O relacionamento do casal não se esgota no âmbito privado.
Catarina participa de maneira intensa da Reforma. Ela insiste
para que Lutero responda ao desafio de Erasmo de Roterdã, o
que Lutero faz de forma categórica com a obra De Livre
arbítrio. Ela lê a Escritura Sagrada e o catecismo. Participa de
discussões teológicas no grupo de comensais de Lutero. Lutero
a informa, em 1529, sobre negociações ocorridas no diálogo
religioso de Marburgo. Disso podemos concluir que os
cônjuges costumavam conversar sobre questões teológicas.
Uma carta sobre a ocupação de uma paróquia faz presumir
que Lutero também consultasse Catarina quanto a algumas
questões pessoais. Pelo visto, ele considerava sua esposa
uma interlocutora compreensiva também em questões relativas
à Reforma.
Catarina participa de maneira intensa da Reforma. Ela insiste
para que Lutero responda ao desafio de Erasmo de Roterdã, o
que Lutero faz de forma categórica com a obra De Livre
arbítrio. Ela lê a Escritura Sagrada e o catecismo. Participa de
discussões teológicas no grupo de comensais de Lutero. Lutero
a informa, em 1529, sobre negociações ocorridas no diálogo
religioso de Marburgo. Disso podemos concluir que os
cônjuges costumavam conversar sobre questões teológicas.
Uma carta sobre a ocupação de uma paróquia faz presumir
que Lutero também consultasse Catarina quanto a algumas
questões pessoais. Pelo visto, ele considerava sua esposa
uma interlocutora compreensiva também em questões relativas
à Reforma.
Fonte: Helmar Junghans
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