quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Encontro de Pastores em Panambi

Tivemos o início dos trabalhos às 09:36h. A meditação foi trazida pelo pastor Danilo que refletiu o texto do evangelho de Mateus 24.3-14. Jesus fala sobre o principio das dores o que deve acontecer quanto ao final dos tempos. Após a reflexão assistimos a um PPS sobre pastores e lobos de autoria de Osmar Ludovico da Silva.

Saudação do pastor sinodal João Willig desejando as boas vindas a todos e rogando a benção de Deus sobre nós e sobre o nosso trabalho durante estes dois dias.

Após isto ocorreu um breve compartilhar. Os colegas compartilham preocupações e felicidades. Pastor Eloi compartilhou duas preocupações: A morte do sobrinho e a crise que a nossa Igreja enfrenta em Xingu. Pastor Gerson compartilhou a alegria da gravidez da esposa. Pastor Valter também compartilhou a alegria da gravidez da esposa. Pastor Joaquim também compartilha a alegria da gravidez da esposa. O candidato ao ministério pastoral Natanael compartilha a felicidade do envio e também a gravidez da esposa. Pastor Ademir compartilha a preocupação dos pastores de outras Igrejas que iludem o povo em nome da fé. Pastor João compartilhou a data da benção matrimonial com Sonja no dia 20 de fevereiro de 2009, às 20 horas em Tapejara cachoeirinha.

O pastor Jairo dos Santos preparou o tema: Creio na ressurreição do corpo. Nós lemos a apostila que o pastor Jairo escreveu e o assunto foi polemizado. O grande problema mencionado pelo grupo é a dicotomia que separa corpo e alma, provavelmente herança da cultura grega, espalhada pelo mundo pela helenização. A idéia que perpassou a reflexão é a que o ser humano é uma unidade corpo e vida. Quando morre a vida ela permanece ainda viva em Deus naqueles que crêem. Ainda mencionamos a compreensão de morte dos católicos e a compreensão de morte dos espíritas. Estas compreensões acabam sendo absorvidas pelos evangélicos de Confissão Luterana. Resgatar a compreensão luterana é o grande desafio.

O pastor Rudi Kirst falou sobre as avaliações no Sinodo Planalto Riograndense. Algumas paróquias e obreiros estão sendo avaliados. Pastor Rudi lembra que todos os que estão sendo avaliados precisam encaminhar os relatórios, formulários e pareceres para a secretaria do Sinodo.

A convenção de obreiros que ocorreu no daí 13 de outubro de 2009 em Curitiba realizada pela IECLB foi avaliada como positiva.

Planejamento e agenda para 2010. Nós passamos a agenda com o pastor sinodal e examinamos aquelas datas que estavam atritando e corrigimos. Posteriormente, o pastor Elói falou sobre o impasse entre Igreja Evangélica e o poder público no Xingú. A conferência solidarizou-se com o sofrimento do colega. E mencionou-se a possibilidade de mobilizar os pastores para um culto no Xingú em apoio e solidariedade ao colega e ao nosso povo de lá. Terminando este momento alguns colegas foram jogar futebol e outros ficaram conversando sobre a vida nas famílias e Paróquias.

Nenhum comentário: