domingo, 29 de abril de 2012

Nova Coordenadora Sinodal da Juventude Evangélica



Após a Oficina de lideranças da Juventude Evangélica que ocorreu nos dias 27 a 29 de abril de 2012 em Panambi, ocorreu também a Assembléia da Juventude Evangélica que elegeu como coordenadora da JE Sinodal a jovem Andréia Weber. A jovem Daniela F. Schreiner foi eleita delegada para representar o nosso Sinodo no Congresso Nacional da Juventude. A Paróquia Alto Jacuí está em estado de graça, pois afinal foram duas jovens escolhidas do nosso meio. Nós parabenizamos ambas e desejamos votos de felicitações pela eleição e um bom trabalho no nosso Sínodo. Vocês podem e devem contar com o nosso apoio. Um grande abraço da diretoria Paroquial e do vosso pastor.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Encontro Paroquial de Cantos Cancelado


Jovens da Paróquia Alto Jacuí já Estão na Oficina de Lideranças

Na tarde do dia 27 de abril de 2012, o pastor levou os 4 jovens: Susan, Daniela, Artur e Andréia e deixou-os dentro do Lar da Igreja em Panambi na mais tranquila e absoluta segurança. O jovem Danton que iria no sábado de manhã desistiu por problemas pessoais. Aos nossos jovens o nosso desejo que aproveitem ao máximo a Oficina de Lideranças e que voltem motivados para o trabalho nos grupos.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Jovens de Victor Graeff Se Preparam para a Oficina de Lideranças




No dia 26 de abril de 2012, às 18 horas, os jovens da Comunidade de Victor Graeff se reuniram nos fundos da secretaria paroquial para se prepararem afim de participar da oficina de lideranças e da Assembléia do COSIJE. Da nossa Paróquia são cinco jovens que irão participar: Daniela, Susan, Artur, Danton e Andréia. Hoje foi o dia das combinações. Os jovens irão levar a Bíblia e bloco de anotações, roupa de cama e materiais de higiene. Os nossos jovens irão em dois momentos. Na sexta-feira a tarde o pastor levará quatro jovens para Panambi no lar da Igreja e no dia seguinte o presidente da Paróquia senhor Dirceu irá levar o outro jovem e também o representante da Paróquia de Ernestina. Os nossos jovens são muito comprometidos com a Paróquia e com o trabalho. Creio que todos irão se comportar muito bem. Os jovens já estão preocupados com o culto de Tomé que irá acontecer no mês de junho. Eles também se comprometeram a auxiliar na preparação do mesmo junto com lideranças da Comunidade de Linha Jacuí e da Paróquia. Como pastor tenho muito orgulho destes jovens pela trajetória de campanhas nas quais projetaram a nossa Paróquia e o trabalho da mesma em um horizonte diaconal ainda mais comprometido do que já era. Um abraço fraternal.

OASE em Linha Jacuí


No dia 26 de abril de 2012, às 14:30 tivemos o encontro da OASE para estudo bíblico em Linha Jacuí. Refletimos o Evangelho de Lucas 24. 36-43, Jesus aparece para os seus discípulos. O que significa aparecer para os seus discípulos? A opinião que se tinha até então era a compreensão Judaica. Os Judeus acreditavam em espíritos, fantasmas, almas de outro mundo. Eles viviam nesta crendice. Jesus ao ser visto pelos seus discípulos ficou admirado  com a reação dos mesmos. Eles acharam que estavam vendo um fantasma. Nós refletimos sobre os nossos fantasmas, os nossos medos. De que você tem medo? Como você enfrenta os teus temores. Jesus é o poder. Quem está com Jesus tem a força de vencer os seus medos, ou de superar os mesmos. A OASE só vai pra frente quando ela descobre isto, que ela é porta voz de Jesus, que ela está ai na comunidade para servir como o Senhor Jesus nos desafiou. Caso contrário não pode nem sequer ser chamada de OASE ( Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas) Eis a nossa missão.  Servir com amor.

Noticiamos o Falecimento de Odelho Rudiberto Berwig

Odelho Rudiberto Berwig
Faleceu dia 25 de abril de 2012 e foi sepultado no mesmo dia no cemitério de Invernadinha.
Alcançou a idade de 87 anos, 6 meses e 5 dias.
A oração em memória será no dia 20 de maio de 2012, às 9 horas na Comunidade de Invernadinha.

terça-feira, 24 de abril de 2012

 
No dia 24 de abril de 2012, às 9 horas, iniciou a Conferência de Pastores do Sínodo Planalto Rio Grandense na cidade de Não Me Toque, mais precisamente no Centro Evangélico. Oração inicial enviada pelo pastor Luciano Miranda Martins que não pode estar presente, mas foi conduzida pela pastora Sonja. Nós também refletimos sobre o texto  de domingo que vem Atos 4.5-10. Após, alguns colegas compartilharam suas preocupações que são confidenciais. O Pastor Emérito Rudi Kich nos trouxe informações referentes a Assembléia Sinodal que será realizada no dia 26 de maio de 2012 em Chapada. Nós teremos um tema. E provavelmente será o tema do ano em forma de pregação no culto de abertura. Na parte da tarde vamos trabalhar em câmaras. O que foi constatado é que todos os relatórios foram enviados ao Sínodo, mas nem todos seguiram a orientação de fazer seguindo os eixos temáticos. O que o Sínodo deseja é que os presbíteros leiam os relatórios para que os mesmos possam ser trabalhados pela parte da tarde. Os pastores vão estar nas diversas câmaras.
O café e credenciais das 8 horas até as 9 horas.
O inicio da Assembléia Sinodal será 9 horas pontualmente. e o término está previsto para as 16:30.
Segundo o pastor Cesar Neivert a edição de maio dos casais reencontristas está completa. Há também um Conselho Sinodal dos reencontristas que se reúne conforme a necessidade.
A pastora Sonja agradeceu aos colegas que enviaram o material conforme solicitação  na última conferência, sendo que a mesma irá participar de um encontro sobre diaconia em Porto Alegre e por isto precisava do material para mostrar o que estamos fazendo nas nossas Paróquias.
Pastor Ricardo falou e entregou material para os jovens que irão participar  da Oficina de Lideranças em Panambi, nos dias 27 a 29 de abril de 2012 e comentou que há duas vagas por Paróquia. Disse ele que para o Congrenaje Festart o Marcelo Friske vai organizar o transporte e que custará em torno de 100 reais o transporte e mais 100 reais a Inscrição.
A OASE terá o encontro de núcleo no dia 16 de maio de 2012 em Carazinho. O tema será o perfil da mulher luterana.

O pastor sinodal nos informou que há um curso de Capacitação Para Educação Cristã voltada para Culto Infantil na EST realizado via internet. A Inscrição custa 100 reais e poderá ser realizada até o dia 25 de abril de 2012.
Um assunto que mereceu a atenção dos pastores foi o termo de atividade ministerial e a avaliação dos pastores  e campos de trabalho. Acreditamos que tal assunto merece a nossa atenção especial. Por isto voltaremos a conversar na próxima Conferência de Obreiros no dia 22 de maio de 2012 em Panambi..
A nova representante da OGA no nosso Sínodo é a pastora Dulce.

domingo, 22 de abril de 2012

Celebração do Culto de Domingo em Victor Graeff



Na Comunidade de Victor Graeff celebramos o culto no dia 22 de abril de 2012, às 10 horas. Quero salientar a presença dos confirmandos e também o Culto Infantil que foi coordenado pelas nossas amigas Ana e Mônica. E neste domingo contamos com 8 crianças que participaram de um culto pensado especialmente para elas. Nós refletimos na Comunidade o texto do Evangelho de Lucas 24.36-43 "A presença de Jesus Cristo ressuscitado espanta os nossos fantasmas". O grande objetivo de Jesus no Evangelho é provar aos discípulos que ele está vivo; que Ele não era nenhum Espírito e nenhum fantasma, mas sim o verdadeiro, vivo e vitorioso vencedor sobre a morte e que agora tinha om poder e o domínio sobre os terrores da morte, do diabo e de todos os anjos e espíritos. Jesus se apresentou aos discípulos para dizer e provar a eles que ele era o Filho de Deus, que venceu a morte e que agora estava junto deles, não só naquele momento, mas que estaria junto deles para sempre, livrando-os de todas as superstições, medos e fantasmas, garantindo-lhes a alegria e a paz.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Pastor e Presidente Visitam Membros da Comunidade de Vila Conceição

Nos dias 18 a 20 de abril de 2012, o pastor Claudio  e o presidente Ari Beno Kaipers de Vila Conceição visitaram os membros da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. A Comunidade de Vila Conceição tem 25 membros, podemos dizer  em torno de 25 famílias. E destas 25 famílias a metade mora na cidade de Não Me Toque. Nós fomos bem recepcionados por todas as famílias. O que constatamos é a preocupação em manter a propriedade neste ano difícil de poucas colheitas. A preocupação dos nossos amigos de Vila conceição está em ter pasto suficiente pras vacas e ter o necessário para tratar a família com dignidade. No momento em que o pastor e o presidente da comunidade visitam as famílias eles aproximam a Igreja das famílias e das suas preocupações. As pessoas vão sentir que a Igreja está do lado delas para apoiá-las e trazer uma palavra de esperança em meio a situação que exige certos cuidados. Esta comunidade é unida e já demonstrou isto em relação ao trabalho e aos cultos. A presença nos cultos tem sido bem satisfatória e as pessoas são muito amigas umas das outras. O que pude observar como pastor é que há muitos parentes, um é praticamente parente do outro e assim se forma uma rede que vai além da comunidade. É uma rede de famílias que se unem e trabalham em prol das suas famílias, mas também da comunidade. Um abraço aos amigos de Vila Conceição, obrigado pelo carinho e pelos presentes.

Estamos em Visita a Comunidade de Vila Conceição

O meu agradecimento especial a dona Walburga Tiggemann que assumiu a reflexão do encontro de OASE em Victor Graeff para que eu pudesse continuar com as visitas que estava fazendo aos membros da Comunidade de Vila Conceição. Dona Walburba usou o roteiro da OASE para refletir o tema "Preencher o tempo com vida". Obrigado pela ajuda.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Domingo é Dia Nacional da Diaconia - 22 de abril de 2012

No dia 22 de abril de 2012, 3º domingo de Páscoa, celebramos na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - IECLB, o Dia Nacional da Diaconia, instituído em 1997.

O Dia Nacional da Diaconia tem por objetivo promover a reflexão sobre Diaconia nas nossas comunidades e também nas organizações confessionalmente vinculadas à IECLB.

A Diaconia é a resposta de fé em Jesus Cristo na forma de serviço em favor da humanidade e da criação. “

Observação: Foi enviado pela Secretaria Geral da IECLB para todos os Ministros e Ministras alguns  Subsídios Bíblicos e proposta de Liturgia.

Logo da Diaconia

terça-feira, 17 de abril de 2012

OASE na Casa de Vilma Lindemann



 No dia 17 de abril de 2012 na Comunidade de Linha São Paulo na casa da dona Vilma Lindemann ocorreu o encontro de estudo bíblico. Estudamos o texto de 1 João 1.1-7 que fala na presença viva de Deus entre nós através da ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo e nos convida a sermos luz neste mundo nebuloso em que vivemos. O grande questionamento foi: Como poderemos estreitar os laços entre nós e assim fazer acontecer mais comunhão? Como fazer mais comunhão na família? Como fazer mais Comunhão na Comunidade? Como fazer mais comunhão entre vizinhos e assim por diante. As intervenções foram as mais variadas possíveis. O grupo é bem participativo. Quem esteve em evidência na ocasião foi a dona Vilma. Ela sempre foi muito atuante na OASE e está com 91 anos de idade, encontra-se bastante adoentada. então a OASE no sentido de animar a dona Vilma realizou o encontro de estudo bíblico na sua casa. Ainda as senhoras cantaram em alemão e sapatearam para alegrar a dona Vilma. Ela evidentemente gostou de tudo.

Relatório da Paróquia Alto Jacuí Para Assembléia Sinodal - esboço


RELATÓRIO DA PARÓQUIA ALTO JACUÍ

            A Paróquia Evangélica de Confissão Luterana Alto Jacuí possui na sua estrutura 7 Comunidade: Arroio Bonito, Linha Jacuí, Linha São Paulo, Invernadinha, São José do Centro, Vila Conceição e Victor Graeff. Somamos um total de 781 membros titulares, totalizando 1.685 pessoas. Atua o Pastor Claudio Luiz De Marchi que junto com os presbitérios e demais lideranças assistem a todos os setores de trabalho, os quais destacamos como PONTOS FORTES:
·OASE =  É um dos grupos mais organizados da Paróquia. A OASE são os pilares das comunidades, quando se destacam pela atuação e pelo serviço.
·JUVENTUDE EVANGÉLICA = Grupos perseverantes que se destacam pelas diversas Campanhas que organizam e se engajam para conscientizar as pessoas e  preservar o meio ambiente.
·CULTO INFANTIL = Está sendo motivado na Paróquia e três Comunidades contam com orientadoras e um bom trabalho.
·ENSINO CONFIRMATÓRIO = Nós temos orientadoras locais nas comunidades que se preparam e se dedicarem com  assiduidade aos encontros de Ensino Confirmatório.
·PRESBITÉRIOS DAS COMUNIDADES E PARÓQUIA = A paróquia está muito bem de presbitério. Temos: Lideranças responsáveis, atuantes e comprometidas com as comunidades.
·VISITAÇÃO = Há um planejamento de visitas na nossa Paróquia. O pastor Claudio acompanhado da diretoria da Comunidade visa em 1 ano e meio de fevereiro de 2012 a agosto de 2013 em meio as atividades visitar todas as casas dos nossos 781 membros. Até agora foram visitadas 102 famílias correspondendo as comunidades de Arrio bonito e Linha São Paulo.
·CULTOS = Pregações que desafiam para a vivência concreta da palavra de Deus e a conseqüente participação das pessoas que vem crescendo nas celebrações.
·CANTOS =  Nós temos encontros paroquiais de canto e somos acompanhados pelo Juares, que é profissional na área. O pastor também toca e canta animando os cultos que o Juarez não pode estar e a OASE, e os grupos de jovens.
·PROGRAMA DE RÁDIO = O programa de rádio Semeando a Palavra é um sonho que se concretizou na Paróquia. O objetivo do  programa é levar a mensagem de Deus e as notícias todos os domingos das 11 horas às 11:15  na Rádio Ceres ao encontro dos membros especialmente aqueles não tem culto nas comunidades.
· BLOG = O blog é fantástico porque ele visualiza a Paróquia para dentro do mundo, para dentro da sociedade. Ele dá transparência a tudo o que se faz nas comunidades e na Paróquia no trabalho pastoral. Ele é o nosso cartão postal. São 3 anos de atividades somando 40.558 páginas com 1.470 postagens. Está com 37.593 acessos. Em torno de 30 pessoas por dia olham o blog. No Sínodo a nossa Paróquia é a única que tem um blog atualizada com quase tudo o que se faz na Paróquia. Está Sob a responsabilidade do pastor Claudio, tem como objetivo divulgar o trabalho pastoral dentro da Paróquia.

Ambos grupos e setores de trabalho, zelam pela identidade confessional luterana da IECLB. As Comunidades são solidárias, tendo participação efetiva nos âmbitos da sociedade.
Os membros que participam ativamente, são assíduos, colaboradores e tem um amor significativo pela IECLB.


PONTOS FRACOS:
Analisando o número geral de membros, podemos dizer que a participação nos cultos e na vida comunitária ainda não é satisfatória, pois alguns membros só participam da Comunidade por obrigação ou quando precisam de algo, ou quando tem festa, ainda não tem uma abrangência maior do que é ser membro de uma Comunidade. Mas por outro lado, temos sempre que destacar e agradecer por aqueles que estão dispostos, participam  ativamente.


AMEAÇAS:
Devido à globalização, ao agito do mundo, as pessoas estão cada vez mais sem tempo para a igreja e para Deus. As pessoas estão escolhendo outras prioridades e deixando a igreja do lado de fora de suas vidas. Também outras crenças que se propagam cada vez mais, tentando iludir através do impressionismo do show, da música e assim captam nossos membros devido ao esvaziamento espiritual e a falta de fé dos mesmos, pois muitos membros não crêem com perseverança. Existe um vasto mercado religioso no qual cada um vai em busca das suas necessidades e não se pensa mais em Comunidade.


OPORTUNIDADES:
            Incentivar grupos de visitação para visitar os doentes e idosos nas comunidades. Valorizar cada membro e seus dons, incentivá-lo a se engajar em sua comunidade, para posteriormente se integrar e contribuir com sua igreja, tornando a comunidade um ambiente igualmente familiar a todos. Estimular o conhecimento da Palavra e assim difundir a propagação do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo. Diante do êxodo rural motivar os jovens para trabalhar no campo e incentivar a não engrossar ainda mais as Vilas de Não Me Toque. A Igreja precisa ter uma Palavra de orientação que a oportunidade de viver uma vida boa também é aqui no campo, na sua comunidade.


CONCLUSÃO: Para finalizar podemos concluir que somos gratos por termos uma Paróquia com muitas bênçãos vivenciadas na prática diária em nossas Comunidades. E pedimos a Deus fortalecimento na fé e que possamos  fazer a melhor opção que é dar prioridade a Ele na nossa vida. O desafio para sermos Comunidade Jovem e Igreja viva é tornar ainda mais acolhedoras, inclusivas, missionárias e comprometidas com a causa e missão de nossa igreja as nossas comunidades, assim  atuando em fidelidade ao Evangelho de Jesus Cristo.
      

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Instalação do Pastor Jose Kowalska

O Pastor Jose Kowalska e sua esposa Leonir Knaul Kowalska mais a sua filhinha Ana Sophia Kowalska foram instalados na Paróquia de Passo Fundo na noite do dia 15 de abril de 2012. Na ocasião, estiveram presentes:  o Pastor Sinodal João Willig, sua esposa e assistente de instalação pastora Sonja Hendrich Willig. Pastor Claudio De Marchi como assistente de instalação. Pastor Sidnei Butcke, Pastor Jonas Gunsch e o pastor Danilo Staroski. O bispo Dom Ercilio Simon esteve presente e também o padre Ladir Casagrande. Esteve também presente o vice-prefeito de Passo Fundo trazendo os votos de boas vindas  ao Pastor Jose. Após o culto de instalação todos foram recebidos para a confraternização no salão da Comunidade de Passo Fundo.


sábado, 14 de abril de 2012

Reflexão de Domingo - 15/04/2012

1 João 1:1-2.2

Queridas irmãs e irmãos em Cristo!
Aconteceu num grande frigorífico que certo dia ao término do trabalho um funcionário foi inspecionar a câmara fria. Acidentalmente a porta se fechou e ele ficou preso. Bateu desesperadamente na porta, gritou por ajuda, mas nada de alguém lhe socorrer. Era na verdade impossível alguém ouvi-lo. Pois os funcionários por ser fim do expediente, já tinham ido embora. E agora, já debilitado e desesperado com um frio insuportável, o que fazer? E eis que de repente a porta se abriu. Qual o milagre? O vigia entrou na câmara fria e o encontrou. Logo o ajudou a sair dali, salvando-o. Perguntaram ao vigia: O que fez você abrir a porta da câmara fria se isso não fazia parte de sua tarefa? Então ele falou: Estou trabalhando há muitos anos nesta empresa. Muitos funcionários trabalham aqui. Todos entram e saem passando pela guarita. Ele era um dos poucos que me cumprimentava diariamente ao chegar e se despedia na saída. Hoje pela manhã na chegada, ele ainda me cumprimentou. Mas não se despediu no fim do expediente. Senti falta dele e então imaginei que algo estava errado. Instintivamente fui procurá-lo e o encontrei. Qual não foi a minha surpresa encontrá-lo fechado na câmara fria. Estou feliz por salvar um amigo e imensamente grato a Deus.
Que lição podemos tirar desta historia? Podemos ser uma ajuda, como também sermos ajudados se tivermos relacionamentos fraternos e estreitos com outras pessoas. Pois na comunhão com outros se estabelece uma relação afetiva e isso nos pode levar a sermos "o cuidador do irmão", a praticarmos o amor de uns para com outros. Sim, construir vínculos aproxima pessoas e a se alegrar com os que se alegram e chorar com os que choram.
Como são os nossos relacionamentos na família, sejam entre marido e mulher, pais e filho/a, entre irmãos...; entre vizinhos, amigos ou colegas de trabalho; ou nos diversos grupos da comunidade? Como sentimos e experimentamos a comunhão em nossa comunidade? Nossa comunhão alcança também aqueles/aquelas que estão afastados? Procuramos integrá-los?
O nosso texto afirma: "Deus é luz¨ (1 João 1.5). Deus é a fonte de luz (Tiago 1.17). Nesta fonte
Irmãos e irmãs! Sabemos das nossas fraquezas, nossas falhas, da nossa falta da autenticidade, enfim, dos nossos pecados. Mas não precisamos desesperar-nos, pois Deus fez tudo por nós dando o seu Filho na cruz para pagar os nossos pecados. Deus em Cristo remove o pecado e recria para um testemunho autêntico e eficaz em verdade e justiça. Sim, Deus promove a comunhão a partir da morte de Cristo. Lutero acentua que Cristo vem a nós pela fé, através da pregação do evangelho. Tudo isso, contudo, é ação de Deus. É Ele quem produz a fé e nos torna acessíveis ao Evangelho, por obra do Espírito Santo. Nada é resultado do esforço humano.
João está consciente de que sua comunidade não está livre de pecado, mas sim, está sujeita ao pecado enquanto está neste mundo. Para ele é fundamental que o Cristo seja reconhecido em Jesus e no fato de que ele morreu por nós. Cristo na cruz é a fonte de libertação do pecado. É o gracioso dom de um Deus que está ansioso para perdoar e assim, restabelecer a comunhão entre Ele e o ser humano e a comunhão entre os "santos". Esse reconhecimento inclui a confissão da nossa cumplicidade na promoção da falta de vida digna no mundo.
O cristão não apenas busca a Deus para uma satisfação pessoal e ter comunhão com Ele, mas também se compromete com Deus no exercício de servi-lo, de louvá-lo com atitudes concretas de comunhão com o seu semelhante, buscando assim, transformar a realidade em que vive. Estar em comunhão com Deus, se sentir amparado por Ele, significa opor-se às inúmeras manifestações de violência, de morte, de ódio, de intrigas..., que geram sofrimentos e são contrários à vontade de Deus.
Comunhão é um grande desafio. Como manter a nossa comunhão? Como evitar que membros da mesma comunidade ou de comunidades vizinhas se distanciam e se isolam? O desafio vale para todos cristãos, quer sejamos membros, lideranças ou direção da Igreja. Existem muitos sinais de comunhão em nossas comunidades e na Igreja. Sinais que buscam compartilhar alegrias ou tristezas, através da oração em cultos ou nos diversos grupos de estudo na comunidade. Existe comunhão quando somos amparados, exortados e consolados pela Palavra.
A direção da IECLB, a partir de 2011 criou a Rede de Oração para compartilhar alegrias, doenças e sofrimentos que atingem os ministros e as ministras da Igreja, motivando assim, para a que os e as colegas orem em favor uns dos outros se coloquem em comunhão. Muitos sinais de gratidão por esta rede existem e já se fazem sentir.
O que nós pessoas, comunidade e paróquia podemos fazer para fomentar e estimular a comunhão entre nós? Cada um de nós pode contribuir e ajudar. Podemos começar pela oração em favor da família, comunidade, diretorias, ministros, IECLB. Outras iniciativas como grupos de oração, grupos de estudos, almoços comunitários contribuem para um bom relacionamento entre os membros.
Formulemos firmemente para nós mesmos, o propósito de buscar andar na luz de Deus, mediante o ouvir do Evangelho de Jesus Cristo e fazer tudo que for do nosso alcance de mantermos comunhão uns com os outros, construindo vínculos mediante palavras e atitudes sinceras, assim, como fizeram o funcionário e o vigia do frigorífico.
Amém!

quinta-feira, 12 de abril de 2012

OASE em São José do Centro

 
No dia 12 de abril de 2012, às 14:30 tivemos encontro de OASE na Comunidade de São José do Centro. Nesta comunidade o grupo de OASE tem na sua maioria senhoras bem idosas e algumas mais jovens. Então o trabalho de reflexão do pastor no dia do Estudo Bíblico é maior, tendo em  vista, que as senhoras mais idosas conseguem participar menos nas reflexões e também tem um alcance limitado na própria reflexão pela idade. Mas elas são uns amores, são fiéis ao grupo e estão lá de bom grado, ao contrário de outras mais jovens que nem sempre tem esta visão positiva do encontro onde ocorre o estudo bíblico. Mas acabam participando dos chás. Hoje, nós refletimos o texto da carta de Tiago 3.13.4-10. Onde Tiago fala dos amigos de Deus e dos amigos do mundo. Infelizmente, não é diferente dentro da nossa sociedade. Algumas pessoas ainda são dirigidas pelos seus instintos. Se tem chá eu vou, se não tem eu não vou. Nós deveríamos nos perguntar até quando vamos nos guiar pelas nossas barrigas? Pelos nossos desejos. O próprio Tiago diz que isto é ser amigo do mundo. Quem é amigo de Deus quer estar perto de Deus, quer ouvir a sua Palavra, quer se alimentar da sua presença. E você meu irmão em Cristo quer o quê?
Um abraço e fica com Deus.