quinta-feira, 17 de junho de 2010

Presença Luterana em Edimburgo


A delegação da Federação Luterana Mundial (FLM) enviada à Conferência Edimburgo 2010, reunida de 2 a 6 de Junho em Edimburgo, foi marcada pela diversidade de gênero, de representatividade regional, acadêmica, profissional e funcional.

Como uma das comunidades de Igrejas interessadas na conferência, a FLM foi representada por uma equipe de sete pessoas, com mais de 20% de jovens, oriundos da Alemanha, Índia, Malásia, Noruega, Etiópia, República Checa, Estados Unidos e Uruguai.

Com o atendimento ao critério dos 20% de jovens adultos a FLM projetou o resultado da participação para sua atuação como comunidade confessional. "Nós quisemos olhar na direção do futuro", disse o porta-voz da delegação, reverendo Roger Schmidt. "Nós também sabíamos que estariam presentes outros líderes luteranos importantes em suas áreas de atuação organizacionais e ecumênicas", destacou.

A Conferência Missionária Mundial de 1910, nesta mesma cidade, cujo centenário foi comemorado, ajudou a definir o perfil da atuação da missão protestante no século 20.

Se aquela foi majoritariamente protestante, com homens brancos europeus e norte-americanos, sem sul-americanos e africanos, a atual foi mais representativa, com a participação católica romana e ortodoxa oriental, e expressões eclesiais diversas surgidas no correr do século como vários grupos protestantes, pentecostais e de movimentos eclesiais independentes.

Nenhum comentário: