segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Principais Decisões da XIII Assembléia Sinodal

1) Ajuste da linguagem do Estatuto do Ministério com Ordenação e do Ordenamento Jurídico Doutrinário. A proposta é que se substitua o termo “campo de trabalho” por “campo de atividade ministerial”, eliminando do texto linguagens trabalhistas, já que o vínculo entre os obreiros e obreiras e a Igreja é de natureza vocacional. O Pastor 1° Vice-Presidente sugeriu que a Assembléia elegesse uma comissão de estudo para analisar a proposta e fazer os devidos encaminhamentos. A comissão foi eleita e sugeriu que à Assembléia não acolhesse o pedido e que se desse mais tempo para discussão do tema. A sugestão foi aprovada por unanimidade pela Assembléia.
2) A comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Três Passos pede homologação para o pedido de desvinculação jurídica e administrativa entre a comunidade (mantenedora) e o Colégio Ipiranga. A cisão foi aprovada pela Assembléia da comunidade em 12 de maio de 2007 e encaminhada a Assembléia Sinodal pela reunião do Conselho Sinodal em 30 de agosto de 2008. O pedido foi aprovado por unanimidade.
3) A Comunidade Evangélica de Lajeado Azul pede para se tornar Ponto de Pregação. A Comunidade pertencente á Paróquia de Tente Portela fará parte da Comunidade Evangélica de Tenente Portela. A decisão foi tomada na Assembléia Paroquial em 09 de dezembro de 2006. O templo de madeira servirá a comunidade de Lajeado dos Becker. O pedido foi encaminhado à Assembléia Sinodal pela reunião do Conselho Sinodal de 30 de agosto de 2008. O pedido foi aprovado por unanimidade.
4) Foi pedido a homologação da criação da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana Gustavo Adolfo em Cruzeiro-Santa Rosa, constituída pelas comunidades de Cruzeiro e Bela União, conforme solicitação da Assembléia extraordinária da Paróquia da Paz em 14 de agosto de 2008 e encaminhada pelo Conselho Sinodal à Assembléia em sua reunião de 30 de agosto de 2008. O pedido foi aprovado por unanimidade.
5) A Comunidade Evangélica de Pinheirinho do Vale – Paróquia Evangélica de Tenente Portela, solicita a aprovação e autorização da Assembléia Sinodal para doação do terreno no qual está localizado o salão da comunidade para a prefeitura municipal de Pinheirinho do Vale. A prefeitura pretende construir um centro comunitário com verba federal que posteriormente será devolvido à comunidade em forma de comodato. Acompanham o pedido por parte da Paróquia as atas da comunidade, da paróquia e pedido do prefeito e uma primeira reação da assessoria jurídica da IECLB que manifestou a preocupação no sentido de assegurar o patrimônio da Comunidade. Após várias ponderações, a Diretoria Sinodal foi autorizada pela Assembléia a fazer o estudo da realidade e deverá remetê-lo ao Conselho Sinodal, que poderá aprovar ou rejeitar a doação.
6) O orçamento para 2009 sofre um reajuste de 9,97%. Foi aprovado por unanimidade.
7) A partir de 2009 cada paróquia e comunidade deverão preencher um formulario que deverá ser enviado ao Sínodo anualmente com as devidas informações financeiras e contábeis.
8) Pastor vice-sinodal eleito Vilson Emilio Thielke.
9) Coordenador de comunicação do Sínodo, Sr. Iriceu Uhlmann.
10) Edio Novotny foi eleito para Presidência da Assembléia.
11) O Pastor Sinodal pediu autorização da Assembléia Sinodal para a composição de uma comissão de diálogo entre o Sínodo e a FAHOR no sentido de avaliar a possibilidade da construção em conjunto de uma casa de retiros. O pedido foi aprovado.
12) A próxima Assembléia será realizada no dia 12 de setembro na Paróquia de São Luis Gonzaga, Comunidade 16 de novembro.
P. Claudio Luiz De Marchi

Nenhum comentário: