O objetivo do blog é divulgar o trabalho pastoral realizado na Paróquia Evangélica de Confissão Luterana Alto Jacuí.
segunda-feira, 20 de abril de 2009
sábado, 18 de abril de 2009
Esclarecimento Sobre a ULBRA
1. Há no Brasil mais de uma igreja luterana. As duas maiores são a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e a Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB).
2. A Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) – ou qualquer uma de suas instituições, sínodos, paróquias e comunidades – não tem nenhum vínculo com a ULBRA, entidade esta vinculada a uma comunidade da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB) .
3. Mesmo sem nenhuma ligação, a IECLB se entristece e lamenta profundamente que a situação enfrentada pela referida universidade esteja causando um impacto negativo às comunidades luteranas em geral, bem como ao conceito de identidade luterana, tão caro a esta igreja.
4. Esperamos que as causas e eventuais responsabilidades sejam esclarecidas o quanto antes, e, principalmente, que os direitos das comunidades escolares e da saúde sejam plenamente resguardados.
quarta-feira, 15 de abril de 2009
Os Jovens na Igreja
Simpósio celebra os 60 anos de IECLB Em Nível Nacional
Realizado no contexto das comemorações dos 60 anos da IECLB em nível nacional, o objetivo do simpósio é avaliar a contribuição e os entraves da eclesiologia luterana no contexto religioso plural brasileiro.
“O tema da eclesiologia coloca a IECLB diante de desafios que a fazem refletir sobre a sua confessionalidade em meio à diversidade religiosa do nosso país”, destacou o coordenador do simpósio, prof. Dr. Wilhelm Wachholz.
O evento de São Leopoldo também presta homenagem ao pastor Dr. Ernesto Theóphilo Schlieper pelo jubileu de seu nascimento (1909) e falecimento (1969).
Schlieper foi destacado líder que conduziu a IECLB no período pós Segunda Guerra Mundial, quando a igreja buscava um caminho e uma orientação para fortalecer a sua presença no Brasil.
A palestra de abertura do evento será ministrada pelo prof. Dr. Guillermo Hansen, que dissertará sobre Luteranismo e Ecumenismo. Na noite do dia 2, os pastores Harald Malschitzky e Rolf Droste apresentarão um painel sobre o pensamento eclesiológico de Schlieper em perspectiva luterana e ecumênica.
OASE em Arroio Bonito
A Seca
terça-feira, 14 de abril de 2009
Culto de manhãzinha na Praça
sábado, 11 de abril de 2009
Feliz Páscoa
Desejo a você saúde, felicidades, alegria, equilíbrio, harmonia e que consiga ir além das etapas ordinárias e descubra resultados extraordinários.
Que continue tentando alcançar suas estrelas. Que realize seus sonhos.
Que reconheça em cada desafio a oportunidade, e seja abençoado com o conhecimento de que tem a habilidade para fazer cada dia especial.
Que tenha bastante riqueza para atender suas necessidades, e sempre lembre que o tesouro real da vida é o amor.
Agradeço o seu carinho e agradeço por todas as maneiras que somos semelhantes e todas as maneiras que somos diferentes.
Agradeço a Deus, do fundo do coração, com um sorriso interno que eu desejaria que todos pudessem ver... A Ressurreição do Mundo. Pois ainda não entendiam a Escritura, segundo a qual Jesus devia ressuscitar dentre os mortos... (João 20:9).
Pela lei fundamental da natureza, todas as coisas se renovam constantemente, cumprem um ciclo e se renovam.
Deus deu-nos as estações - cada uma com suas próprias belezas e razão, cada uma significando uma benção, uma alegria, e o sentimento do amor.
Deus deu-nos sonhos - cada um com seu próprio segredo, cada um emitido para dar-nos sentimentos de inspiração, esperança, e tranqüilidade.
Deus deu-nos a luz do sol, o arco-íris e a chuva, a beleza e a liberdade da natureza para ensinar-nos a sabedoria.
Deus deu-nos milagres em nossos corações e vidas, coisas pequenas que acontecem no dia a dia, para nos lembrar que estamos vivos.
Deus deu-nos a habilidade de enfrentar cada novo dia com coragem, sabedoria, e um sorriso de saber.
Saber que seja o que tivermos que enfrentar é mais fácil com Deus habitando em nossos corações.
Sobretudo, Deus deu-nos amigos para ensinar-nos sobre o amor e para guiar-- nos através deste mundo, e Ele está sempre disponível para ajudar-nos para uma compreensão maior e compartilhar e dar mais amor.
quinta-feira, 9 de abril de 2009
Celebração de Páscoa nas Escolas
quarta-feira, 8 de abril de 2009
Mensagem de Páscoa do Presidente da IECLB
Prezados/as obreiros, obreiras e lideranças de comunidades e instituições da IECLB:
“Manhã de domingo, bem cedinho. Tudo calmo e escuro. Ainda não havia amanhecido. Várias mulheres, entre elas Maria Madalena, Joana e Maria, mãe de Tiago, foram ao túmulo. Foram lá perfumar o corpo de Jesus. Mas viram que a pedra tinha sido removida. Quando entraram, perceberam que o corpo de Jesus não estava lá. O que teria acontecido? Para onde teriam levado Jesus? Quem o teria feito?”, escreve o P. Presidente da IECLB, Walter Altmann, na sua mensagem de Páscoa.
Susanne Buchweitz, Assessora de Imprensa da Presidência da IECLB
Quinta-feira Santa e a Instituição da Ceia
Uma nova proposta sustenta que a Última Ceia deriva de um simples relax para tirar o estress compartilhada semanalmente por pequenos grupos de homens judeus, geralmente por um rabino e seus discípulos. Seu propósito era prepará-los para o sábado ou para uma festa tinha um caráter religioso. Consistia numa prática religiosa seguida por uma refeição simples, de pão comum e vinho misturado com água, passando o copo um ao outro, e por orações. Esta refeição era conhecida como a “Kiddush” e se observava comumente em círculos piedosos de então, especialmente em círculos messiânicos. É quase seguro que nosso Senhor e seus discípulos estavam acostumados a participar desta refeição comunitária nas vésperas de cada sábado e festas: assim, a “Última Ceia” foi à última delas que compartilharam. Se a Páscoa tivesse começado na “noite em que foi traído”, nosso Senhor não teria podido ser julgado e executado neste mesmo dia, porque era contra a lei dos judeus celebrar um juízo ou uma execução durante a Páscoa. (...)
O caráter da Última Ceia era diferente da Páscoa. A Páscoa era um festa estritamente familiar; a “Kiddush” sempre era observada por um grupo de amigos homens. Durante a Páscoa se oferecia um cordeiro pascal; isto falta na Última Ceia, embora essencial para a Páscoa. Era necessário também pão sem levedo, mas na “kiddush” se usava sempre pão comum levedado; todos os relatos assinalam especificamente que na Última Ceia se comeu pão comum. Na Páscoa se usavam vários copos; na Última Ceia, como na “kiddush”, só houve um copo. Durante a Páscoa lia-se invariavelmente a passagem que narra o êxodo do Egito; não há menção alguma disto na Última Ceia.
*Willian D. Maxwell. El culto cristiano; su evolución y sus formas. Buenos Aires, Methopress, 1963. pp. 19-21. Reverendo da Igreja Presbiteriana.
segunda-feira, 6 de abril de 2009
O Símbolo do Peixe no Cristianismo
ICHTHUS
A palavra grega para peixe é ICHTHUS e as suas cinco letras formam o acrônimo grego com a frase:
Iesus Christus Theou Yicus Soter, que quer dizer: Jesus Cristo filho de Deus Salvador.
O desenho de um peixe tornou-se símbolo dos primeiros cristãos que, em tempos de perseguição, o usavam como sinal secreto da fé.
Onde, para um cristão identificar se uma outra pessoa era irmão na fé, desenhava um arco na areia. Se a outra pessoa era cristã, desenhava o arco ao contrário, formando assim, o desenho de um peixe.
Com o passar dos anos a figura do peixe associou-se então ao Cristianismo.
Semana Santa
Um decreto papal estabeleceu o Domingo da Ressurreição como a data mais importante do ano eclesiástico. Ele é celebrado sempre no domingo seguinte à primeira lua cheia da primavera no Hemisfério Norte e do outono no Hemisfério Sul.