sexta-feira, 24 de julho de 2009

Medicação Contra a Gripe H1n1 Está Concentrada nas Mãos do Governo


Marcelo Gonzatto
marcelo.gonzatto@zerohora.com.br

Único medicamento eficaz contra a gripe A quando do aparecimento dos sintomas, o tamiflu sumiu das farmácias brasileiras porque o governo federal resolveu centralizá-lo em suas mãos, com a alegação de garantir tratamento gratuito, decisão que descontenta médicos e gera questionamento por parte de defensores públicos da União

Adecisão do Ministério da Saúde de concentrar os estoques do remédio tamiflu, eficaz no combate à gripe A, está provocando controvérsia nacional.

A dificuldade de acesso da população ao produto, reservado pelo governo a casos excepcionais como gestantes, obesos e pacientes graves, leva as defensorias públicas da União do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul a questionar as autoridades sanitárias. Como precaução a uma eventual enxurrada de processos judiciais exigindo o medicamento, a Secretaria Estadual da Saúde enviou ontem ao Tribunal de Justiça detalhes sobre o protocolo seguido no país.

O tamiflu, produzido pelo laboratório Roche, acabou se transformando em um tesouro disputado. No Brasil, o Ministério da Saúde tem em estoque cerca de 9 milhões de tratamentos, que libera para aplicação controlada conforme considera necessário, enquanto nas farmácias do país não há uma caixa sequer disponível nas prateleiras.

Nenhum comentário: