sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Abertura do Ano Letivo em Entre Ijuis


Eu fui convidado através da Secretaria de Educação de Entre Ijuis para comparecer na abertura do Ano Letivo e levar aos professores e funcionários da Prefeitura uma mensagem de motivação. Lembrando do tema da nossa igreja "velhinhos e velhinhas sentarãos nas praças de Jerusalém e meninos e meninas brincarão nas mesmas". Eu preparei a reflexão baseado no livro do profeta jonas capítulo 1 e 2 que nos remete para as nossas tempestades, sobre tudo a tempestade interior. Jonas se reconcilia com Deus e volta a ter paz na sua vida, então propus a reconciliação e abordei o tema motivação. Estavam presentes cerca de 120 pessoas. Eu gostei muito de trabalhar com eles, pois mostravam-se atentos e interessados na temática. Após ganhei uma cesta com produtos coloniais de presente. Parabéns Professores de Entre Ijuis e que Deus lhes abençoe.


Da esquerda para direita, prefeito Paulo Airton N. da Silva, Sua esposa e a Secretária de Educação Claudia Radons.

Recebi um presente da Secretaria de Educação


Prefeito Paulo Airton Nunes da Silva


O prefeito de Entre Ijuis Senhor Paulo Airton Nunes da Silva esteve presente na abertura do Ano Letivo e falou aos professores e funcionários motivando-os a iniciar o ano com garra e disposição. salientou ainda que a sua administração é democrática e transparente e que sempre estará disposto a dialogar com os professores e funcionários

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Tema do Ano, neste domingo 2 de março de 2008





O Tema do Ano da IECLB, é o mesmo do ano passado:
No poder do Espírito proclamamos a
reconciliação.. O Lema deste ano é novo:
Velhinhos e velhinhas sentarão nas
praças de Jerusalém e as praças ficarão
cheias de meninos e meninas brincando. (Zacarias 8.4-5).
O Tema e o Lema estão desdobrados
em vários textos que as comunidades receberam.


O primeiro texto fala sobre a reconciliação da pessoa consigo
mesma., fundamentado no texto bíblico
de Jonas 2.1-9. A IECLB está se preparando para o relaçamento


do tema e o lançamento do lema neste domindo dia 2 de março de 2008.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Vidas Dentro da Casca

Estamos no período da quaresma. Período que antecede e nos prepara para a Páscoa. É tempo de parar e reconhecer que ao nosso redor há uma grande casca.
Quanto mais egoístas, mais individualistas nos tornamos, mais nossa casca aumenta. Nos tornamos pessoas isoladas do mundo. A realidade não nos atinge mais, pois a casca não permite.
Quaresma é tempo de reconhecermos que vivemos dentro de uma casca.
É necessário nos movermos dentro dessa casca, pois o mundo lá fora necessita de cada um, cada uma de nós. Romper a casca é importante, pois cada vez que fazemos isso renovamos nosso compromisso com o Cristo ressurreto. Podemos testemunhar, agora fora da casca, a vida que ressurge em meio ao nada, lutando por justiça, paz e integridade de toda a criação.
Deus nos permite reconhecer a casca e quebrá-la. Nesse tempo de quaresma olhe ao seu redor e reconheça a casca que separa você de Deus e do mundo. Rompa-a com toda a sua força e renasça para a vida, uma nova vida em Cristo Jesus.


Vera Regina Waskow – Estância Velha/RS

domingo, 24 de fevereiro de 2008

Presidente da Paróquia agradece o apoio das comunidades


O Senhor Presidente Rubens luiz Schneider esteve nos culto de de São Miguel e Vitória das Missões, hoje dia 24 de fevereiro de 2008, agradecendo o empenho das comunidades no sentido de se comprometerem com a Paróquia. Ele também trouxe palavras de ânimo e motivação inspirado no discipulado de nosso Senhor Jesus Cristo. Pediu ele que as comunidades permaneçam unidas e solidárias para vencermos mais esta jornada deste ano, mesmo sabendo que será um ano difícil por causa da seca que asola a nossa região. Não podemos perder as esperanças. Vamos manter a fé.

Batismo de Mateus Guse Dutra


Hoje, dia 24 de fevereiro de 2008 foi batizado na Igreja Evangélica de Confissão luterana de São Miguel o pequeno Mateus Guse Dutra. Seu pais e avós estavam orgulhosos. A Igreja de São miguel estava pequena diante do número de mais de 60 pessoas presentes no culto, isto é sem dúvida uma benção. Tendo em vista que nos últimos cultos há uma aumento significativo nas presenças, bem como, pessoas de outros lugares e confessionalidades religiosas. Nós damos graças a Deus por isto. A Ele a glória e o louvor eterno.

sábado, 23 de fevereiro de 2008

A Importância da Comunicação


A capacidade de se comunicar bem é uma das competências mais valorizadas no mercado de trabalho de hoje. Na era do conhecimento, profissionais de sucesso são aqueles que sabem obter, processar e divulgar as informações capazes de fazer as coisas acontecerem. "As organizações respiram comunicação. Tudo, da tecnologia às práticas de gestão, depende da forma como as pessoas se comunicam no dia-a-dia", explica Walmes Galvão, da W2 Comunicação, consultoria com sede em São Paulo.

Mesmo quem não nasceu com a capacidade de se comunicar bem pode desenvolver técnicas que facilitem o relacionamento com pares, colaboradores e parceiros. A má notícia (sempre tem uma) é que dá trabalho. Cada ação comunicativa envolve uma fase de preparação, que vem antes da interação propriamente dita. Preparar-se é o primeiro passo para expor suas idéias da melhor maneira possível. Clareza é uma regra básica. Para saber se você está sendo claro, responda às seguintes perguntas:

* que resultado você espera alcançar?

* qual é o perfil de seu interlocutor?

* o meio escolhido é o mais indicado para atingi-lo com eficiência?

O tempo investido em planejamento evita mal-entendidos que costumam aparecer e elimina a necessidade de contatos posteriores para "consertar" o que não ficou claro na primeira vez.

O segundo padrão a ser superado na comunicação tem a ver com humildade. Como a comunicação só se efetiva quando o destinatário recebe, interpreta e reage à determinada mensagem, é ele quem estabelece a validade do processo. Em outras palavras, o interlocutor é o juiz da eficiência comunicativa de quem iniciou a ação. Essa visão joga por terra uma fórmula tradicional do mundo corporativo, em que um emissor auto-suficiente e autoritário despachava ordens para um receptor passivo. Com o novo padrão, mais adequado às necessidades do mundo moderno, a relação se dá entre dois comunicadores, que estabelecem um diálogo contínuo em busca de resultados. É claro que essa verdadeira revolução não se faz sem que haja mudanças na postura dos profissionais. E essas regras valem tanto para a comunicação falada quanto para a escrita.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Benção Matrimonial Catarina e Rogério Schirmer


A benção matrimonial será realizada no dia 24 de fevereiro de 2008, às 19 horas, no templo da Igreja do Evangelho Quadrangular. Será uma benção ecumênica. A história do casal é interessante. Eles se conheceram em uma festa de 15 anos. Catarina não estava muito a fim de ir a esta festa. Chegando no local, ela ficou sozinha. Rogério se sentou quase na frente de Catarina, mas ele estava preocupado em servir a sua pequena filha a juliana que tem 8 anos. Catarina conversou com o Rogério, mas a Juliana ficou com ciúmes. Enfim, Rogério não conseguiu naquela noite dar a atenção que gostaria de ter dado aquela mulher. Ele percebeu que ela era diferente das demais. Por isto, foi atrás dela dias depois. Ele encontrou a filha na Redemak e através da filha conseguiu o telefone. Ligou pra ela e se encontraram e dai em diante começou o namoro. Foram 8 meses de namoro e 4 meses de noivado. Eles estão certos de que Deus os marcou um para o outro. E receberão a benção matrimonial no sábado.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Recebi a visita do P. Renato Küntzer


Hoje tive a grata satisfação de receber a visita do P. Sinodal Renato Küntzer. A visita faz parte da agenda sinodal, pois pelo que ouvi cada pastor do Sínodo receberá, ou já recebeu a visita do pastor sinodal. Creio que esta visita é extremamente proveitosa. Na conversa franca é possível reavaliar valores, posturas e projetar novos comportamentos que visam a construção do Reino de Deus. O Pastor Renato é bastante acessível e a sua simplicidade faz com que a gente se sinta em casa conversando com ele. Todo o diálogo é troca, troca de informações, experiências e neste sentido é bom ouvir os mais velhos. Para resumir, posso afirmar que foi um momento abençoado de luz para a nossa paróquia e especialmente para a minha família.

domingo, 17 de fevereiro de 2008

Estudante de Teologia Auxilia no Culto




A estudante de teologia Denise Koch de Entre Ijuis esteve auxiliando no culto do dia 17/2/2008 em Santo Ângelo. Denise está cursando o terceiro ano de teologia e agora foi agraciada com uma bolsa de estudos para estudar música. Ela também encontrou neste domingo um padrinho e uma madrinha que irão lhe auxiliar economicamente no custeio dos estudos. Enfim, foi um domingo de muitas alegrias para a nossa estudante de teologia. Bons estudos e muito preparo é o que as comunidades esperam dos seus pastores.

sábado, 16 de fevereiro de 2008

O Caminho Para o Pai



A esta altura, provavelmente você esteja convencido de que é fundamental estudar a Bíblia para crescer espiritualmente. Mas, me diga, Satanás também não conhece a Bíblia de cór e salteado? E por que não funcionou no caso dele? A resposta está em João 8:44: porque ele "não se apegou à verdade". Em outras palavras, porque ele não permaneceu no caminho certo. Não basta ter aceitado a Jesus no batismo, ter tido uma experiência espiritual incrível na semana passada ou ter estudado a Bíblia ontem. A “experiência de ontem não me salvará das provações de hoje” (Jim Hohnberger, Fuga Para Deus, p. 60). Esse é o segredo do crescimento espiritual: permanecer em Cristo. Veja como a Bíblia enfatiza isso:"Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos. E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará" (Jo 8:31)."Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dará muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma. Se alguém não permanecer em mim, será como o ramo que é jogado fora e seca. [...] Se vocês permanecerem em mim [...] pedirão o que quiserem, e lhes será concedido. [...] Se vocês obedecerem aos meus mandamentos, permanecerão no meu amor" (Jo 15:5-7, 10)."Permaneça nas coisas que aprendeu e das quais tem convicção, pois você sabe de quem o aprendeu" (2 Tm. 3:14)."Aquele que afirma que permanece nele, deve andar como ele andou. [...] permaneçam nele para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança e não sejamos envergonhados diante dele na sua vinda" (1 Jo 2:6, 28)."Todo aquele que não permanece no ensino de Cristo, mas vai além dele, não tem Deus" (2 Jo 1:9).Esses textos nos dizem exatamente como permanecer em Cristo e o que acontecerá se fizermos isso. Não é demais?! Deus nos deixou um mapa com todas as orientações para encontrarmos o caminho de volta para casa. Não precisamos chorar, não estamos perdidos. Estamos no caminho certo. Aliás, estamos quase lá. Mas cuidado! Não tire seus olhos do mapa, não se distraia pelo caminho. Seu Pai está esperando ansioso a sua chegada. Boa viagem!Pense: "Conservemos os olhos em Jesus e Ele nos preservará. Olhando para Jesus estamos seguros. Coisa alguma nos poderá arrancar de Sua mão. Contemplando-O constantemente seremos 'transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor'" (Caminho a Cristo, p. 72).

Sete Atitudes que Levam a Igreja ao Fracasso

1) Não freqüente a Igreja, mas quando for lá, procure algo para reclamar.
Se comparecer a qualquer atividade, encontre falhas no trabalho de quem está lutando pela obra de Deus, entretanto, sem indicar o caminho para corrigir as mesmas.
2) Nunca aceite incumbência, lembre-se de que é mais fácil criticar do que realizar.
Se os líderes pedirem a sua opinião sobre o assunto, responda que não tem nada a dizer. Depois, espalhe como deveriam ser as coisas.
3) Não faça mais do que somente o necessário. Porém, quando os líderes estiverem trabalhando com boa vontade e com interesse para que tudo corra bem, afirme que sua Igreja está dominada por um grupinho.
4) Não leia os cartazes no mural da Igreja e não ouça os avisos no programa de rádio. Afirme que ambos não trazem nada de interessante, e, melhor ainda, diga que não os recebe regularmente.
5) Se for convidado para um departamento qualquer, recuse alegando falta de tempo e depois critique com afirmações do tipo : "Essa turma quer é ficar sempre nos mesmos cargos ...".
6) Quando tiver divergência com um líder, procure com toda intensidade impor-se.
Coloque-se sempre na posição defensiva ou de ataque.
7) Sugira, insista e cobre a realização de cursos, cultos à noite, palestras e novas programações. No entanto, quando a Igreja realizá-los, não se inscreva nem compareça.
Se tiver oportunidade de dar sugestões, não o faça. Se a liderança não adivinhar as suas idéias e pontos de vistas, critique e espalhe a todos que é sistematicamente ignorado.
Após toda essa colaboração espontânea, quando cessarem as publicações, as reuniões e todas as demais atividades, enfim, quando a Igreja morrer, estufe o peito e afirme com orgulho: Eu não disse?

Que coisa feia!
Lamentavelmente, existem pessoas que querem acabar com a obra de Deus. Mas o que é de Deus permanece e as pessoas passam.

Dia Mundial de Oração

Tema: A sabedoria de Deus proporciona novo entendimento.
O DMO de 2008, foi elaborado por mulheres cristãs da GUIANA. A Guiana está situada na costa setentrional da América do Sul.
O Dia Mundial de Oração neste ano de 2008 comemora 70 anos no Brasil. Em 1938 mulheres da Igreja Presbiteriana do Brasil, iniciaram a celebrar com o apoio das mulheres metodistas.
Em 1954, as mulheres da OASE (IECLB) passaram a celebrar o DMO; a seguir outras Igrejas também aderiram ao movimento.
Em 1988, ano do Jubileu de Ouro do DMO – Brasil, coube às brasileiras o preparo da liturgia do culto anual, sob o tema “PORTAS ABERTAS”.
Transcrevemos a benção que consta no livreto da celebração de 2008:
BÊNÇÃO:
“Possa a força de Deus nos sustentar.
Possa o poder de Deus nos manter.
Possa a sabedoria de Deus nos ensinar.
Possa a mão de Deus nos envolver.
Possa o escudo de Deus nos proteger.
Possa o exército de Deus nos guardar contra as ciladas do mal e as tentações do mundo.
Que Cristo esteja conosco, adiante de nós,
Dentro de nós, e acima de nós.
Que a tua salvação, ó Senhor seja sempre nossa no dia de hoje e para sempre.
AMÉM”.


Lourdi Bender
Delegada do DMO.

Chuva traz Esperança para os Agricultores

Na sexta-feira a tarde, contrariando todas as previsões choveu em Santo Ângelo e circunvizinhanças. Uma boa chuva considerada pelos agricultores de Esquina konrad. Segundo eles foi de 54mm. Todos estavam felizes e animados no culto de sexta-feira à noite. Na oportunidade agradecemos a Deus por mais esta benção que Ele nos concede.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Benção Matrimonial Ecumênica aproxima as Igrejas IECLB com a Igreja do Evangelho Quadrangular


Hoje a tarde o P. Claudio De Marchi da Igreja Evangélica de Confissão luterana no Brasil se encontrou com a pastora Juliana Meneghetti para dialogarem a respeito da celebração de benção matrimonial que unirá dois jovens; Rogério Schirmer e Catarina Goncalves Morais. Esta celebração será no dia 23 de fevereiro de 2008, às 19h na Igreja do Evangelho Quadrangular em Santo Ângelo. No encontro os pastores acertaram os detalhes da celebração e o que cada um vai coordenar.

Que Deus possa abençoar estes jovens que estão formando uma família e que esta benção também possa ser no sentido de aproximar as Igrejas em Jesus Cristo.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Matéria para o jornal Mensageiro

Quaresma, Tempo de Deserto

A Quaresma é o tempo privilegiado da peregrinação interior até Àquele que é a fonte da misericórdia. Nesta peregrinação, Ele próprio nos acompanha através do deserto da nossa pobreza, amparando-nos no caminho que leva à alegria intensa da Páscoa. Mesmo naqueles «vales tenebrosos» de que fala o Salmista (Sl 23, 4), enquanto o tentador sugere que nos abandonemos ao desespero ou deponhamos uma esperança ilusória na obra das nossas mãos, Deus nos guarda e nos ampara. Sim, o Senhor ouve ainda hoje o grito das multidões famintas de alegria, de paz, de amor. Hoje, como aliás em todos os tempos, elas se sentem abandonadas. E, todavia, mesmo na desolação da miséria, da solidão, da violência e da fome que atinge indistintamente idosos, adultos e crianças, Deus não permite que as trevas do horror prevaleçam. Jesus, ao ver as multidões, encheu-se de compaixão por elas» (Mt 9, 36). À luz disto, queria deter-me a refletir sobre uma questão muito debatida pelos nossos contemporâneos: o desenvolvimento. Também hoje o «olhar» compassivo de Cristo pousa incessantemente sobre os homens e os povos. Olha-os ciente de que o «projeto» divino prevê o seu chamamento à salvação. Jesus conhece as insídias que se levantam contra esse projeto, e tem compaixão das multidões: decide defendê-las dos lobos, mesmo à custa da sua própria vida. Com aquele olhar, Jesus abraça os indivíduos e as multidões e entrega-os todos ao Pai. Este período, nós somos convidados para ir ao deserto. Ao deserto da nossa alma. E neste deserto somos convidados a enfrentar as nossas tentações. E assim como Jesus: Mt 4. 1-11 sairmos vencedores, renovados na fé e fortes para os dramas e conflitos existenciais. Boa quaresma querido leitor.

Diácona em Três Passos


A Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Três Passos recebeu como Diácona Cátia Patrícia Berner, que iniciou sua atividades no dia 15/01/2008.
Ela é casada com Mauro M. Wentz e tem uma filha, Amanda B. Wentz de um ano. Cátia realizou seu período prático na Paróquia de Córrego da Peneira-ES.

Jornal, Edição de Páscoa


Hoje de manhã nos reunimos para planejar a edição de Páscoa do jornal "O Sinodo". Vamos abordar nesta edição o tema e o lema da Igreja para 2008. Também, iremos trazer uma reflexão teológica resgatando a história da Páscoa. Estamos lembrados do Acampamento de jovens Repartir Juntos e iremos divulgar o material que a equipe de comunicação nos passar. E falando em jovens, nós teremos uma matéria sobre o dia da juventude. Tendo em vista o dia do Índio em abril também iremos trazer um artigo sobre a questão indígena.

Estiveram presentes na reunião:

Rubens Schneider

P. Claudio De Marchi

P. Renato küntzer

Gladis Maria Endres.

domingo, 10 de fevereiro de 2008

A Bela Lívia Jaeger


Aniversário de Lívia Jaeger


Dia 6 de fevereiro de 2008, Lívia Jaeger, filha de Leandro e Patrícia Jaeger completou seu primeiro aninho. E no dia 9 de fevereiro, ela comemorou o seu aniversário junto com os amiguinhos no Clube Gaúcho. À Lívia as mais ricas bençãos dos céus. Felicidades papai, mamãe e maninho Artur.

Renovar o Compromisso Matrimonial, Renovar as Alianças


Bodas de ouro é algo emocionante na vida do casal.

sábado, 9 de fevereiro de 2008

A Celebração de Bodas de Ouro é um Momento Importante na vida da Família


Arlindo e Ilca Wilkomm estavam radiantes com os seus familiares.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Bodas de ouro Arlindo e Ilca Wilkomm dia 9 fevereiro 2008


Deus tem as suas razões que a própria razão muitas vezes desconhece. Nós não sabemos quais são os desígnios de Deus, mas vivemos sobre a sua orientação. Desígnio este que Arlindo e Ilca também não conheciam enquanto estudaram juntos na mesma escola. E a escola funcionava, aqui na comunidade Evangélica de Vitória. Arlindo teve que amadurecer muito rápido, pois ficou órfão de mãe com 7 anos de idade e órfão de pai com 17 anos. A vida era muito difícil, pois o trabalho árduo e constante era sem dúvida rigoroso. Ilca teve a felicidade de conviver durante muito tempo com os seus familiares, pois inclusive chegou a participar das bodas de diamantes dos seus pais. Deus colocou Arlindo e Ilca no mesmo caminho, pois se apaixonaram e se enamoraram e o casamento aconteceu no dia 8 de fevereiro de 1958 na Comunidade Evangélica de Colônia Vitória. Foi um dia muito especial, quanta alegria. Eles enfrentaram muitas dificuldades no inicio da vida matrimonial, os ajustes, as adequações. Mas são vencedores. Depois vieram os filhos, 7 filhos: Silvia, Sérgio, Rogério, Sônia, Célia, Élbio e Flávio. Arlindo e Ilca sempre tiveram os filhos por perto, eles trabalhavam juntos. Eles passaram muitos e bons ensinamentos aos filhos, muito zelo, educação e principalmente os valores morais. Arlindo e Ilca com certeza sempre foram e continuam sendo espelhos para os seus filhos, pois participaram em várias diretorias em comunidades, escolas, igreja e CTG. Eles são membros muito ativos na comunidade e procuram se fortalecer na fé através das palavras de Jesus. Deus marcou um para o outro e juntos eles se complementam e se completam.
É esta a história extremamente reduzida da vida do casal wilkomm que não foram só rosas, os espinhos também estiveram presentes, em algumas etapas de suas vidas, mas graças ao bom Deus. Em quem sempre depositaram toda a confiança. Hoje estão comemorando os seus 50 anos de união conjugal, juntamente com toda a sua família reunida, que é para eles a maior alegria e satisfação, a maior graça que o bom Deus lhes poderia dar, e por este motivo que é para ambos uma benção. Eles agradecem a Deus diariamente ao bondoso Pai das alturas que continue abençoando a sua família até o fim de suas vidas. Em nome de Jesus. Amém

Culto de Cinzas em Santo Ângelo


No dia 6 de fevereiro de 2008, às 19:30, ocorreu o culto de cinzas, ou culto penitencial em Santo Ângelo. O tema do culto foi o arrependimento focalizado nos textos de Jonas 3. 1-10 e Lc. 12.29-32. Depois da reflexão todos foram convidados e desafiados a passar pelas cinzas da conversão.


Agradecemos a Deus pela presença dele em nosso meio e pela inspiração que ele nos dá.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Texto para o Jornal Mensageiro

40 Anos
A duração da Quaresma está baseada no símbolo do número quarenta na Bíblia. Nesta, é falada dos quarenta dias do dilúvio, dos quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias e Moisés e de Elias na montanha, dos quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública, dos 400 anos que durou o exílio dos judeus no Egito. Na Bíblia, o número quatro simboliza o universo material, seguido de zeros significa o tempo de nossa vida na terra, seguido de provações e dificuldades. Na Quaresma, Cristo nos convida a mudar de vida. A Igreja nos convida a viver a Quaresma como um caminho a Jesus Cristo, escutando a Palavra de Deus, orando, compartilhando com o próximo e praticando boas ações. Nos convida a viver uma série de atitudes cristãs que nos ajudam a parecer mais com Jesus Cristo, já que por ação do pecado, nos afastamos mais de Deus. Por isso, a Quaresma é o tempo do perdão e da reconciliação fraterna. Cada dia, durante a vida, devemos retirar de nossos corações o ódio, o rancor, a inveja, os zelos que se opõem a nosso amor a Deus e aos irmãos. Na Quaresma, aprendemos a conhecer e apreciar a Cruz de Jesus. Com isto aprendemos também a tomar nossa cruz com alegria para alcançar a glória da ressurreição.
P. Claudio De Marchi

terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

IECLB Envia Pastor Para Buriti


A partir de 15 de janeiro de 2008 a Paróquia Evangélica de Buriti tem como obreiro o Pastor Vilson Luiz Hining. Como este é o seu primeiro campo de trabalho o processo aconteceu por envio. Pastor Vilson é casado com Sônia Mara Duarte Hining e o casal tem um filho, Pedro Henrique de quatro anos.
Sua ordenação deverá acontecer assim que a Presidência da IECLB confirmar a data.
O Pastor fez o seu estágio na Paróquia Ev. de Esteio-RS e o PPHM na Paróquia Ev. de Três Coroas-RS.
É um momento novo que deve integrar e promover a comunhão e reconciliação.
Desejamos a família boas vindas.


Olinda S. Hergert

domingo, 3 de fevereiro de 2008

A comunidade e o Pastor




Eis a cozinha funcionando a todo vapor e o churrasco também.




O Presidente da Comunidade de Entre Ijuis


O presidente Vilmar Koch da comunidade saudou a todos e agradeceu a presença de todos. Ele também falou sobre as dificuldades que a comunidade encontrou para construir o pavilhão multiuso. Ele disse que a comunidade começou com 25 famílias e hoje ela tem 45 famílias em torno de 120 membros.

Culto Festivo


A Comunidade Evangélica de Entre Ijuis comemora 10 anos de existência com o culto festivo e o almoço comunitário. Nesta fotografia Cássia Becker faz uma sintese da história da comunidade de Entre Ijuis.

Culto de Batismo em Santo Ângelo


Neste domingo, tivemos a grata satisfação de participar do batismo de Daniel Leptag. A família do Daniel estava radiante por trazer o filho para receber este abraço de Deus. Parabéns a família e receba a nossa saudação.

sábado, 2 de fevereiro de 2008

Conexão ADSL Quase Grátis

Prezados blogueiros!
Eu tinha a conexão adsl de autenticação com o provedor PS5 (www.ps5.com.br) que no ano passado paguei pelo ano todo 24 reais. Este ano notei que estava difícil para autenticar o login, eu estava tendo que entrar com ping e forçar a barra. E o pior nem fui avisado por email que estava sendo cortado do ps5 pelo vencimento da fatura. A minha surpresa foi verificar o quanto o ps5 estava cobrando neste ano de 2008, 65 reais para o ano. Pesquisa dali e pesquisa daqui, encontrei um provedor melhor que o ps5, é uma parceria entre brasiltelecom e GVT. Este provedor é o adslresidencial.com.br (www.adslresidencial.com.br). Eu fiz imediatamente a inscrição e já recebi por email a confirmação do cadastro e baixei um boleto de 19,90 para o ano todo. E com a vantagem do provedor estar localizado em Santa Maria o que favorece imensamente a velocidade de navegação. Ai, está uma dica boa pra você meu caro internauta. Abraços e bom carnaval, enquanto tu pulas e se diverte, eu oro por ti.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Martinho Lutero o criador do Conceito de Educação Útil

MARTINHO LUTERO
O fundador do protestantismo foi também um dos responsáveis por formular o sistema de ensino público que serviu de modelo para a escola moderna no Ocidente
Autor Márcio Ferrari

Movido pela indignação e pela discordância com os costumes da Igreja de seu tempo, o monge alemão Martinho Lutero (1483-1546) foi o responsável pela reforma protestante, que originou uma das três grandes vertentes do cristianismo (ao lado do catolicismo e da Igreja Ortodoxa). O nascimento do protestantismo teve profundas implicações sociais, econômicas e políticas. Na educação, o pensamento de Lutero produziu uma reforma global do sistema de ensino alemão, que inaugurou a escola moderna. Seus reflexos se estenderam pelo Ocidente e chegam aos dias de hoje. A idéia da escola pública e para todos, organizada em três grandes ciclos (fundamental, médio e superior) e voltada para o saber útil nasce do projeto educacional de Lutero. "A distinção clara entre a esfera espiritual e as coisas do mundo propiciou um avanço para o conhecimento e o exercício funcional das coisas práticas", diz o pastor Walter Altmann, presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. Venda de indulgências foi o estopim da revolta Embora nunca tivesse planejado uma cisão na Igreja, Lutero dedicou a maior parte de sua vida à polêmica doutrinária em torno da fé cristã. Sua produção intelectual foi intensa e erudita, e seus atos, graças ao surgimento da imprensa e do clima de descontentamento social, ganharam vasta repercussão. Apesar da complexidade do cenário, pode-se identificar dois fatores que desencadearam a dissidência de Lutero. O primeiro foi a venda de indulgências pela Igreja. Segundo esse costume, que se iniciou na última fase da Idade Média, os fiéis podiam comprar, de um representante do clero, parte da absolvição de seus pecados. A prática era oficial, aprovada pelo papa e vinha acompanhada de um ritual solene. O comércio de indulgências representava uma espécie de resumo do que havia de mais condenável no comportamento da Igreja daquele tempo: ganância, ostentação, arbitrariedade e mundanismo. As deturpações do cristianismo incomodavam os poderes locais e repugnavam os intelectuais. Lutero sempre havia pregado contra as indulgências, mas o que o levou a realizar um protesto público, em 1517, foi a venda de uma indulgência especial, que oferecia privilégios específicos, lançada pelo Vaticano para financiar a reconstrução da Basílica de São Pedro. Contra ela, Lutero elaborou 95 teses, criticando as práticas eclesiásticas, e afixou-as na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg. Foi o início do conflito entre o monge alemão e a autoridade papal. A segunda grande inquietação de Lutero tinha origem doutrinária e o atormentou durante seus anos de formação. Ele não aceitava o princípio, então dominante no cristianismo, de que a justiça divina se manifestava, no plano terreno, como um julgamento dos atos dos homens. Para Lutero, isso produzia medo e tornava praticamente impossível o sentimento espontâneo de amor a Deus. A indignação de Lutero só se dissipou quando, ao interpretar os Evangelhos, concluiu que os homens vivem por uma graça de Deus e que a justiça divina é revelada pelas escrituras de modo passivo e independentemente dos méritos ou ações de cada um durante a vida. Foi o que se tornou conhecido como doutrina da salvação pela fé. Instrução para fortalecer a cidadeTão importante quanto Lutero para a educação foi Philipp Melanchthon (1497-1560), o "preceptor da Alemanha". Durante o período que Lutero passou impedido de se manifestar publicamente, Melanchthon foi o porta-voz da causa reformista e um dos encarregados de reorganizar as igrejas dos principados que haviam aderido ao luteranismo. Esse trabalho resultou no projeto de criação de um sistema de escolas públicas, adotado pelo estado da Saxônia e depois copiado em quase toda a Alemanha. A reforma da instrução era uma das principais reivindicações das camadas mais pobres da população, insatisfeitas com as más condições de vida e com o ensino escasso e ineficaz oferecido pela Igreja. Esses foram alguns dos motivos da revolta armada dos camponeses, sangrentamente reprimida em 1525. Tanto Melanchthon quanto Lutero — que, entre outros princípios avançados para seu tempo, defendiam a educação também para as meninas - viam na instrução um assunto do interesse dos governantes. "A maior força de uma cidade é ter muitos cidadãos instruídos", escreveu Lutero. Para isso, foi criado um sistema que atendia tanto à finalidade de preparar para o trabalho quanto à possibilidade de prosseguir os estudos para elevação cultural. O currículo era fortemente baseado nas ciências humanas, atribuindo importante função formadora ao estudo da História. Nova classe seria formada por cidadãos cultosA reivindicação pela liberdade de interpretar a Bíblia tornou-se não só um dos pilares da reforma protestante como o princípio fundador do projeto educacional de Lutero, que valorizou a alfabetização e o ensino de línguas — e, mais importante, pregou o acesso de todos a esse conhecimento. Os renovadores religiosos defendiam a formação de uma nova classe de homens cultos, dando origem ao conceito de utilidade social da educação. Lutero tinha um projeto inovador, mas abominava a possibilidade de se tornar porta-voz de qualquer idéia ou ambição revolucionária. Mesmo assim, o surgimento do protestantismo foi ao encontro dos desejos da classe economicamente emergente de comerciantes, para quem a educação representava uma possibilidade de aceitação e ascendência social. Nas primeiras décadas do século 16, o Sacro Império Romano-Germânico era um mosaico de principados mais ou menos independentes. Os interesses político-econômicos do imperador, da Igreja e dos príncipes emperravam uns aos outros. Os príncipes, menos obrigados ao poder papal do que o imperador, viram em Lutero uma possibilidade de se afirmar politicamente contra a autoridade central e de contestar os direitos da Igreja sobre riquezas que se encontravam em seus territórios. O fato de Lutero não acreditar que a salvação da alma estivesse vinculada às ações em vida não implicava descaso pelas coisas mundanas. Ao desvincular as esferas do poder espiritual e do poder temporal, Lutero atribuía ao último a responsabilidade de administração da vontade de Deus — por isso a obediência civil seria um dever moral e a rebelião um pecado. "A ligação entre os dois mundos é a fé, porque os que crêem são também vocacionados para servir o próximo na sociedade", diz o pastor Altmann. Tempo de revolta contra os vícios da IgrejaA reforma luterana foi o mais importante, mas não o único, movimento religioso a confrontar a Igreja entre o final da Idade Média e o início da Idade Moderna. Outras cisões do período foram o calvinismo, liderado pelo suíço João Calvino (1509-1564), e o anglicanismo, oficializado em 1558. Todas essas rupturas misturavam teologia, política e nacionalismo. Elas tinham em comum a reação contra o autoritarismo das estruturas medievais da Igreja e também seus desvios morais. Todas pretenderam renovar o cristianismo, com o ressurgimento da fé considerada autêntica, isto é, individual e interiorizada. Do ramo protestante do cristianismo nasceram várias subdivisões: luteranos, metodistas, batistas e os pentecostais e neopentecostais, conhecidos popularmente no Brasil como evangélicos. O golpe desferido pela reforma luterana na Igreja de Roma foi o tema central do Concílio de Trento, reunião de cúpula do catolicismo que durou 18 anos (de 1545 a 1563). Dele nasceu o movimento conhecido como Contra-Reforma, uma iniciativa em várias frentes para recobrar a imagem de austeridade e o respeito dos fiéis.
Biografia