terça-feira, 5 de junho de 2012

Culto de Tomé - Liturgia

Nós estamos disponibilizando para os colegas que quiserem copiar.

Culto de Tomé  - Linha Jacui - 2012

Liturgia de Entrada  A equipe entra com música de fundo
O culto de Tomé inicia com a procissão da equipe de liturgia junto com o pastor. O círio pascal é trazido, lembrando que Jesus Cristo é a luz do mundo e quer ser luz na vida de cada pessoa. A equipe de liturgia carrega outras velas, que são depositadas aos pés do altar ou nos diversos altares montados na igreja.
Procissão
Hino: P.  75 - 227
Acolhida  (pastor)
L. “Vinde a mim todos que estais cansados sobrecarregados e eu vos aliviarei”. Com estas palavras acolhemos a todos e todas desejando-lhes uma boa noite e que sintam-se bem vindos/as neste encontro com Deus.
L. Nos reunimos em nome do Deus Pai, Filho e Espírito. Amém.
( Renato) O Surgimento da celebração: A celebração do Culto de Tomé surgiu em Helsinke, na Finlãndia, em 1988. Depois, se espalhou por vários lugares do mundo. A Ceia do Senhor foi considerada o elemento central e inovador na vida cristã. Todos os discípulos de Jesus foram convidados a participarem da última ceia, também Pedro que o negou mais tarde, Judas que o traiu e Tomé que não acreditou na ressurreição. O nome Culto de Tomé foi eleito porque reuniu grande parte do significado que a forma de culto procurada deveria assumir. As dúvidas de Tomé foram levadas a sério por Jesus. A forma alternativa de culto também deveria levar a sério as dúvidas das pessoas e abrir um espaço onde elas pudessem trazer as suas perguntas, seus medos, seus anseios e suas críticas e experimentar que a Igreja é espaço de cura, de dividir os pesos diários, de refletir e orar o quanto quiser. Este Culto de Tomé quer ser um espaço onde podemos colocar diante de Deus tudo aquilo que está em nós. Sejam bem vindos.
Confissão de Pecados:
Hino: P. 11 - 22
Convite às Estações
(Ana) .Vivemos em um mundo onde todos estão carregando aflições, sofrimentos, inquietações, desespero...Diante desta situação, Deus vem ao nosso encontro e nos convida através de Jesus Cristo. Esse culto caracteriza-se pelo silêncio, pela introspecção, pela oportunidade de falarmos com Deus em oração e reabastecer-nos através dessa comunhão. Para isso vamos tomar um tempo, sem pressa, sem afobação.
Na seqüência, oferecemos tempo para o silêncio, para ouvir o íntimo, para perceber a saudade de Deus, para as dúvidas e as incertezas. Há tempo para os pensamentos e, também, para os sentimentos. Há tempo, para escrevermos orações e intercessões,tempo para orar, seja por si mesmo, por alguém, por uma causa específica, pelo mundo. Há tempo para um diálogo pessoal, para receber uma bênção especial, para acender velas e tempo para unção.
Temos cinco estações diferentes na nossa capela. E cada qual tem agora a liberdade de dirigir-se a elas.
A Estação das Intercessões
(Neiva)1 - Neste local, queremos, através da escrita, formular nossas orações pessoais ou gerais. Cada um dirige-se à mesa, e se serve de caneta e das folhas, escreve sua oração e, após dobra o papel e coloca-o no cesto, sob a mesa. As orações não serão lidas, mas sim levadas a Deus, que tudo sabe, dobradas e fechadas. Na oração final, e após o culto, elas serão incineradas.
A Estação das orações individuais
(Beatriz) 2 - Neste local também há à disposição, pedras. A pedra simboliza as nossas dificuldades, o que nos faz tropeçar, o que nos impede a passagem, ou até aquilo que fecha o caminho. Você pode fazer uma oração a Deus colocando diante dele as tuas pedras e simbolocamente pega uma pedra e coloca no altar.
(Renato) 3 – A vela simboliza a presença do espírito Santo em nosso meio. Quando nós pegamos uma vela na mãos estamos  lembrando que Jesus Cristo é a luz do mundo. E que ele quer ser a luz do nosso caminho, e assim, com este pensamento, cada um faz a sua oração pessoal.pedindo luz para a sua vida e também manifestando que deseja andar pelos caminhos da luz.
(Lia) 4 - A Estação da confissão de pecados. Neste local,podemos achegar-nos e colocar diante de Deus o que nos pesa, o nosso pecado, o que nos separa dele. Após, a bacia com água nos convida a lavarmos nossas mãos e a secarmos com a tolha, indicando o perdão de Deus.
Convidamos vocês a levantar e, espontaneamente, ir a qualquer uma das estações citadas anteriormente, ou, se preferirem, podem ficar em seus lugares em silêncio,
meditando, orando. Venham, sintam-se à vontade para participarem deste momento celebrativo e sintam o alívio oferecido pelo nosso Deus, concretizado em Jesus Cristo, seu Filho Amado, nosso Senhor e Salvador. Amém.
(Pastor) Hino: P.15- 41
( Daniela) Primeira leitura:  Salmo 34.15-22
Aclamação do Evangelho
L. Convido a quem puder a colocar-se de pé para aclamarmos o evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo. Aclamação do Evangelho: Lâmpada para os meus pés e luz para os meus caminhos é a tua palavra, Senhor. Aleluia!
C. (canta) Aleluia, aleluia, aleluia.
(Andréia) Leitura: Mt 11.28-30
C. (canta) Louvemos todos juntos o nome do Senhor!
Mensagem:
Unção com óleo
(Douglas) L. O Culto de Tomé é a celebração do "Sim" de Deus. No batismo Deus disse "Sim". Deus continua dizendo "Sim". Como é bom saber e vivenciar este "Sim", pois geralmente ouvimos "Não".A unção com óleo lembra que sobre a nossa vida está o grande "Sim" de Deus.
Nesta celebração, com o sinal da cruz na testa, anuncia-se: "Receba este óleo como o sinal do grande amor de Deus que renova-se hoje em tua vida". No Culto de Tomé há o convite à unção. É um convite aberto. Sintam-se livres! Venham, pois, receber este sinal! Ao aproximarem-se digam-nos o seu nome.
C. (procissão para receber a unção.) C. Hino: P. 33 - 107

(Pastor) Confissão de fé – Credo apostólico
L.Mediante a palavra aqui ouvida, queremos agora confessar a nossa fé no Trino Deus com as palavras do Credo Apostólico.
Ofertório: P. 19 - 62
Oração final
L.(Oremos) Querido e bondoso Deus! No término deste culto, queremos agradecer-te por nos teres chamado para este encontro contigo e com os irmãos e as irmãs. Agradecemos-te, porque Tu és um Deus misericordioso, compassivo e ouviste as nossas orações. Também as orações deste cesto, ó Deus, toma-as para Ti e, se assim for a tua vontade, atende a esses pedidos e súplicas. Permita que saiamos deste culto envolvidos por Teu Santo Espírito para a concretização do serviço em favor do nosso próximo. Da mesma forma, não permita que nos afastemos de Ti, mas que cheguemos, humildemente, na Tua presença como teus verdadeiros filhos e tuas verdadeiras filhas, confiando plenamente em Ti. Queiras tu acompanhar-nos de volta aos nossos lares, protegendo-nos de todo o mal e perigo. Por amor a Jesus Cristo, Teu Filho Unigênito, nosso Salvador.  Amém!

Incineração das orações pessoais

Bênção
Envio
Hino:P. 78 - 237

Nenhum comentário: