso, a decisão da vontade deve ser soberana. Dê o perdão, mesmo não "sentindo" um efeito imediato. Lembre-se que quando você faz um primeiro curativo numa ferida no braço, não sente de imediato o efeito do mesmo. O mesmo vale para as feridas do coração.
70 x 7, quanto é?
Declarei, no início, que na afirmação de Jesus que é preciso "perdoar 70x7" está todo o segredo do sucesso dessa forma de tratamento do "coração emocional ferido". Porém, é preciso compreender o que significa perdoar 70 X 7. Muito mais do que "perdoar sempre", ou "perdoar todas as vezes" que formos ofendidos, o 70 X 7 indica a necessidade de repetir... repetir o perdão, isto é, repetir mais vezes o curativo. A resposta que você der à pergunta que lhe faço é a explicação correta do 70 x 7. Se você tiver sofrido um acidente e tiver aberto diversas feridas, quantos curativos irá fazer?... Isso mesmo! Até que cada uma das feridas fique curada! As pequenas ficam curadas com seis ou dez curativos. As maiores precisarão de quinze, vinte curativos. Você tem sabedoria, pois só pára de fazer curativos quando todas as feridas estiverem curadas. Eis o que significa 70 X 7. Perdoar uma, duas, cinco, dez, vinte vezes, até que o seu coração fique curado, até que as emoções dolorosas tenham desaparecido, até que as mágoas, as raivas, os ressentimentos tenham deixado lugar para a paz, a tranqüilidade e o bem-estar interior. O beneficiado é você!
Igreja à Venda
Eu tenho uma amiga em Göttingen na alemanha. Ela está fazendo intercâmbio, seu nome É Denise Koch, natural de Entre Ijuis. Ela está se preparando para ser pastora. Ela chegou recentemente a Göttingen e está passando algumas informações muito interessantes sobre a nossa Igreja no Primeiro mundo que eu gostaria de compartilhar com vocês, leitores do blog. Algo que me chamou a atenção é a história de que algumas Igrejas estão sendo vendidas na a Alemanha. Segue o texto que ela me enviou com a devida autorização para postar no blog.
ok!!podes divulgar no blog...ahhh, o senhor perguntou se eu sabia de alguma igreja que havia sido vendida ou fechada, há uma aqui que a prefeitura transformou em biblioteca. uma igreja muito bonita, mas... fazer o que. aqui é o estado quem manda nas igrejas, né!por ex., dá só uma olhada neste endereco: o anuncio de uma igreja que está sendo vendida numa cidade da alemanha.
http://www.dw-world.de/dw/article/0,2144,915275,00.html
domingo, 7 de setembro de 2008
Frio no Sul
Prezados amigos!
Este final de semana foi de frio intenso no RS, tivemos a oportunidade de ter neve depois de vários anos que não nevava mais. O que não é típico é o período de término do inverno. Cidades como Pinheiro Machado e Pelotas tiveram bastante gelo caindo do céu. Aqui em Santo Ângelo tivemos a mínima de 5º graus no meu termômetro, porém a sensação térmica era de zero grau. Este frio afastou as pessoas da Igreja, pois cabaram ficando em casa e alimentando a espiritualidade através da oração. Mas, sempre existem alguns corajosos que não deixam a missão fracassar, permanecem firmes diante das intemperies. Esperamos ma semana mais quentinha. Um abraço e boa semana.
segunda-feira, 1 de setembro de 2008
Domingo, dia 31 de agosto de 2008 foi um dia especial para a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Entre Ijuis. durante a semana, os festeiros não pouparam esforços para organizar o evento se preocupando com todos os detalhes. A comunidade é composta de 47 famílias, tem 10 anos, mas mostra muito vigor no sentido de reunir o povo de Deus em torno da missão de Jesus. O culto contou com a presença do pastor sinodal do sínodo Noroeste Riograndense Renato Küntzer e sua esposa Ivete. Além disto, tivemos a presença de muitas pessoas da Comunidade Evangélica de Santo Ângelo e da Comunidade Evangélica de Esquina Konrad. Um grupo de amigos com gaitas de boca, teclados e um grupo de canto animou os hinos no culto. A festa transcorreu bem, tudo na santa paz e as pessoas poderam conversar se aproximar na fé. Parabéns a Comunidade de Entre Ijuis, Parabéns a diretoria que tem sido um elemento congregador.
sábado, 30 de agosto de 2008
Domingo dia 31 de agosto de 2008 Festa em Entre Ijuis
A Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Entre Ijuis estará em festa amanhã. As 10h tem inicio o culto festivo com a presença do pastor Sinodal Renato Küntzer. Ele estará realizando a pregação e parte do culto juntamente com o P. Claudio. Ao meio dia almoço. Todos estão convidados para participarem. A tarde diversos passatempos.
Conselho Sinodal se Reune Em Tuparendi
Os representantes das paróquias e dos setores de trabalho do Sínodo Noroeste estiveram reunidos em Tuparendi, neste sábado, dia 30 de agosto de 2008. A reunião teve a pauta normal de sempre e também tratamos do assunto assembléia sinodal. O pastor local Vilson Tielke trouxe na reflexão a preocupação com a contribuição. Logo após, o pastor sinodal informou-nos sobre as vagas no sínodo. Temos 3 vagas na Paróquia de Horizontina. O pasto Edu Krenzel foi eleito para trabalhar na nova Paróquia de Cruzeiro em Santa Rosa. A Paróquia de Porto Lucena também estará abrindo vaga para o pastorado. A equipe de contabilidade fez a prestação de contas do sinodo e vários comentários foram feitos sobre a campanha solidária. Uma sugestão dada é a padronização da contabilidade nas comunidades através de um caderno comum. Mas, foi uma sugestão que ficou no comentário. No setor de comunicação, P. Claudio comentou sobre a eleição do novo coordenador de comunicação que se dará na Assembléia Sinodal no dia 27 de setembro de 2008. O candidato é o P. Vilson Henning de Buriti. O jornal "O Sínodo" está com a próxima edição planejada que estará circulando logo após a Assembléia Sinodal. A OGA agradece a ação confirmandos de 2007 e incentiva os confirmandos de 2008 para continuarem com a bela ação de contribuir na missão da Igreja. O P. Sandro pelo COMIN falou sobre o livro escrito na língua kaikang. Este livro é para os índios resgatarem o conhecimento popular passado pelos antigos. O livro não vai ser comercializado para combater a biopirataria. Ainda falamos sobre outros assuntos não menos importante, mas que não cabe aqui comentar.
Aniversário de Evani Dorneles
quinta-feira, 21 de agosto de 2008
Lutero na Escola
As escolas não eram suaves, mas brutais. Seu objetivo era incutir um conhecimento falado da língua latina. Os meninos não lamentavam isto, pois o latim era útil: era a linguagem da igreja, da lei, da diplomacia, das relações internacionais, dos eruditos, das viagens. Os ensinamentos se levavam a cabo mediante exercícios pontuados com a vara. Um aluno, chamado lupus, o lobo, era designado para espiar os outros e informar cada vez que se falava alemão. O aluno mais atrasado recebia uma máscara de burro, devendo usá-la até que outro fosse pego na mesma falta. Deste modo se podia receber 15 açoites em um só dia. A formação escolar de Lutero no ensino médio e fundamental foi realizada em três etapas: Mansfeld (de 1488 a 1497); Magdeburgo (da primavera de 1497 à primavera de 1498); e, Eisenach (de 1498 a 1501). Bem criança Lutero foi levado à escola em Mansfeld, onde lhe ensinaram o Catecismo, o Decálogo, o Credo, a Oração Dominical, cânticos e orações, a gramática latina de Donato, do século IV, que foi mestre de São Jerônimo. Falaram-lhe de um Deus tão severo que, quando ele ouvia o nome de Jesus, tremia de medo.
Fonte: BAINTON, Roland Herbert. Lutero, pág. 22.
quarta-feira, 20 de agosto de 2008
A Mãe de Lutero
Estamos nos aproximando da reforma e estou retomando os escritos de Lutero para me aprofundar e algumas descobertas estarei compartilhando com vocês. Hoje eu focalizei a mãe de Lutero na semana que vem focalizarei o pai de Lutero. O que se pode dizer da mãe de Lutero? Será que existia uma relação bonita entre mãe e filho? Não há muitas informações a respeito de sua mãe. Melancton a qualifica de uma “honesta matrona”. Devia ser uma mulher sofrida, pois ela mesma costumava até recolher a lenha para o fogo da cozinha. O pintor Lucas Cranach a retratou quando já era anciã, com os frios lábios cerrados. Pelo retrato, nota-se que Martinho Lutero herdou muitos traços de sua mãe. Sabe-se que era uma mulher muito supersticiosa. Margarida também era uma mulher que se deixava levar pela irritação. O filho foi castigado duramente, a ponto de sangrar, isto demonstra sua frieza em tratar com seus filhos. Se Martinho Lutero comentou a respeito deste castigo, por ter ele roubado uma noz(LUTERO, Martinho. Conversas à Mesa 3566,III páginas 415 e 416), é porque isto ficou gravado em sua memória e, naquele momento, com os seus convidados, ele lembrou. Apesar de falar com ternura de seus pais, este episódio deve ter trazido marcas profundas a sua personalidade. Segundo o que escreve Garcia-Villoslada, um moderno psicanalista chamado Erik H. Erikson, em seu livro intitulado “The Young Luther”, observa o
desprovido conceito que o reformador teve sempre da mulher e sua falta de idealidade – principalmente quando ele tratava do matrimônio – e pergunta “Será por que este homem não teve uma mãe?”(GARCIA-VILLOSLADA, Ricardo. Martin Lutero, Volume I. Pág. 45, 46).
Margarete aparece completamente relegada a segundo plano, atrás de seu imponente marido, que manteve seu filho submetido a sua vara de tal maneira que a Reforma poderia se
explicar como protesto contra os pais desumanos, bem se chamem Hans, Papa ou Deus. Parece totalmente impensável que também a mãe pudesse haver exercido alguma influência sobre o jovem. Este seria o motivo porque a figura de Margarete Luder aparece tão empalidecida e pouco marcada: uma mulher sensível, carente de instrução e supersticiosa. (OBERMAN, Heiko A. LUTERO, Un hombre entre Dios y el Diablo. Página 107). Em uma campanha difamatória de seu nome e de sua mãe, promovida em 1533 por Johannes Cochläus, Lutero responde: Quando o diabo não pode arremeter contra a doutrina, ataca a pessoa, mente, difama, blasfema e enlouquece de fúria contra ela. Assim fez comigo o Belzebu dos papistas; ao não poder se opor ao meu evangelho, escreveu que eu estava possuído pelo demônio e que era um endemoninhado e minha amada mãe uma puta e uma empregada de casa de banhos. E de pronto,
se não tivesse escrito isto, meu evangelho estaria perdido e os papistas haviam ganho. (LUTERO, Martinho. WA 53. 511, 28-34; 1543.). Assim que der estarei divulgando mais alguns detalhes da vida e obra deste grande homem. Creio que dá pra ter uma certa visão da mãe de Lutero a partir destas compreensões aqui escritas.
desprovido conceito que o reformador teve sempre da mulher e sua falta de idealidade – principalmente quando ele tratava do matrimônio – e pergunta “Será por que este homem não teve uma mãe?”(GARCIA-VILLOSLADA, Ricardo. Martin Lutero, Volume I. Pág. 45, 46).
Margarete aparece completamente relegada a segundo plano, atrás de seu imponente marido, que manteve seu filho submetido a sua vara de tal maneira que a Reforma poderia se
explicar como protesto contra os pais desumanos, bem se chamem Hans, Papa ou Deus. Parece totalmente impensável que também a mãe pudesse haver exercido alguma influência sobre o jovem. Este seria o motivo porque a figura de Margarete Luder aparece tão empalidecida e pouco marcada: uma mulher sensível, carente de instrução e supersticiosa. (OBERMAN, Heiko A. LUTERO, Un hombre entre Dios y el Diablo. Página 107). Em uma campanha difamatória de seu nome e de sua mãe, promovida em 1533 por Johannes Cochläus, Lutero responde: Quando o diabo não pode arremeter contra a doutrina, ataca a pessoa, mente, difama, blasfema e enlouquece de fúria contra ela. Assim fez comigo o Belzebu dos papistas; ao não poder se opor ao meu evangelho, escreveu que eu estava possuído pelo demônio e que era um endemoninhado e minha amada mãe uma puta e uma empregada de casa de banhos. E de pronto,
se não tivesse escrito isto, meu evangelho estaria perdido e os papistas haviam ganho. (LUTERO, Martinho. WA 53. 511, 28-34; 1543.). Assim que der estarei divulgando mais alguns detalhes da vida e obra deste grande homem. Creio que dá pra ter uma certa visão da mãe de Lutero a partir destas compreensões aqui escritas.
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