O objetivo do blog é divulgar o trabalho pastoral realizado na Paróquia Evangélica de Confissão Luterana Alto Jacuí.
quarta-feira, 5 de novembro de 2008
OASE de Vitória das Missões
Conversa com o Amigo P. Jacson da IELB
terça-feira, 4 de novembro de 2008
Obras na Comunidade de São Miguel
Confirmandos de São Miguel
Site da IECLB Publica Vagas
Santo Ângelo I/II/RS
03/2009
pastoral
animado/a e disposto/a a enfrentar o desafio de servir ao Senhor em uma Paróquia composta de contexto urbano e rural; relacionamento ecumênico; trabalho em equipe com os presbitérios e com o/a colega; habilidade na área da visitação; disposto/a a trabalhar com os diferentes setores: OASE, casais reencontristas, pastoral da família, jovens, estudo bíblico, ensino confirmatório, terceira idade, sala de costura, grupos de canto e instrumental, culto infantil; acompanhar e motivar a formação de líderes
obs.: preferencialmente casal, que ocupariam as duas vagas
capacidade de diálogo; habilidade em algum instrumento musical; experiência e motivação para trabalhar com jovens; motivador/a; aglutinador/a; conciliador/a; ético/a; comunicativo/a; habilidade para administrar relações interpessoais; bom pregador/a; identificado com a confessionalidade luterana
currículos até 25/11/2008
rlschneider72@yahoo.com.br
paroquiamissoes@ibest.com.br
obs.: cópia para o Sínodo: sínodonoroeste@luteranos.com.br
Encontro com os Confirmandos
Finados e as Chuvas
sábado, 1 de novembro de 2008
Doutora Bio química de São Paulo nos Visita
Erna Elisabeth Bach
possui graduação em Química Bacharelado pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Oswaldo Cruz (1975), graduação em Química licenciatura pela Universidade de Guarulhos (1974), mestrado em Agronomia (Fitopatologia) pela Universidade de São Paulo (1991) e doutorado em Agronomia (Fitopatologia) pela Universidade de São Paulo (1997). Especialização pelo DSE (alemanha) Planificação Proteção vegetal (ambiental).Pesquisador aposentado pela Secretaria da Agricultura e Abastecimento SPaulo (Instituto Biológico). Atualmente é professora e pesquisadora da Universidade Nove de Julho, professora credenciado para orientação da Universidade de Mogi das Cruzes-pós graduação em biotecnmologia. Tem experiência na área de Biotecnologia, com ênfase em Bioquímica, inducao resistencia, controle de doenças e mecanismos bioquímicos com interação planta-patógeno.
quinta-feira, 30 de outubro de 2008
O termo Protestante
Lutero começou a perceber que aquele movimento social podia prejudicar a Reforma. Em vista disso pediu aos príncipes para que pusessem fim à desordem. Eles agiram com a força e massacraram cerca de cem mil camponeses. Considerando esta ação uma traição de Lutero, os do Sul abandonaram-no e permaneceram na Igreja Católica. Os príncipes católicos culparam Lutero de ser causador da rebelião e proibiram a pregação da Reforma em seus territórios. Estes acontecimentos obrigaram Lutero a desenvolver uma organização e uma liturgia própria para os seus adeptos do Norte.
Na Dieta de Spira, em 1526, foi estabelecido que os cidadãos de cada estado eram livres para seguir a fé que o seu príncipe achasse correta. Desta permissão resultou um rápido crescimento do luteranismo. Porém, numa segunda assembléia, na mesma cidade, em 1529, compareceram em maioria os príncipes católicos e, perante Carlos V, revogaram a decisão anterior, declarando a Fé católica a única legal, impedindo, desta maneira, o ensino luterano em todos os estados. Os príncipes luteranos reagiram imediatamente, lendo um manifesto em que protestavam contra tal atitude. Em virtude daquele protesto, os católicos passaram a chamá-los de “protestantes” até o dia de hoje.
Considerando os acontecimentos, Carlos V pediu que lhe apresentassem uma exposição ordenada dos assuntos em discussão. Esse documento, preparado por Melanchton, foi apresentado na Dieta de Augsburg e ficou sendo conhecido como a “Confissão de Augsburg”, a qual passou a reger os luteranos.
Então, os príncipes luteranos reuniram-se em Schmalkald e decidiram organizar-se para difundirem a sua Fé. Esse acordo é chamado a Liga de Schmalkald (1531) cujo propósito era resistir ao provável edito imperial. O luteranismo progrediu no Norte, enquanto o Sul permanecia católico. A separação de Roma tornara-se então definitiva e logo foram estabelecidas novas normas para a ordenação de futuros pastores.
As lutas religiosas só terminaram com o acordo de paz efetuado em Augsburg em 1555. Esse acordo reconheceu os mesmos direitos a ambas as partes. Isto é, católicos e protestantes podiam seguir a religião do príncipe da sua escolha. Aos dissidentes foi reconhecido o direito de emigrar.
Resposta para o Senhor Adalberto no Recado Deixado no Mural
A Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Santo Ângelo está surpresa com a notícia do abaixo assinado para interromper os badalos que são tocados pelo sino oriundos do relógio na torre da Igreja. O relógio é uma marca da Comunidade Evangélica em Santo Ângelo. No período em que atendi propriamente a Comunidade de Santo Ângelo no pastorado, agora atendo as comunidades situadas em outros municípios. Quem atende Santo Ângelo é a pastora Márcia minha colega. Mas posso dizer que a sociedade, as pessoas pedem pelo sinal sonoro do relógio quando ele deixa de funcionar. Eu creio que teria sido mais prudente se o senhor da reserva tivesse entrado em contato com a direção da Comunidade. Provavelmente através do diálogo teria chegado a um consenso. No entanto, atualmente, eu não sei qual é a posição da Comunidade em nível de diretoria quanto a este manifesto. Imagino que a Comunidade esteja esperando algum comunicado oficial para se posicionar no sentido de defender este símbolo de Santo Ângelo.
Um abraço e obrigado por deixar um recado no blog.