sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

A Linguagem de Deus


Para nos comunicarmos normalmente usamos palavras é a linguagem verbal. Mas, além desta, existe a linguagem não verbal, que utiliza símbolos, gestos, expressões faciais para transmitir uma mensagem. Quando por exemplo vemos uma placa de trânsito na estrada, com dois carros emparrelhados cortados por uma barra oblíqua, logo entendemos o recado:”proibido ultrapassar”.

Para se fazer entender, Deus utiliza ambas as linguagens, a verbal e a não verbal. O texto bíblico de hoje é um exemplo disto. Por duas vezes, o Senhor fez a imagem do deus dos Filisteus, Dagom tombar diante da arca da aliança em Asdode, para mostrar aquele povo que Ele é o único Deus verdadeiro, diante do qual todos devem se curvar, e em face do qual nenhum ídolo resiste. Foi por isto que a cabeça e os dois braços da imagem foram quebrados. Na sefuência vieram as doenças e as mortes, tanto em Asdode quanto em Gate e Ecrom. Quando os Filisteus tentaram dar um jeitinho para driblar a autoridade de Deus. A mensagem estava dada.

Em nossa vida, Deus se utiliza da linguagem não verbal, sobretudo quando deixamos de dar atenção a grande mensagem verbal que Ele nos deixou na escitura sagrada. Muitos a interpretam como castigo. Pode ser! Mas prefiro pensar em um processo educativo. Afinal, Será que existe algum filho que nunca foi corrigido pelo pai?

Nenhum comentário: