sexta-feira, 23 de maio de 2008

Insegurança, medo da Perda



Autor: Lodemar Schlemper

R E T R A T O D A V I D A

Um sobrevivente da segunda guerra mundial relatou a seguinte história: Foi num dia quente do verão de 1945. O brilho do sol contrastava com a miséria que cobria toda a Alemanha. Meu irmão e eu, ainda crianças, não tínhamos noção da pesada carga de nossa mãe, da sua preocupação para que tivéssemos o nosso pão diário e da incerteza com relação ao destino de nosso pai que estava na Rússia como prisioneiro de guerra. Nós nos deliciávamos brincando numa pequena caixa de areia. Nós tínhamos a mãe, o sol nos sorria, nós sentíamos a areia. Na nossa compreensão de criança não nos faltava nada.
Ainda era quente e claro quando à noite nossa mãe nos colocava na cama. Quando adormecíamos, mamãe tomava a sua bicicleta e seguia até fora da cidade onde cultivava um canteiro de verduras para nos alimentar. Após um primeiro sono profundo, nós acordávamos mais uma vez. Chamávamos pela mãe. E não vinha resposta. Caminhávamos pela casa e a procurávamos em todas os quartos. Um medo terrível se apoderava de nós e, desesperados saíamos para o quintal. Chamávamos e chorávamos. Ninguém nos ouvia. Um profundo sentimento de abandono, medo e desolação nos preenchia.
Descalço e de pijama eu saí chorando pela rua. Numa esquina encontrei um soldado inglês. Corri ao seu encontro e comecei a falar-lhe. Então ele me disse algo. Mas nós não nos entendíamos. Assim nós estávamos um diante do outro. Um menino pequeno e um grande soldado. Eu descalço, ele com suas botas. Mão de criança enxugando as lágrimas e punhos de homem segurando uma arma. Uma cabeça de criança confusa e um capacete reluzente. Não podíamos nos entender e ele não podia me ajudar. Então apareceu a minha mãe com a sua bicicleta. Ela tomou-me pela minha mão. Seguimos para casa. Aliviado o meu irmão saiu ao nosso encontro. Mamãe nos acalmou e nos colocou na cama novamente. Tudo estava bem de novo. O medo da perda foi vencido pela presença da mãe.

Isso não é um retrato da vida?

Claro, poucos de nós têm uma história tão triste. Não passamos por uma guerra. Não temos um pai como prisioneiro. Enfim, nem podemos imaginar a situação destas crianças. Mas, convenhamos, nós, você e eu, por natureza também estamos à procura de um abrigo. Nós também temos nossos medos. Tememos a perda. Somos assaltados pelas constantes preocupações. Movidos pelo sentimento de abandono corremos pelas estradas da vida. Nossos corações estão cheios de incertezas. Muitas perguntas nos inquietam. Encontramos pessoas pelas ´esquinas da vida´ e tentamos abordá-las, mas elas não nos entendem. Às vezes parece que falamos um idioma tão diferente, que não conseguimos mais nos comunicar com ninguém. E ficamos com a nossa dor - e ninguém nos enxerga! Choramos as nossas lágrimas – e ninguém as percebe! Fazemos nossas perguntas – e ninguém as entende! Você conhece este triste retrato da vida?

Saiba que existe alguém por você

Que alento para aquele menino, quando a mãe apareceu naquela noite! Ela desceu da sua bicicleta. Ela entendeu tudo o que se passava. Ela estendeu a sua mão. Ela o conduziu para casa. Ela o levou ao encontro do irmão. Ela o aquietou na sua cama.
Assim como esta mãe, exatamente assim o Senhor Jesus fala a você neste momento através deste folheto. Você, que cansou dos seus caminhos. Você, que tentou de tudo para saber qual o sentido da vida. Você, que tanto pergunta de onde vem e para onde vai. Ouça, Jesus quer se revelar na sua vida. Ele também desceu – desceu da glória do céu para vir ao seu encontro. Ele entende tudo o que se passa de confusão e aflição no seu coração. Ele estende a sua mão e diz: “Vinde a mim todos que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei” (Mateus 11:28). Ele sabe de toda a solidão. Por isso Ele é por nós – por você e por mim.

Agora este retrato pode mudar

Jesus diz: eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância (João 10:10). Agora você só precisa abrir o seu coração e orar a Ele. Conte a Ele tudo o que se passou em sua vida. Mostre-lhe a sua procura por vida. Diga a Ele por quantos caminhos você já andou. Confesse os seus pecados e peça que Ele entre em sue coração. Então Ele vai recebê-lo. Ele vai lhe dar uma nova vida através do perdão dos seus pecados. E Jesus vai tomar você pela mão e irá conduzí-lo nos seus caminhos. E você estará abrigado na sua paz. Mais ainda: Ele será o Senhor que cuidará de toda a sua vida e lhe dará descanso. Venha a Ele agora e o retrato da sua vida mudará.

Nenhum comentário: