terça-feira, 5 de maio de 2009

Crise Vocacional


Na última edição do Jorev o Vice-Presidente da IECLB, pastor Homero Severo Pinto, chamou a atenção para o esvaziamento dos centos de formação da igreja neste início de 2009. Por outro lado, constatou, existem vagas a serem preenchidas nos quadros da IECLB, realidade que “merece urgente e necessária reflexão”.

Reitor da Faculdades EST, o professor e pastor Dr. Oneide Bobsin, considera que o atual cenário “não revela uma crise de vocações, mas sim de condições estruturais-eclesiásticas e teológico-acadêmicas”.

Se, por um lado, Deus não cessa em convocar pessoas para o seu Reino através de Jesus, cuja mensagem é atualizada pelo Espírito Santo, de outro, as estruturas de governo eclesiástico e de formação teológica estão em descompasso frente a muitas demandas do atual cenário religioso e social brasileiro, enfatiza o reitor.

Na IECLB, especialmente nas bases, a confessionalidade ainda se confunde com uma tradição teuto-brasileira. Enquanto isso o pentecostalismo, por exemplo, atualiza a sua mensagem a um grande contingente de despossuídos espalhados pelos mais distantes grotões do país, mas também presentes nos centros urbanos.

Ao avaliar a atual conjuntura da IECLB, Oneide constata que não caberia à igreja reproduzir as práticas pentecostais, mas sim redobrar esforços eclesiásticos e acadêmicos a fim de responder às perguntas que são colocadas por um contingente cada vez maior de pessoas que buscam conforto no interior das nossas comunidades de fé.

Nesse sentido, à medida que o “mercado” das almas sofridas cresce, exigindo tão pouco daqueles dispostos a ampará-los, a Faculdades EST, em diálogo com a direção da IECLB, procura estreitar vínculos junto à cotidianidade prática das comunidades, de onde brotam as dores e as esperanças do povo.

Como o mais antigo centro de formação e pesquisa da IECLB – criada no seio desta mesma igreja – a reitoria da Faculdades EST está capacitando seus obreiros e obreiras a responderem de forma coerente e capacitada às complexidades do atual cenário comunitário pastoral

Nenhum comentário: