No dia 3 de janeiro de 2010 realizou-se o primeiro culto do ano novo na Comunidade de Linha Jacuí. A comunidade estava animada e a Ingrid fez o acompanhamento dos hinos. O culto tematizou o Evangelho de Lc 2.41-52. O texto fala da viagem que a família de Jesus fez por ocasião da Páscoa à Jerusalém. E depois de passarem alguns dias nesta cidade, eles regressam para a Galiléia. Maria e José imaginam que Jesus está voltando com o pessoal da família de João. Depois de um dia de caminhada, quando resolvem verificar se Jesus está coma família de João, percebem que Ele não está com o outro grupo e então voltam correndo para Jerusalém. E depois de muito procurarem, descobrem que Ele está no templo conversando com os doutores da lei. E ficam admirandos ao ver que Ele está ensinando os doutores da lei. Maria se aproxima e questiona Jesus. E Ele responde que está na casa do Pai.
Este é o único texto no evangelho de Lc que narra uma passagem da adolescência de Jesus. E nós percebemos um pouco de rebeldia. Ele não volta pra casa como todos os outros voltaram. O que me anima é que todos os adolescentes são rebeldes salvos raras excessões. Nem Jesus foi esta excessão. Embora o texto bíblico diga que Jesus foi obediente ao seu pai e a sua mãe. Outro elemento que me admira é o fato dos pais de Jesus ao sairem de Jerusalém não irem verificar se o filho estava com a família de João mesmo. Bom, assim eu procederia como pai. Se meu filho voltasse com outra família certamente eu iria ver se ele embarcou direitinho e quando chegaria na nossa casa. Aparentemente, Maria e José andavam com familiares talvez por isto que apareça este excesso de confiança que todos voltariam juntos.
Nós todos somos um pouco rebeldes e muitas vezes nos afastamos do Pai por causa desta rebeldia. A mensagem de atualização do texto bíblico ouviram aqueles que foram no culto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário