Se a palavra que caracteriza o dever da esposa é submissão, a palavra que caracteriza o papel do marido é amor. O marido nunca deve usar sua liderança para esmagar ou neutralizar a esposa. A ênfase bíblica não está na autoridade do marido, mas no seu amor por ela (Ef 5:25,28,33). O que significa submissão? É entregar-se a alguém; o que significa amar? É entregar-se por alguém. Assim, submissão e amor são dois aspectos da mesmíssima coisa.
Os cinco verbos que definem a ação do marido
O apóstolo Paulo, escrevendo em Efésios 5:24-33, usa vários verbos para  descrever a ação do marido em relação à sua mulher. Em primeiro lugar,  ele usa o verbo amar. O marido deve amar a esposa como Cristo amou a  Igreja. O amor de Cristo pela igreja foi proposital, sacrificial,  santificador, altruísta, abnegado e perseverante. Em segundo lugar,  Paulo usa o verbo entregar-se. O marido deve amar sua mulher com um amor  não egoísta, ou seja, um amor devotado. Em terceiro lugar, Paulo usa o  verbo santificar. O amor visa o bem da pessoa amada. A mulher que é  amada pelo marido é protegida de muitas tentações e sua vida é  santificada. Em quarto lugar, Paulo usa o verbo purificar. O amor busca a  perfeição da pessoa amada. Finalmente, Paulo usa o verbo apresentar. O  amor visa a felicidade plena da pessoa amada e com a pessoa amada.
O marido deve cuidar da vida espiritual da esposa
O marido é o responsável pela vida espiritual da esposa e dos filhos.  Ele é o sacerdote do lar. O marido precisa buscar a santificação da  esposa. Deve ser a pessoa que mais exerça influência espiritual sobre  ela. Ele deve ser uma bênção na vida dela (Pv 31:11,12,23,28,29).
Nenhum comentário:
Postar um comentário