quarta-feira, 9 de novembro de 2016

NA ORAÇÃO EM COMUM ENTRE CATÓLICOS E LUTERANOS, EM LUND, SUÉCIA.


1. Em sua homilia o Pastor Martin JUNGE, chileno, secretário geral da Federação Luterana Mundial - FLM, salientou que "as pedras que venhamos a ter em nossas mãos no futuro não sejam para ser arremessadas uns contra outros nem para construir muralhas que nos separem, mas para construir casas compartilhadas e a mesa na qual venhamos a celebrar em comum a Eucaristia". 
2. O PAPA Francisco expressou gratidão à Reforma por ter trazido a Bíblia para o centro da vida da Igreja e exaltou a espiritualidade de Lutero, ao colocar sua fé num Deus misericordioso que nos justifica por graça.
3. Momento tocante quando foram lidos os cinco imperativos para o diálogo católico-luterano do futuro e cinco crianças conduziram, sucessivamente, pequenas velas que acenderam as grandes velas ladeando a grande e colorida cruz salvadorenha sobre o altar. 
4. Intensamente aplaudidos, o Papa Francisco e o Bispo Munib Younan, presidente da FLM, assinaram declaração conjunta, após o que se abraçaram fraternalmente. Aliás, calorosos abraços de paz já tinham sido intercambiados mais cedo durante a cerimônia.

Nenhum comentário: