O objetivo do blog é divulgar o trabalho pastoral realizado na Paróquia Evangélica de Confissão Luterana Alto Jacuí.
quinta-feira, 30 de abril de 2009
Equipe de Liturgia Paroquial Prepara Culto de Instalação
quarta-feira, 29 de abril de 2009
IELB se pronuncia sobre o Caso ULBRA
Porto Alegre, 27 de abril de 2009
A IGREJA EVANGÉLICA LUTERANA
E A UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
A Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB) faz o seguinte pronunciamento a respeito da situação vivida pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra):
1) Mantém o reconhecimento de sua posição em relação à Universidade dentro da nossa estrutura de Igreja, ou seja, a IELB não possui ingerência administrativa dentro da Ulbra, a qual deve ser exercida pela mantenedora, a CELSP - Comunidade Evangélica Luterana São Paulo de Canoas.
2) Estende ao novo reitor, Prof. Dr. Marcos Fernando Ziemer, todo o apoio de que ele necessitar, colocando-se à disposição da nova Reitoria para qualquer ação ou medida a favor da Universidade, compatível com os princípios confessionais e éticos da fé cristã.
3) Deseja à Universidade, na pessoa do seu reitor e dos componentes da nova Reitoria, as graciosas bênçãos do Senhor Deus sobre as ações necessárias para a recuperação da Ulbra, fazendo tal desejo ser acompanhado pelas constantes orações da Igreja na confiança de serem ouvidas e atendidas por Deus, pois as promessas Dele se cumprem.
4) Espera poder continuar se valendo de todas as oportunidades para anunciar a Palavra de Deus por meio das portas que a Universidade abriu para isso durante toda sua história até aqui.
5) Lamenta profundamente os fatos que provocaram depreciação do nome da Igreja Luterana - como instituição - perante a opinião pública e dentro da própria Igreja; a repercussão negativa do nome “luterano” a partir da crise da Ulbra, uma vez que a Universidade está ligada à Igreja; as consequências de tais fatos sobre as vidas das pessoas que trabalham ou prestam serviços à Universidade, ou dela usufruem, como clientes do plano de saúde, pacientes dos hospitais e alunos.
6) Declara que todas as ações passíveis de suspeição não têm qualquer apoio da Igreja, devendo ser apuradas pelas autoridades competentes.
7) Reafirma sua convicção na propriedade da Universidade em manter o nome “luterana” na sua identificação, visto que há razões doutrinárias, teológicas e éticas profundamente enraizadas na Palavra de Deus, as quais transcendem máculas que foram provocadas nesse nome durante todos os acontecimentos conhecidos como “crise da Ulbra”.
Pela Diretoria Nacional da Igreja Evangélica Luterana do Brasil,
Pastor Paulo Moisés Nerbas
PRESIDENTE
terça-feira, 28 de abril de 2009
Lição de PERSEVERANÇA
Já observou a atitude
dos pássaros ante às adversidades?
Ficam dias e dias fazendo seu ninho, recolhendo materiais, às vezes trazidos de locais distantes...
... E quando já ele está pronto e estão preparados para por os ovos, as inclemências do tempo ou
a ação do ser humano ou de algum animal destrói o que com tanto esforço se consegui...
O que faz o pássaro?
Pára,
abandona a tarefa?
De maneira nenhuma. Começa, uma outra vez,
até que no ninho apareçam os primeiros ovos.
Muitas vezes, antes que nasçam os filhotes,
um animal, uma criança, uma tormenta,
volta a destruir o ninho, mas agora com seu precioso conteúdo...
Dói recomeçar do zero... Mas ainda assim o pássaro
jamais emudece, nem retrocede, segue cantando
e construindo, construindo e cantando...
Já sentiu que sua vida, seu trabalho, sua família,
seus amigos não são o que você sonhou?
Tem vontade de dizer basta, não vale a pena o esforço, isto é demasiado para mim?
Você está cansado de recomeçar, do desgaste
da luta diária, da confiança traída, das metas não alcançadas quando estava a ponto de conseguir?
Mesmo que a vida o golpeie mais uma vez,
não se entregue nunca, faça uma oração,
ponha sua esperança na frente e avance.
Não se preocupe se na batalha seja ferido,
é esperado que algo assim aconteça.
Junte os pedaços de sua esperança, arme-a
de novo e volte a ir em frente.
Não importa o que você passe...
Não desanime, siga adiante.
A vida é um desafio constante, mas vale a pena aceitá-lo. E sobretudo... Nunca deixe de cantar.
Conferência de Pastores em Ibirubá
sábado, 25 de abril de 2009
Agradecemos ao Márcio Grahl
Chá da OASE em Linha São Paulo
Proclamas de Benção Matrimonial
Profissão de Fé de Sílvio Josias Müller
Você meu amigo que está lendo agora esta publicação. Você participa de alguma Igreja? Venha filiar-se a nós, procure a nossa secretaria na rua Cochinho, 99 em Victor Graeff. Venha louvar ao Senhor nosso Deus fazendo parte da nossa Igreja.
sexta-feira, 24 de abril de 2009
Curso de Lideranças em Ijui
O Conceito Ateu
E Jesus, para os helenistas, era o exemplo máximo dos ateus.
Uma das primeiras coisas que eu aprendi quando estudava Religiões e Mitologias comparadas é a de nunca julgar um movimento religioso ou filosófico com os olhos do presente.
quinta-feira, 23 de abril de 2009
Encontro Fé e Vida
CONHECENDO A MINHA IGREJA - I
O SURGIMENTO DA IGREJA
No encontro de hoje vamos falar sobre o surgimento da Igreja Cristã. Mas antes disso, vamos ver o que nós sabemos sobre o surgimento da nossa comunidade. Quem sabe o ano que foi fundada a sua comunidade? Quem foram os primeiros membros? Quantos membros compõem a nossa comunidade?
Os discípulos estavam reunidos em Jerusalém. Eles sabiam da sua missão de levar adiante a mensagem de Cristo, mas ainda estavam com medo.
Assim como Jesus, eles também corriam o risco de serem mortos por causa do Evangelho. Além disso, eles não tinham muito estudo. Como iam falar e convencer as pessoas? Naquele dia de Pentecostes, o Espírito Santo deu o poder de falar em outras línguas. Dessa forma, o Evangelho de Jesus Cristo podia ser anunciado por todo o mundo. Muitos estrangeiros que estavam em Jerusalém ouviram os discípulos falarem em suas próprias línguas e ficaram admirados.
Algumas pessoas, porém, não acreditavam no que estavam vendo. Estas pessoas começaram a zombar dos discípulos, dizendo que eles estavam bêbados. Só que, agora, os discípulos não tinham mais medo porque, além do dom de línguas, o Espírito Santo deu coragem para testemunhar. Vamos ler os versículos 14-36. Pedro, que já tinha negado Jesus por três vezes, agora tem coragem para falar. Ele defende seus companheiros, dizendo que o que está acontecendo é o cumprimento das profecias. Além disso, Pedro não teve medo de denunciar aqueles que mataram Jesus. Vamos repetir o v. 23, e ver quem é acusado da morte de Jesus (...).
Até agora, vimos duas coisas importantes que o Espírito Santo trouxe: o dom de línguas e a coragem para testemunhar. Vamos ver mais um dom do Espírito lendo os versículos 37-41. Neste trecho, percebemos que muitas pessoas que ouviram a pregação de Pedro ficaram emocionadas e até aflitas. Estas pessoas reconheceram que tinham concordado e até colaborado para a morte de Cristo. Reconheceram que estavam enganadas, que foram iludidas pelos líderes do povo. Elas querem saber agora o que devem fazer. E no v. 38 Pedro dá a resposta (...)
O versículo 41 conta que quase três mil pessoas foram batizadas. Naquele dia de Pentecostes podemos dizer que começou a Igreja Cristã. A Igreja Cristã é fruto do Espírito Santo. Vimos que ele deu o dom de línguas, deu coragem para testemunhar e trouxe arrependimento e salvação para aquelas pessoas. Comunidade cristã surge sempre a partir do Espírito Santo. Ainda hoje ele continua agindo. Não age necessariamente da mesma maneira como agiu naquela época. Hoje, por exemplo, não é mais necessário o dom de línguas. Em nossas comunidades, todos entendem o português, por isso o Espírito Santo não precisa dar o dom de línguas. Mas ele dá outros dons. Mais adiante vamos ver alguns dons que o Espírito Santo dá aos cristãos.
O QUE SIGNIFICA PENTECOSTES?
Nós vimos que a Igreja surgiu no dia de Pentecostes. Mas, o que significa pentecostes? A palavra Pentecostes vem de uma tradição do povo de Israel, no Antigo Testamento. Pentecostes era uma festa de gratidão pela colheita. Esta festa acontecia 50 dias após o início da colheita. O povo se reunia em culto festivo para celebrar com alegria esta colheita. Hoje em dia, nós, cristãs e cristãos, celebramos o Pentecostes como a data de aniversário da Igreja, já que foi numa festa de Pentecostes que o Espírito Santo começou a criar comunidades.
quarta-feira, 22 de abril de 2009
São José do Centro e o Estudo Fé e Vida
terça-feira, 21 de abril de 2009
Jovens e Mate doce com Pipocas
OASE em Linha São Paulo
As senhoras Síria e Marisa, vice e coordenadora paroquial estiveram presentes no encontro e aproveitaram a oportunidade para informar o grupo sobre o encontro sinodal de coordenadoras paroquiais de OASE realizado nos dias 17 e 18 de março de 2009 em Panambi. Após isto degustamos uma cuca maravilhosa e lanches acompanhados com um buenacho chimarrão. Quero registrar que a acolhida lá sempre é nota dez. Um super abraço aos amigos da Linha São Paulo.
segunda-feira, 20 de abril de 2009
sábado, 18 de abril de 2009
Esclarecimento Sobre a ULBRA
1. Há no Brasil mais de uma igreja luterana. As duas maiores são a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e a Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB).
2. A Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) – ou qualquer uma de suas instituições, sínodos, paróquias e comunidades – não tem nenhum vínculo com a ULBRA, entidade esta vinculada a uma comunidade da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB) .
3. Mesmo sem nenhuma ligação, a IECLB se entristece e lamenta profundamente que a situação enfrentada pela referida universidade esteja causando um impacto negativo às comunidades luteranas em geral, bem como ao conceito de identidade luterana, tão caro a esta igreja.
4. Esperamos que as causas e eventuais responsabilidades sejam esclarecidas o quanto antes, e, principalmente, que os direitos das comunidades escolares e da saúde sejam plenamente resguardados.
quarta-feira, 15 de abril de 2009
Os Jovens na Igreja
Simpósio celebra os 60 anos de IECLB Em Nível Nacional
Realizado no contexto das comemorações dos 60 anos da IECLB em nível nacional, o objetivo do simpósio é avaliar a contribuição e os entraves da eclesiologia luterana no contexto religioso plural brasileiro.
“O tema da eclesiologia coloca a IECLB diante de desafios que a fazem refletir sobre a sua confessionalidade em meio à diversidade religiosa do nosso país”, destacou o coordenador do simpósio, prof. Dr. Wilhelm Wachholz.
O evento de São Leopoldo também presta homenagem ao pastor Dr. Ernesto Theóphilo Schlieper pelo jubileu de seu nascimento (1909) e falecimento (1969).
Schlieper foi destacado líder que conduziu a IECLB no período pós Segunda Guerra Mundial, quando a igreja buscava um caminho e uma orientação para fortalecer a sua presença no Brasil.
A palestra de abertura do evento será ministrada pelo prof. Dr. Guillermo Hansen, que dissertará sobre Luteranismo e Ecumenismo. Na noite do dia 2, os pastores Harald Malschitzky e Rolf Droste apresentarão um painel sobre o pensamento eclesiológico de Schlieper em perspectiva luterana e ecumênica.
OASE em Arroio Bonito
A Seca
terça-feira, 14 de abril de 2009
Culto de manhãzinha na Praça
sábado, 11 de abril de 2009
Feliz Páscoa
Desejo a você saúde, felicidades, alegria, equilíbrio, harmonia e que consiga ir além das etapas ordinárias e descubra resultados extraordinários.
Que continue tentando alcançar suas estrelas. Que realize seus sonhos.
Que reconheça em cada desafio a oportunidade, e seja abençoado com o conhecimento de que tem a habilidade para fazer cada dia especial.
Que tenha bastante riqueza para atender suas necessidades, e sempre lembre que o tesouro real da vida é o amor.
Agradeço o seu carinho e agradeço por todas as maneiras que somos semelhantes e todas as maneiras que somos diferentes.
Agradeço a Deus, do fundo do coração, com um sorriso interno que eu desejaria que todos pudessem ver... A Ressurreição do Mundo. Pois ainda não entendiam a Escritura, segundo a qual Jesus devia ressuscitar dentre os mortos... (João 20:9).
Pela lei fundamental da natureza, todas as coisas se renovam constantemente, cumprem um ciclo e se renovam.
Deus deu-nos as estações - cada uma com suas próprias belezas e razão, cada uma significando uma benção, uma alegria, e o sentimento do amor.
Deus deu-nos sonhos - cada um com seu próprio segredo, cada um emitido para dar-nos sentimentos de inspiração, esperança, e tranqüilidade.
Deus deu-nos a luz do sol, o arco-íris e a chuva, a beleza e a liberdade da natureza para ensinar-nos a sabedoria.
Deus deu-nos milagres em nossos corações e vidas, coisas pequenas que acontecem no dia a dia, para nos lembrar que estamos vivos.
Deus deu-nos a habilidade de enfrentar cada novo dia com coragem, sabedoria, e um sorriso de saber.
Saber que seja o que tivermos que enfrentar é mais fácil com Deus habitando em nossos corações.
Sobretudo, Deus deu-nos amigos para ensinar-nos sobre o amor e para guiar-- nos através deste mundo, e Ele está sempre disponível para ajudar-nos para uma compreensão maior e compartilhar e dar mais amor.
quinta-feira, 9 de abril de 2009
Celebração de Páscoa nas Escolas
quarta-feira, 8 de abril de 2009
Mensagem de Páscoa do Presidente da IECLB
Prezados/as obreiros, obreiras e lideranças de comunidades e instituições da IECLB:
“Manhã de domingo, bem cedinho. Tudo calmo e escuro. Ainda não havia amanhecido. Várias mulheres, entre elas Maria Madalena, Joana e Maria, mãe de Tiago, foram ao túmulo. Foram lá perfumar o corpo de Jesus. Mas viram que a pedra tinha sido removida. Quando entraram, perceberam que o corpo de Jesus não estava lá. O que teria acontecido? Para onde teriam levado Jesus? Quem o teria feito?”, escreve o P. Presidente da IECLB, Walter Altmann, na sua mensagem de Páscoa.
Susanne Buchweitz, Assessora de Imprensa da Presidência da IECLB
Quinta-feira Santa e a Instituição da Ceia
Uma nova proposta sustenta que a Última Ceia deriva de um simples relax para tirar o estress compartilhada semanalmente por pequenos grupos de homens judeus, geralmente por um rabino e seus discípulos. Seu propósito era prepará-los para o sábado ou para uma festa tinha um caráter religioso. Consistia numa prática religiosa seguida por uma refeição simples, de pão comum e vinho misturado com água, passando o copo um ao outro, e por orações. Esta refeição era conhecida como a “Kiddush” e se observava comumente em círculos piedosos de então, especialmente em círculos messiânicos. É quase seguro que nosso Senhor e seus discípulos estavam acostumados a participar desta refeição comunitária nas vésperas de cada sábado e festas: assim, a “Última Ceia” foi à última delas que compartilharam. Se a Páscoa tivesse começado na “noite em que foi traído”, nosso Senhor não teria podido ser julgado e executado neste mesmo dia, porque era contra a lei dos judeus celebrar um juízo ou uma execução durante a Páscoa. (...)
O caráter da Última Ceia era diferente da Páscoa. A Páscoa era um festa estritamente familiar; a “Kiddush” sempre era observada por um grupo de amigos homens. Durante a Páscoa se oferecia um cordeiro pascal; isto falta na Última Ceia, embora essencial para a Páscoa. Era necessário também pão sem levedo, mas na “kiddush” se usava sempre pão comum levedado; todos os relatos assinalam especificamente que na Última Ceia se comeu pão comum. Na Páscoa se usavam vários copos; na Última Ceia, como na “kiddush”, só houve um copo. Durante a Páscoa lia-se invariavelmente a passagem que narra o êxodo do Egito; não há menção alguma disto na Última Ceia.
*Willian D. Maxwell. El culto cristiano; su evolución y sus formas. Buenos Aires, Methopress, 1963. pp. 19-21. Reverendo da Igreja Presbiteriana.
segunda-feira, 6 de abril de 2009
O Símbolo do Peixe no Cristianismo
ICHTHUS
A palavra grega para peixe é ICHTHUS e as suas cinco letras formam o acrônimo grego com a frase:
Iesus Christus Theou Yicus Soter, que quer dizer: Jesus Cristo filho de Deus Salvador.
O desenho de um peixe tornou-se símbolo dos primeiros cristãos que, em tempos de perseguição, o usavam como sinal secreto da fé.
Onde, para um cristão identificar se uma outra pessoa era irmão na fé, desenhava um arco na areia. Se a outra pessoa era cristã, desenhava o arco ao contrário, formando assim, o desenho de um peixe.
Com o passar dos anos a figura do peixe associou-se então ao Cristianismo.
Semana Santa
Um decreto papal estabeleceu o Domingo da Ressurreição como a data mais importante do ano eclesiástico. Ele é celebrado sempre no domingo seguinte à primeira lua cheia da primavera no Hemisfério Norte e do outono no Hemisfério Sul.
domingo, 5 de abril de 2009
Reinauguração do templo Em Boa Vista do Buricá - Paróquia do Pastor Erni Drehmer
sábado, 4 de abril de 2009
Comunidade Evangélica de Confissão Luterana No Brasil e Comunidade Católica Preparam o culto de Páscoa Juntas.
Crianças e a IECLB
Bodas de Diamante (60 anos casados)
sexta-feira, 3 de abril de 2009
Dia Nacional da Juventude
Juventudes da IECLB comemoram no dia 21 de abril, o Dia Nacional da Juventude.
quinta-feira, 2 de abril de 2009
Convite JE
Tema: Juventude superando a violência, construindo redes
Data: 25 e 26 de abril de 2009
Local: Centro Mariápolis - São Leopoldo/RS
Inscrição: até 15/04/09 (ceca@ceca-rs.org e Fone/Fax: (51) 3568 2548 - 3568 0572)
Valor da inscrição: R$ 30,00 até dia 15/04
Favor enviar a sua inscrição com cópia para rosilene@ieclb.org.br.
Esta mensagem foi enviada por PatríciaƸ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ Hoffmann Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ.
quarta-feira, 1 de abril de 2009
IECLB Cursos Via Internet
Educação Cristã Contínua – oferta de cursos
Para
Obreiras e obreiros
Lideranças de Comunidades
Estimadas irmãs, estimados irmãos!
Provavelmente já é do seu conhecimento que a Faculdades EST oferece cursos via internet e materiais didáticos impressos para capacitar lideranças e membros da IECLB. Estes cursos e materiais querem contribuir com o Plano de Educação Cristã Contínua da IECLB, aprovado no último Concílio Geral como eixo transversal do PAMI.
Nos últimos dias foi enviado, gratuitamente, um exemplar do livro “Jesus de Nazaré” para cada paróquia da IECLB. Se sua paróquia ainda não recebeu, certamente o receberá em breve. Este livro é o primeiro volume da série “Educação Cristã Contínua” e quer ser um estímulo para a criação de grupos de estudo bíblico em sua comunidade/paróquia. Outros livros com temas relevantes para a fé e a vida comunitária serão lançados nos próximos meses. A comercialização é feita pela editora sinodal e seus representantes. Pedidos em quantidade recebem descontos e prazos especiais para pagamento.
Para promover os cursos via internet, a faculdades EST está lançando um plano de incentivo a inscrições comunitárias. A cada duas inscrições para o mesmo curso, a comunidade pode inscrever mais uma pessoa gratuitamente (por exemplo: se duas pessoas pagam a inscrição para o curso “Jesus de Nazaré”, uma terceira pessoa pode fazer a inscrição gratuita. Se quatro pessoas pagam a inscrição, outras duas podem inscrever-se gratuitamente, e assim por diante). Para isso, é importante que as inscrições sejam feitas por paróquia e não individualmente.
A partir de 15/04 serão oferecidos os seguintes cursos:
- Jesus de Nazaré
- Confessionalidade Luterana
- Visitação
Destacamos especialmente o curso de Confessionalidade Luterana, que é o mais novo curso lançado. As inscrições podem ser feitas pelo site www.ead.est.edu.br. Neste endereço encontram-se os banners dos cursos. Basta clicar nos banners para ter acesso a informações detalhadas e à ficha de inscrição dos cursos. Em caso de dúvida ou para mais esclarecimentos, favor entrar em contato através do e-mail ead@est.edu.br ou pelo fone (051) 2111 1471 (Rafael).
Não temos dúvida de que se trata de uma excelente oportunidade de aprendizagem e de crescimento, com efeitos na vida comunitária. Nesse sentido, pedimos sua colaboração na divulgação dos cursos e dos materiais.
Fraternalmente
P. Dr. Emilio Voigt
Coordenador do Programa de Educação Cristã Contínua da EST