No dia 24 de agosto de 2010, aconteceu a Conferência de Pastores em Carazinho, no Centro Comunitário do Bairro Operário. Entre os diversos assuntos alguns merecem atenção especial. Como é o caso do Manual de Bênção Matrimonial que a IECLB enviou aos seus pastores como sugestão.
Pela parte da manhã estudamos o mesmo. O pastor sinodal João Willig falou sobre a importância da visita integrada que aconteceu em Ernestina no dia 21 de agosto de 2010. Outro tema foi o Convento de pastores em 2010. Já há um acerto que o mesmo será em Panambi e o tema será a família. O pastor sinodal também salientou a importância das estatísticas para a IECLB, será possível elaborar um diagnóstico para motivar as deficiências que existem na nossa Igreja. O concílio da Igreja no mês de outubro é outra preocupação que os pastores tem, pois as pessoas que irão representar as Comunidades e Paróquias precisam estarem bem preparadas. O nosso sínodo possui 4 representantes: Sandra, Lauri, P. João e P. Rudi.
Os pastores estão cansados e estressados. O que leva muitos a terem problemas gástricos, ou do sistema nervoso cedo demais: são muitas preocupações e as vezes a sensação que eles não vão dar conta de todo o trabalho existente na paróquia. As pessoas que não conhecem as atividades pastorais acham que o pastor só trabalha no sábado e domingo. Que pensa assim se engana feio. Há atividades todos os dias da semana, inclusive nas segundas feiras que deveria ser o domingo do pastor. A Igreja orienta que os pastores tenham um plano de saúde. Mas os planos são muito caros e a maioria ou quase a maioria não tem plano de saúde e quando fica doente precisa recorrer ao sus. Aliás, o pastor não pode ficar doente, quem poderá substituí-lo. Este foi outro assunto preocupante.
A conferência dos pastores indicou nomes para participarem do Conselho Sinodal pelos pastores titulares e suplentes que serão eleitos pela Assembléia Sinodal.
O sinodo solicita os relatórios das Paróquias para a Assembléia Sinodal no máximo até o dia 11 de setembro de 2010.
O próximo ACAJE será em IJUI nos dias 19 a 21 de novembro de 2010.
O próximo ARJ será nos dias 26 a 30 de janeiro de 2011 em São Borja, RS.
Os parceiros da Alemanha chegam no dia 5 de outubro de 2010. Nos dias 11 a 14 a visita será nas Paróquias, até agora a Paróquia de Tapera se manifestou e terá prioridade sobre as demais. O pastor Valdemar ainda lembra que a Paróquia terá que ir buscar os visitantes e levá-los de volta, também é preciso se responsabilizar pela hospedagem. Lembrando que cada Paróquia auxiliará com 200 reais o sínodo nesta visita dos alemães.
Nós também recebemos da IECLB o manual de sepultamentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário