quarta-feira, 16 de abril de 2014

RELATÓRIO DA PARÓQUIA EVANGÉLICA DE CONFISSÃO LUTERANA ALTO JACUI

     A Paróquia Evangélica de Confissão Luterana Alto Jacuí é constituída, por sete comunidades: Comunidade de Arroio Bonito, Invernadinha, Linha Jacui, Linha São Paulo, São José do Centro, Vila Conceição, e Comunidade de Victor Graeff. A sede paroquial é na Avenida Cochinho, 99 na cidade de Victor Graeff.
Atualmente temos 755 membros titulares, gerando 1.638 pessoas. Este ano, completamos 16 anos de existência, de empenho, dedicação e belos frutos de trabalhos desenvolvidos. O contexto sócio econômico é rural e predomina a cultura da soja, milho e trigo e a pecuária leiteira. A maioria dos nossos membros trabalha com agricultura familiar oriunda de pequenas propriedades e algumas agro-indústrias. Cabe aqui salientar que o êxodo rural está presente em quase todas as comunidades da Paróquia. Os jovens acabam morando em Não Me Toque por causa do trabalho na indústria metal mecânica e comércio em geral e também por causa do acesso a universidade. Estas empresas são bênçãos para o nosso povo.
          Percebemos em algumas comunidades o ingresso de novos membros no período de 2013 a 2014, como foi o caso de Linha Jacuí, Vila Conceição e Victor Graeff, pessoas vindas inclusive de outras denominações religiosas. No ano de 2013, tivemos o término do programa de visitas programadas (pastor e presbitério) iniciado em 2012. Visitas continuam sendo realizadas a doentes e a quem solicitar. Em 2013 tivemos dois eventos paroquiais que merecem destaque. A Paróquia foi avaliada e o trabalho pastoral pela Comissão de avaliação constituída pelo Sínodo Planalto Rio-Grandense. A avaliação foi positiva percebeu-se um sincronismo entre Sínodo, trabalho pastoral, Paróquia, Presbíteros e Pastor. Embora, a avaliação do Sínodo seja boa, precisamos sempre melhorar, nos atualizar, nos aperfeiçoar e temos consciência disto enquanto Paróquia. Em novembro de 2013, a Paróquia apresentou o planejamento estratégico para o Conselho Sinodal reunido na Paróquia de Tapera. A Paróquia tem um plano de atuação para cinco anos, onde já colocamos as prioridades para cada ano. Foi um período de reflexão, de rever conceitos, estratégias de trabalho e síntese.
          Para o ano de 2014, conforme a Assembleia Paroquial realizada no mês de novembro de 2013 a prioridade da Paróquia será o ensino confirmatório. Haverá acompanhamento especial pelo pastor aos jovens, bem como formação para as nossas orientadoras. Já que novo material está vindo para as comunidades. Para isto vamos aproveitar o que o Sínodo nos oportunizará em termos de conhecimento. Estaremos também trabalhando o tema e o lema da Igreja nas celebrações e nos grupos; “Vidas em Comunhão” Procurai a paz na cidade para onde vos desterrei e orai por ela ao Senhor, porque na sua paz vós tereis paz. Jeremias 29.7
          Há grandes possibilidades de recebermos da IECLB um(a) jovem para o período prático de habilitação ao ministério (PPHM). Isto será para agosto de 2014. Mas ainda depende de preparação do pastor com o curso que será realizado em Curitiba no mês de junho de 2014 e da IECLB em relação ao envio do candidato(a).
          Acontecerá no dia 8 de junho de 2014, a partir das 10 horas o “Dia Paroquial da Igreja” na Comunidade de Linha Jacuí. Esta é mais uma iniciativa da Paróquia para unir e congregar as comunidades, neste dia em que se espera a família reunida em torno de Deus com uma programação especial. A campanha Vai e Vem de certa forma já iniciou no começo de janeiro quando as comunidades começaram a destinar coletas para ir somando no decorrer do ano. Embora na Paróquia o momento forte se dê nos cultos de agradecimento pelas colheitas que são nos meses de junho e julho, quando as Comunidades destinam parte para a campanha. Queremos neste ano colaborar de modo eficaz com a Campanha assim como fizemos no ano passado, ultrapassando a meta. Que Deus nos auxilie, pois a missão é Dele e nós somos seus servos.

                                                                                                                Abril de 2014



Dirceu Olair Hoffstaedter                                       Claudio Luiz de Marchi
   Presidente da Paróquia                                                  Pastor  

Nenhum comentário: