quinta-feira, 23 de abril de 2009

Encontro Fé e Vida


Prezados leitores do blog. No dia 23 de abril de 2009 ocorreu o encontro fé e vida em Linha São Paulo. Como esta foi a última comunidade com esta temática, divulgo agora a temática.

CONHECENDO A MINHA IGREJA - I

O SURGIMENTO DA IGREJA

No encontro de hoje vamos falar sobre o surgimento da Igreja Cristã. Mas antes disso, vamos ver o que nós sabemos sobre o surgimento da nossa comunidade. Quem sabe o ano que foi fundada a sua comunidade? Quem foram os primeiros membros? Quantos membros compõem a nossa comunidade?


A nossa comunidade é uma igreja cristã. Todas as igrejas cristãs tiveram a mesma origem. Mas qual é a origem da Igreja Cristã? Quando surgiu a primeira Igreja? Para responder isso, vamos abrir a nossa Bíblia em Atos dos Apóstolos, cap. 2.1-41. Primeiro, vamos ler os versículos 1-13 e responder as seguintes perguntas: Os discípulos estavam todos reunidos na mesma casa. Este era um dia especial. O que era comemorado neste dia? Dia de pentecostes. Houve muito barulho e vento forte. O que tocou cada discípulo? Foram tocados por línguas de fogo. Ficaram cheios do que? Do Espírito Santo. Que dom o Espírito Santo deu aos discípulos? O dom de falar em línguas diferentes.

Os discípulos estavam reunidos em Jerusalém. Eles sabiam da sua missão de levar adiante a mensagem de Cristo, mas ainda estavam com medo.

Assim como Jesus, eles também corriam o risco de serem mortos por causa do Evangelho. Além disso, eles não tinham muito estudo. Como iam falar e convencer as pessoas? Naquele dia de Pentecostes, o Espírito Santo deu o poder de falar em outras línguas. Dessa forma, o Evangelho de Jesus Cristo podia ser anunciado por todo o mundo. Muitos estrangeiros que estavam em Jerusalém ouviram os discípulos falarem em suas próprias línguas e ficaram admirados.

Algumas pessoas, porém, não acreditavam no que estavam vendo. Estas pessoas começaram a zombar dos discípulos, dizendo que eles estavam bêbados. Só que, agora, os discípulos não tinham mais medo porque, além do dom de línguas, o Espírito Santo deu coragem para testemunhar. Vamos ler os versículos 14-36. Pedro, que já tinha negado Jesus por três vezes, agora tem coragem para falar. Ele defende seus companheiros, dizendo que o que está acontecendo é o cumprimento das profecias. Além disso, Pedro não teve medo de denunciar aqueles que mataram Jesus. Vamos repetir o v. 23, e ver quem é acusado da morte de Jesus (...).

Até agora, vimos duas coisas importantes que o Espírito Santo trouxe: o dom de línguas e a coragem para testemunhar. Vamos ver mais um dom do Espírito lendo os versículos 37-41. Neste trecho, percebemos que muitas pessoas que ouviram a pregação de Pedro ficaram emocionadas e até aflitas. Estas pessoas reconheceram que tinham concordado e até colaborado para a morte de Cristo. Reconheceram que estavam enganadas, que foram iludidas pelos líderes do povo. Elas querem saber agora o que devem fazer. E no v. 38 Pedro dá a resposta (...)

O versículo 41 conta que quase três mil pessoas foram batizadas. Naquele dia de Pentecostes podemos dizer que começou a Igreja Cristã. A Igreja Cristã é fruto do Espírito Santo. Vimos que ele deu o dom de línguas, deu coragem para testemunhar e trouxe arrependimento e salvação para aquelas pessoas. Comunidade cristã surge sempre a partir do Espírito Santo. Ainda hoje ele continua agindo. Não age necessariamente da mesma maneira como agiu naquela época. Hoje, por exemplo, não é mais necessário o dom de línguas. Em nossas comunidades, todos entendem o português, por isso o Espírito Santo não precisa dar o dom de línguas. Mas ele dá outros dons. Mais adiante vamos ver alguns dons que o Espírito Santo dá aos cristãos.

O QUE SIGNIFICA PENTECOSTES?

Nós vimos que a Igreja surgiu no dia de Pentecostes. Mas, o que significa pentecostes? A palavra Pentecostes vem de uma tradição do povo de Israel, no Antigo Testamento. Pentecostes era uma festa de gratidão pela colheita. Esta festa acontecia 50 dias após o início da colheita. O povo se reunia em culto festivo para celebrar com alegria esta colheita. Hoje em dia, nós, cristãs e cristãos, celebramos o Pentecostes como a data de aniversário da Igreja, já que foi numa festa de Pentecostes que o Espírito Santo começou a criar comunidades.



Nenhum comentário: