quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Pão e Hóstia, Qual a Diferença?


Pastor Eloir Carlos Ponath

Tradicionalmente, em nossas comunidades, usamos a hóstia nas celebrações da Ceia do Senhor. Porém, em muitas celebrações é utilizado o pão caseiro. Qual é a diferença? É impotante saber que hóstia é pão. A hóstia é sem fermento e está ligada ao fato de que, na instituição da Ceia, Jesus usou este pão (sem fermento), pois era época da festa dos Pães sem Fermento ou pães asmos ( Mt 26.17-30). Por outro lado, para nós, evangélicos de confissão luterana, importa o fato de que Jesus não se utilizou de algo que estava fora do contexto ou fora do alcance das pessoas comuns. Ele usou o pão diário, com o qual as pessoas se alimentam. Ele usou o pão que estava na mesa. Com isto, Ele se revela a nós como alimento diário para a pessoa cristã, o alimento para a nossa fé, Jesus diz: Eu sou o pão da vida (jo 6.35).
A pergunta deveria ser Existe diferença entre pão e hóstia? Na forma, na preparação e no nome, sim. No entanto, para a celebração da Ceia do Senhor, ambos nos fazem perceber o Corpo de Cristo, que é dado em favor de nós, que Nele cremos (Lc 22.19).
Nas primeiras comunidades cristãs, a Ceia do Senhor era uma refeição completa, que tinha como marca a partilha (At 2.46). O partir do pão, aquele pão com o qual nos alimentamos, vem a ser o centro da vida da comunidade. Por meio do Pão e do cálice, fraternalmente partilhados, recebemos o Cristo vivo, ressureto: que sustenta a fé, que conduz para a reconciliação, que anuncia e concede o perdão e que desperta para o testemunho em ações concretas no dia-a-dia. Este é o pão da vida oferecido a nós em Jesus Cristo.
fonte: Jorev

Nenhum comentário: