O objetivo do blog é divulgar o trabalho pastoral realizado na Paróquia Evangélica de Confissão Luterana Alto Jacuí.
quinta-feira, 4 de junho de 2009
Culto na Igreja Católica de Victor Graeff
quarta-feira, 3 de junho de 2009
Jovens Preparam Noite do Soninho
Madrugada mais fria do Ano
segunda-feira, 1 de junho de 2009
Conselho Sinodal em Victor Graeff
domingo, 31 de maio de 2009
Dia Sinodal da Família
sábado, 30 de maio de 2009
Jovens em Posse Cerrito
Diálogo Pré-nupcial
sexta-feira, 29 de maio de 2009
Equipe de Liturgia da Paróquia Alto Jacui
A equipe de liturgia foi criada e instruida pelo pastor Oto Raminger, eu estou dando continuidade ao trabalho que o pastor Oto já fez. Portanto todo o mérito é do colega pastor.
Parabenizo a equipe que assumiu com muito carinho trabalhar pela seara do Senhor.
quinta-feira, 28 de maio de 2009
Domingo é o lançamento Nacional da Campanhan Vai e Vem.
O lançamento oficial será feito pela Presidência da IECLB e pela Secretaria Geral, em quatro sínodos – o pastor presidente Walter Altmann estará em Canoas (RS), no Sínodo Rio dos Sinos; o pastor 1º vice-presidente Homero Severo Pinto, em Ernestina (RS), Sínodo Planalto Rio-grandense; o pastor 2º vice-presidente Carlos Augusto Möller, em Buritis, MG, Sínodo Brasil Central, e o assessor teológico da Presidência, pastor Mauro Souza, junto com o secretário geral da IECLB, pastor Nestor Friedrich, estarão em Agudo (RS), Sínodo Centro Campanha Sul.
Todas as comunidades, paróquias e sínodos estão sendo animadas a fazerem o lançamento no mesmo dia, como uma forma de trabalhar a unidade na IECLB. Uma liturgia especial está disponível no portal, além de uma mensagem em vídeo, áudio e texto do pastor presidente Walter Altmann – também referente à celebração de Pentecostes.
Para relatar sobre notícias, atividades e eventos realizados nas comunidades, materiais como texto e fotos devem ser encaminhados para os endereços eletrônicos comunicacao@ieclb.org.br e campanha@ieclb.org.br. Este último também é o endereço para o encaminhamento de perguntas, dúvidas e sugestões.
Sobre os valores arrecadados, por uma questão de logística, a orientação é que as comunidades e paróquias encaminhem para os respectivos sínodos. A conta bancária geral continua ativa, mas a recomendação é que ela seja usada para depósitos individuais. Os dados são:
IECLB - Campanha de Ofertas para a Missão
Banco do Brasil
Agência 10-8
Conta Corrente - 182000-1
CNPJ (se o depósito for feito via outro banco ou via TED): 92926864/0001-57
IECLB e CAPA são pauta de Reportagem da Globo
A reportagem, produzida durante os dias 23 a 25 de abril na região sul do Rio Grande do Sul, deve ir ao ar essa semana, na série intitulada “Evangélicos”
A partir da pauta “Projetos sociais desenvolvidos por igrejas evangélicas” pensada pela Rede Globo, a IECLB – assim como outras igrejas – e a Fundação Luterana de Diaconia foram contatadas para encaminharem sugestões que se enquadrassem na proposta. Depois do contato inicial, se discutiu internamente, em nível da Presidência da IECLB e da secretaria executiva e equipe da FLD sobre o significado de “estar na Globo” (as possibilidades e as responsabilidades). A jornalista que assessora as duas organizações na área de imprensa ficou então encarregada de elaborar uma lista com programas e projetos sociais, solicitando antes a permissão de cada um dos projetos para repassar as informações.
Conferência de Pastores no Sínodo Planalto em Panambi
domingo, 24 de maio de 2009
Cultos de Sábado e Domingo
Em Arroio Bonito a comunidade teve festa de Kerb. Iniciou no sábado à noite com um culto, depois janta e depois baile. Creio que o pessoal tenha se divertido bastante. Parabéns a comunidade e ao presbitério. Quero desejar a você amigo leitor do blog um bom final de semana e que você possa ter o descanso merecido. E uma semana de muitas bênçãos na sua vida.
sábado, 23 de maio de 2009
O Seminário de Presbiteros foi um Sucesso
sexta-feira, 22 de maio de 2009
Faleceu Dr. Hermann Brandt
O Dr. Hermann Brandt, professor de Teologia Sistemática na Faculdade de Teologia entre 1971 e 1977 faleceu no dia 21, Dia da Ascensão, em Erlangen, na Alemanha, vítima de câncer.
Nascido no dia 31 de agosto de 1940, em Münster, na Alemanha, Brandt estudou teologia entre 1960 e 1964 nas Universidades de Mün;ster, Heidelberg e Göttingen. Em 1969, defendeu tese de doutorado na área de Teologia Sistemática em Göttingen e, em 1990, concluiu seu PhD (Habilitation) com a tese A presença de Deus na América Latina.
Hermann Brandt foi casado com Annette e o casal teve as filhas Anne Kathrin e Iracema Ulrike e o filho Manuel Hermann. Iracema e Manuel nasceram durante o período de docência de Brandt na Faculdade de Teologia. No momento de sua morte, a família esteve ao seu lado.
O pastor presidente da IECLB, Dr. Walter Altmann, convocado para a docência na EST em 1974, foi colega de cátedra na área de Teologia Sistemática de Hermann Brandt. Ao saber, na semana passada, enquanto atendia a reunião anual da Conferência dos Bispos, Pastores, Presidentes e Lideranças das Igrejas Luteranas na América Latina (COP-COL), que o Dr. Brandt se encontrava gravemente enfermo, o pastor Altmann ainda abraçou em vida o ex-colega e amigo: “Estou em Lima, Peru, em reunião anual da COP-COL e tomei conhecimento de tua enfermidade. Fiquei muito triste e quero te mandar desde aqui um abraço muito fraternal. Recordo com gratidão ter podido iniciar minha atividade docente em São Leopoldo como colega teu. Foste e continuarás sendo inspirador em muitos sentidos. Que o Espírito, acerca do qual tão bem escreveste, te assista em todas as circunstâncias e em todos os sentidos. Na esperança eterna, que temos em Cristo, teu amigo, colega e irmão.”
Diversos professores que compõem o atual quadro docente da Faculdades EST foram alunos de Brandt na década de 70. “Ele foi um teólogo sensível, aberto ao diálogo, rigoroso na argumentação, no aprofundamento das questões da teologia sistemática e do ecumenismo”, ressaltou o professor Dr. Roberto Zwetsch.
O período de docência de Brandt em São Leopoldo marcou definitivamente sua trajetória teológica, tornando-o um parceiro de diálogo entre a teologia européia e a teologia latino-americana, particularmente a Teologia da Libertação. Nos últimos anos, foi professor titular da disciplina de Missão, Ciências da Religião e Ecumenismo na Universidade de Erlangen–Nürnberg.
Após o período de docência no Brasil, Brandt retornou por diversas vezes a São Leopoldo como professor visitante, ministrando seminários e conferências na Faculdades EST. Sua última estada na instituição ocorreu em maio do ano passado, quando palestrou no Seminário Leonardo Boff e a Teologia Protestante.
quinta-feira, 21 de maio de 2009
Fé e Vida: Quem é o Meu Próximo
Lucas 10:25-35
Esta parábola está relatada em Lucas 10.25-35. Nós conhecemos bem a história: Um homem viajava de Jerusalém para Jericó; ou poderia ser, viajava de Victor Graeff para Carazinho, ou Victo Graeff à Passo Fundo; no caminho ele foi assaltado por marginais que além de roubarem todos seus pertences, o maltrataram cruelmente, abandonando-o muito ferido, quase à morte. Jesus contou esta história ao um doutor, "Intérprete da Lei" (V.25) a quem demonstrava que o único caminho para a vida eterna era o: "Amar a Deus em primeiro lugar e amar o próximo como a si mesmo. A isto o doutor perguntou, "E quem é o meu próximo?" Na história do Bom Samaritano, os indivíduos não são identificados pelos nomes, mas caracterizados pelas funções e ações. O homem assaltado é um anônimo: talvez um viajante, um desempregado em busca de trabalho; quem sabe um bóia-fria. Enfim, é alguém carente, desprotegido, marginalizado, sem amigos, sem dinheiro, sem família - sem ninguém - a sós no mundo, como milhões de outros por aí. Lá está ele: jogado à beira da estrada, caído na sarjeta abandonado. Entram em cena, então aqueles que tinham a solução do problemas às mãos: Um sacerdote e um levita. Diz a Palavra de Deus: "Casualmente descia um Sacerdote por aquele mesmo caminho." (V.31)
Você perguntaria: Será que o sacerdote parou para ajudá-lo? Não! A Bíblia fala que numa atitude de completo "desamor" o sacerdote passou de lado, ou seja tentou ignorar aquela situação; procurou não envolver-se nem se incomodar com o pobre miserável. Quem sabe o sacerdote havia trabalhado todo fim de semana; estava cansado e saudoso do lar. Queria ter o seu merecido repouso e ficar em paz a sós. E afinal de contas o que tinha acontecido com aquele estranho não era da sua conta. A história continua: "Semelhantemente um levita descia por aquele mesmo caminho, e vendo-o também passou longe. (v.32) O sacerdote nem sequer olhou para o ferido viajante. O levita, quem sabe, preocupado pois poderia ser um parente ou amigo seu, deteve-se por um instante, olhou-o, e como não o reconhecesse, passou longe. E lá estava o moribundo, quase a morrer. Será que ninguém se preocuparia com ele? Será que ninguém se importava? Será que ninguém tinha amor para dar? Neste momento apareceu um estranho, um "inimigo" , ou seja um samaritano, um estrangeiro. Ora, durante cerca de 800 anos os judeus não se davam com os samaritanos, porque em 722, Salmanezer ou Sargão II, reis da Assíria tomara Samaria e substituíram seus habitantes por babilônios e sírios, que trouxeram suas tradições, crenças religiosas contrárias às dos judeus. Os samaritanos eram inimigos, para os judeus , um foco purulento incrustado no seu território. Eram considerados como cães. Mas, vejamos: lá estava o moribundo; ele sentiu que alguém parou, desceu da montaria e se aproximou dele. Quem seria? Oh, impossível! Era um samaritano! E o samaritano compadeceu-se dele, curou-lhe as feridas aplicando óleo e vinho; e colocou-o em cima do seu próprio animal e o levou para uma hospedaria e tratou dele. No dia seguinte tirou dois denários e os entregou ao hospedeiro, dizendo: cuida deste e, se alguma coisa gastares a mais, eu te indenizarei quando voltar. Finalmente alguém viu o drama do homem abandonado; alguém sentiu por ele; alguém se envolveu, alguém ajudou. Por estranho que pareça, quem ajudou era um ser rejeitado, um inimigo, um cão.
Quando Jesus terminou o relato perguntou ao doutor da lei: "Qual deste três parece ter sido o próximo do homem. . ." V.36. O homem respondeu sem titubear, "Aquele que usou de misericórdia para com ele." V.37 sua resposta estava correta.
Aqui estão algumas verdades para nós:
1. Muitos se dizem religiosos, cristãos, mas não desejam nenhum comprometimento com os problemas dos outros. Isto é negação de religião, isto é negar a Cristo.
2. Muitos julgam que devam ajudar aos seus familiares, seus parentes, colegas e amigos, e nada mais. O seu círculo de amor é muito limitado, sua atuação muito restrita.
3. Na concepção cristã, o nosso próximo não está limitado à nossa família, nossas amizades, nossa raça. Nosso próximo é todo aquele que necessita de auxílio e quem podemos ajudar.
4. A parábola nos ensina que a verdadeira religião é a prática do amor. É crer fazendo. É viver o que crê, e fazer o bem que se deve fazer. Tiago diz: "A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações." Tiago 1:.27
A Bíblia nos diz: "Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de todas as tuas forças e todo o teu entendimento; e amarás o teu próximo como a ti mesmo." Lucas 10:27 Quando Jesus terminou de contar esta história do bom Samaritano, disse para o doutor da lei: "Vai e procede tu de igual modo, e mais, . . . faze isto e viverás." Lucas 10:37-38. Nesta parábola contada por Jesus, se você fosse um dos integrantes, quem seria você? O sacerdote? O levita? Ou o bom samaritano? Agora olhe ao seu redor: Veja quantos necessitados, abandonados e carentes estão à beira da estrada, destruídos pelo pecado assaltados pelo mal. Veja quanta ruína e tragédia! então reaja: Ajude alguém hoje! faça o bem a alguém; diga uma palavra de conforto; levante um caído, anime-o, ponha seu amor em prática.
P. Claudio Luiz De Marchi